![]() |
Criativos do Hip Hop do Ceará se reúnem com Frente Parlamentar |
Com pauta diversificada e apoio da deputada federal Luizianne Lins (PT) - que integra a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Movimento Hip Hop e a Comissão de Cultura da Câmara dos Deputados - instituições cearenses cumprem agenda em Brasília e buscam politicas públicas para as periferias e interior do estado.
Frente Parlamentar Mista em Defesa do Movimento Hip Hop
![]() |
Deputado Henrique Viera é o novo presidente da Frente |
Ministério da Cultura
![]() |
Reunião no Ministério da Cultura |
No dia 06 de maio, de 2025, uma comissão formada por fazedores da Cultura Hip Hop e pelo secretário de Cultura do Municipio de Paraipaba-CE se reuniram com o Ministério da Cultura. Na pauta: A conquista de um CEU da Cultura para Paraipaba. Segundo o governo federal: "Os CEUs da Cultura são centros culturais de 300 a 500m², com um modelo
de implantação idealizado para dialogar com a diversidade cultural e
bioclimática do país. Baseado em módulos, conta com um conjunto de usos
que serão selecionados junto à comunidade, de acordo com suas
necessidades e potencialidades, por meio da escuta ativa"; Também foram discutidos os desafios da representação coletiva do Hip Hop em relação às politicas públicas e relação com o Governo Federal; E o potencial de inclusão socioeconômica do Hip Hop através da Economia Criativa do Hip Hop e Moda Hip Hop. A essa agenda se somaram também representantes da "Casa do Hip Hop de Ceilândia" que reivindicaram maior participação nas decisões que envolvem a cultura do Distrito Federal e pediram apoio para os seus projetos. A reunião foi conduzida pela Secretaria de Cidadania e Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Márcia Helena Gonçalves Rollemberg, contando também com a participação de Karina Miranda da Gama, Diretoria da Promoção da Diversidade Cultural.
Igualdade Racial
No dia 07 de maio, às 15h, o Ministério da Igualdade Racial recebeu a comissão cearense para tratar de politicas públicas para o interior do Ceará e para as periferias. O encontro que também teve, no dia anterior, uma conversa com a Ministra Anielle Franco, abriu várias possibilidades de parcerias que envolvem educação, Economia Criativa do Hip Hop e a adesão e fortalecimento do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (SINAPIR). Participaram das articulações, o secretário de cultura do municipio de Paraipaba, Dedé Pacheco; a Articuladora do Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2, Ana Cristina Souza (Ana Cris); Joyci Moreal, diretora criativa da marca ARTTITUDE H2 (marca que trabalha a moda Hip Hop como instrumento de inclusão socioeconômica das periferias); Andreia Fernandes, diretora executiva da marca ARTTITUDE H2 e Coordenadora do Coletivo Território Criativo; e Johnson Sales, Sociólogo e Assessor da Deputada Federal Luizianne Lins (PT).
As articulações fizeram parte de uma agenda positiva apoiada pelo gabinete da Deputada Federal Luizianne Lins (PT), e que proporcionou aos agentes sociais e ativistas culturais, o contato com ministérios, órgãos e politicas públicas em ações de advocacy e apresentação de demandas e proposições.
Cosmos Filho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário