Novo estudo constata que um empregado está, em média, conectado a 16 colegas de escritório no popular site de rede social
Muitos colegas do seu trabalho estão conectados a você pelo Facebook? Um novo estudo da empresa Millennial Branding
constatou que um empregado está, em média, conectado a 16 colegas de
escritório no popular site de rede social. Apenas 36% desses
profissionais listam em seu perfil o local de trabalho, enquanto 80%
fornecem informações sobre onde estudou. Assim, enquanto este grupo
parece estar tentando manter seus mundos pessoais e profissionais
separados, eles continuam juntando, e isso acontece principalmente
quando eles adicionam os colegas de trabalho.
Há uma série de fatores no Facebook que podem gerar uma demissão. Um
deles é se conectar a pessoas erradas no ambiente de trabalho. Para
garantir o seu emprego e a boa convivência no trabalho, veja as 5
pessoas que você nunca deve ter como amigo no Facebook:
Seu chefe
Ter amizade com o seu chefe no Facebook pode parecer
uma boa maneira de chegar perto dele, mas neste caso, pode ser perto
demais para manter o seu conforto no trabalho. Se você é amigo do seu
chefe no Facebook o ideal é não compartilhar algo muito pessoal. Eles
podem perder a confiança em você, não te levar a sério e possivelmente
substituí-lo.
Representante de RH
Adicionar o representante de Recursos Humanos da empresa reflete as
mesmas questões que manter a amizade com o seu chefe. Se você é amigo
seu representante de RH no Facebook e, em seguida, revela um segredo da
empresa ou criticar seu chefe na rede social, eles vão ter mais do que
um motivo para denunciá-lo ao seu superior.
Seu concorrente na empresa
Se você tem um concorrente na empresa, muito cuidado. Não mantenha seus
inimigos mais perto ainda através do Facebook. Alguém que não tem suas
melhores intenções em relação a você vai aproveitar qualquer
oportunidade para encontrar qualquer deslize para te prejudicar.
Chefe anterior
Se você deixar uma empresa e quiser manter o contato com o seu ex-chefe
por meio das redes sociais, tome muito cuidado. Se você deseja mantê-lo
por razões profissionais seja para uma referência ou novo emprego, por
exemplo, você deverá tomar o cuidado para deixar as duas zonas da sua
vida - pessoal e profissional - absolutamente separadas.
Pessoas da sua equipe
Você mantém certa imagem no escritório, e é quase impossível manter
perfeitamente a mesma imagem on-line, mesmo com as configurações
restritas. Sem querer você pode divulgar informações que podem ser
prejudiciais a sua carreira. Por exemplo, se você posta uma foto
desfrutando das viagens de negócios, você pode perder a credibilidade
com a sua equipe.
Fonte: Universia Brasil