O Coletivo Território Criativo/TC conduziu nesse sábado, 10/12/2022, o terceiro encontro do planejamento estratégico da Colônia de Pescadores de Paraipaba. Os pescadores finalizaram a ferramenta Canvas, definindo público objetivo; relacionamento; listando canais de comunicação, principais atividades, recursos, parceiros, custos e fontes de receitas. O próximo encontro, que acontecerá no início 2023, realizará análise SWOT avançando ainda mais na jornada de planejamento da entidade. O TC trabalha o planejamento estratégico na forma de uma jornada organizada em quatro passos estruturantes: Ferramenta Canvas, análise SWOT, matriz GUT e 5W2H. O percurso inteiro resulta num plano estratégico e numa agenda positiva para a instituição. O planejamento das ações da Colônia de pescadores integra a Estratégia Paraipaba+35 que fomenta o desenvolvimento sustentável do município.
Célio Pescador, presidente da Colônia, ressaltou a parceria com o Coletivo Território Criativo e afirmou que esse tipo de atividade é inovador e fundamental para o desenvolvimento da pesca na região .
A socióloga Andreia Fernandes, consultora do Território Criativo, exaltou a participação dos pescadores e afirmou que o planejamento representa um marco para a atividade pesqueira em Paraipaba, e que resultará em uma importante ferramenta de organização e mobilização do setor.
A assessoria de comunicação do Coletivo Território Criativo informa que a entidade desenvolverá atividades até o dia 23 de dezembro de 2022, quando entrará em recesso, retomando o apoio à comunidades e instituições no inicio de 2023.
W. Del Campo.