Pesquisar este blog

segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Hip Hop do Cariri realiza Conferência Livre

 

Militantes e artistas do Hip Hop do Cariri realizaram, no dia 16/09/2023, na Cidade de Juazeiro do Norte, a primeira conferência livre, de Hip Hop, da história do Ceará. Em pauta, o contexto do Movimento Hip Hop na região do Cariri, o decreto nacional pelo Hip Hop, os eixos da Conferência, os temas livres, e informes sobre as ações nacionais do Cinquentenário do Hip Hop e da Semana Estadual do Hip Hop do Ceará/SEH2.

A conferência ressaltou a necessidade de um maior e melhor registro da história e do legado do Hip Hop no Cariri, reivindicou a criação de um programa de microcrédito voltado para os empreendedores do Hip Hop da região. Os participantes da Conferência propuseram a normatização das profissões vinculadas ao Hip Hop como DJ, Grafiteiros, Dançarinos, produtores, etc. e que a estes sejam disponibilizadas formações técnicas que devem ser exigidas para as práticas profissionais, e que tempo de prática dos elementos artísticos e culturais do Hip Hop também sirvam de critérios profissionais elegíveis quando da contratação desses prestadores de serviço. Foi sugerido a criação de um programa de formação técnica para conhecimento de metodologias, criação de planos de aula e didática para os educadores e instrutores da cultura Hip Hop. 

Ana Cristina (Cris) articula o Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2

O maior uso dos elementos do Hip Hop como instrumentos de formação para crianças, adolescentes e jovens foi outro ponto reivindicado pelos presentes no evento.

Foi proposto pela Conferência a realização contínua de espaços de discussão e formação com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado/SECULT e outros órgãos locais, estaduais e nacionais para fortalecer o Hip Hop no Cariri; Foi solicitado o reconhecimento, pela SECULT e pelos demais órgãos, do Hip Hop como linguagem, com direito a acento no Conselho Estadual e nos Conselhos municipais de Cultura;

Outra reivindicação foi de um maior respeito, preservação e acolhimento ao vocabulário, símbolos e simbologias próprias  da cultura Hip Hop e que deriva das linguagens populares das ruas, para que não sejam desrespeitadas, trocadas e/ou eliminadas dos projetos, ações e parcerias com órgãos públicos e apoiadores.

A Conferência livre do Hip Hop do Cariri contou com a presença de representantes do Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 e Cinquentenário Mundial do Hip Hop e representou um marco histórico para o Hip Hop, para a cultura do ceará e para as políticas públicas do estado.

O Fórum Cearense de Hip Hop prepara a realização da Conferência Estadual do Hip Hop do Ceará.


Cosmos filho

Com informações e fotos de Ana Cristina Souza.