Em 2021 a Vila Pôr do Sol emergiu como bairro criativo, revelou todo o seu potencial mostrando artesanato, artes plásticas, gastronomia, música, dança, teatro, empreendedorismo e serviços criativos. Esse foi o ano em que os moradores da Vila colocaram em curso um ambicioso planejamento estratégico das suas atividades comunitárias.
Jovem cantor, Pedro, artista promissor da Vila Pôr do Sol |
Conduzido pelo Coletivo Território Criativo e com o suporte de um conjunto de apoiadores como Prefeitura Municipal de Paraipaba, SEBRAE, BNB, Instituto Landuá, Instituto Serviluz, Vida e Cores nas Comunidades,Vale de Inovação e Estratégia Paraipaba+35, a jornada formativa e de planejamento identificou, mapeou e mobilizou ativos criativos, realizou alinhamento conceitual, fez emergir as identidades e valores da comunidade, criou uma governança local, definiu a missão e a visão e realizou uma análise SWOT voltada para o desenvolvimento sustentável quanto Bairro Criativo.
Dedé Pacheco - Gerente de Cultura da prefeitura de Paraipaba |
Ana Cristina, Coletivo Território Criativo apresenta a SWOT |
Jovens do Bairro Criativo Vila Pôr do Sol se confraternizam |
Todas essas conquistas marcam uma mudança de perspectiva e status da Vila Pôr do Sol que deu passos decisivos para superar dificuldades e estigmas e avançar na conquista de mais qualidade de vida para os seus moradores, tornando-se um vetor de desenvolvimento sustentável, empreendedorismo e economia criativa para o fortalecimento socioeconômico de Lagoinha, Paraipaba e de toda a região. Portanto, a comunidade tem razões de sobra para comemorar. Em 2022 a Vila Pôr do Sol busca se firmar como “referência de bairro criativo e democrático que promova o desenvolvimento social”.
Por Cosmos Filho.