Pesquisar este blog

terça-feira, 20 de dezembro de 2022

Cultura de Paraipaba presta contas e projeta 2023

 

Coordenadoria de Cultura reúne artistas, artesãos, autoridades e intelectuais

A Coordenadoria de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de Paraipaba – CE, realizou o “Encontro da Cultura Paraipaba 2022” para prestar contas das suas atividades e projetar as ações para o ano de 2023.

Presidente da Câmara, Antonio Nairton, representou a Prefeita Ariana Aquino
O Encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal no dia 16 de dezembro de 2022, às 8h, e contou com a presença de artistas, artesãos, mestres da cultura, autoridades e convidados.

O Coordenador de Cultura do município, o pedagogo e artista multi-linguagem, Dedé Pacheco, apresentou um retrospecto das ações da Coordenadoria, enfatizando grandes conquistas da atual gestão Ariana Aquino, como subsídios para o movimento junino, apoio aos artistas e artesãos de Paraipaba quando estes precisam participar de atividades em outras cidades, e a realização de feiras e eventos.

Dedé Pacheco coordena o Encontro da Cultura 2022

Durante o evento foi apresentado um relatório das ações realizadas em parceria com o Coletivo Território Criativo/TC que tem assessorado a Coordenadoria de forma voluntária e colaborativa. O diagnóstico e mapeamento da cultura de Paraipaba e o plano Municipal de Cultura (ambos em execução) são exemplos da colaboração do TC com a Coordenadoria.

Presidente da Colônia de Pescadores, Célio Laurentino
O evento recebeu a participação do empresário e ativista da cultura, Paulo Benevides, que falou sobre a importância do áudio visual para a cultura local e sobre as leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo. Paulo Benevides está firmando parceria com a Coordenadoria de Cultura para auxiliar na captação, execução e prestação de contas dessas leis a partir de 2023. 

Paulo Benevides fala no Encontro

Aconteceu também o reconhecimento in memoriam, de vários mestres da cultura. Foram diplomados Mestra Dona Estelina na categoria de artesanato, Mestre Luís Moreira (repente), Mestre Otacílio Barbosa (música), e Mestre Juriti do sertão (poesia).
 


Luis Moreira

Juriti do Sertão

Estelina de Azevedo

Otacilio Barbosa

Dedé Pacheco apresentou ainda a perspectiva de captação de recursos em parceria com o Coletivo Território Criativo, por projetos e editais, e com as leis federais Paulo Gustavo e Aldir Blanc.

A Coordenadoria de Cultura encerra o ano de 2022 com muitas realizações e planejando-se para um 2023 de muitas possibilidades. Boas festas aos criativos da cultura de Paraipaba!!

 

Cosmos filho.