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quinta-feira, 7 de abril de 2022

Três gerações do movimento cultural se mobilizam na defesa do Polo Criativo do Conjunto Ceará

 

Representantes de 3 gerações do movimento cultural se reuniram no Polo Criativo do Conjunto Ceará

S.O.S. Conjunto Ceará conversa com militantes do movimento cultural que atuaram em lutas nas décadas dos anos 1980 e 1990. Remanescentes da Central de Cultura e Organização Popular/CCOP, Espaço Cultural Shangri-lá e do movimento comunitário do Bairro, reuniram-se com os coletivos que compõem o Movimento S.O.S.Conjunto Ceará, para troca de experiências e colaboração. Nomes como Paulo Eduardo (Sukita), Kaká Maciel e Edilson Gomes estiveram presentes na conversa que aconteceu no dia 06 de abril de 2022.

A iniciativa reuniu representantes de três gerações do movimento cultural, comunitário e social do Conjunto Ceará para analisar a situação da reforma do polo de lazer, na qual, o governo do estado e a prefeitura de Fortaleza veem desrespeitando sistematicamente os acordos firmados com a comunidade.

A demolição, pelo poder público, da sede do Coletivo Território Criativo, sem aviso ou negociação com a comunidade, tem causado indignação nos artistas, produtores culturais, intelectuais e empreendedores criativos que atuam na região. O prédio derrubado abrigava o Polo Criativo do Conjunto Ceará e a sua demolição desabrigou também projetos e ações de diversos coletivos que atuam no polo de lazer. Até o momento, governo e prefeitura de Fortaleza ainda não apresentaram uma solução para o impasse, e o Movimento S.O.S. Conjunto Ceará segue se mobilizando e cobrando a reconstrução da sede do Coletivo Território Criativo e o cumprimento dos acordos firmados com a comunidade.

Os representantes dos coletivos e movimentos resolveram chamar mais pessoas dos três segmentos geracionais da luta social, cultural e comunitária do Conjunto Ceará, para ampliar a resistência e a mobilização e avançar na discussão sobre políticas públicas a serem adotadas no pós-reforma. Novas reuniões serão convocadas e uma agenda cultural será definida para manter a ocupação criativa do polo de lazer e pressionar o poder público para que cumpra os acordos firmados.

Cosmos Filho.



Irrigantes de Paraipaba concluem Planejamento Estratégico

 

Sr. Luiz Abreu, presidente da ADICP, fala durante aplicação da matriz GUT

A Associação dos Irrigantes do Perímetro Curú-Paraipaba/ADICP concluiu, no dia 05 de abril de 2022, o seu planejamento estratégico. Consultores do Coletivo Território Criativo conduziram, por meio de uma matriz GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) a hierarquização e priorização das demandas apontadas pela ADICP ao longo da jornada de planejamento que fez uso de seis etapas, envolvendo a direção, o conselho e o staff da entidade; representantes de base dos irrigantes; e convidados como o secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos do município, Raimundo Nonato (o Jean), que acompanhou e participou de todo o planejamento, a secretária de governo da prefeitura, Rosiane Pessoa, o coordenador de cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, Dedé Pacheco; outras associações que atuam no perímetro; sindicatos rurais; e parceiros como o DNOCS que enviou o seu representante regional para participar das atividades.

O planejamento estratégico da ADICP foi realizado de forma pró-bono pelo Coletivo Território Criativo, e faz parte da estratégia "Paraipaba+35" que visa contribuir com o fortalecimento e sustentabilidade dos setores produtivos estratégicos do município.

A secretária de governo, Rosiane Pessoa, participa do planejamento da ADICP

A jornada de planejamento da ADICP teve início com a realização de um diagnóstico situacional e uma “chuva de problemas”, seguiu com a aplicação da ferramenta Canvas que apontou a essência da atividade da entidade e os pontos indispensáveis para o seu funcionamento; em seguida foi definida a missão, visão e valores da ADICP; realizada uma análise SWOT/FOFA com a construção de cenários internos e externos, mapeamento dos pontos fortes e pontos fracos, levantamento das fraquezas e ameaças e das fortalezas e oportunidades para a entidade; depois foi realizada a hierarquização das demandas por meio de uma matriz GUT; e a aplicação de um 5W2H para definir ações, responsáveis, táticas e formas de realizá-las, gerando assim uma agenda positiva e um plano estratégico para a atuação da entidade.

Dedé Pacheco, gerente de cultura, fala das conexões entre cultura e agropecuária

Confira as etapas e o cronograma da jornada de planejamento da ADICP:

10 de dezembro de 2021 – Realização de diagnóstico situacional e chuva de problemas;

21 de março de 2022 – Aplicação da ferramenta Canvas;

21 de março de 2022 – Definição de missão, visão e valores;

29 de março de 2022 – Realização de análise SWOT/FOFA;

05 de abril de 2022 – Aplicação da matriz GUT;

05 de abril de 2022 – Aplicação do 5W2H e conclusão do planejamento estratégico.

 

Próximos passos:

Como próximos passos a ADICP apresenta a construção e entrega do relatório geral do planejamento estratégico pelo Coletivo Território Criativo; a entrega do relatório para a prefeita Ariana Aquino; a apresentação pública do relatório; e o cumprimento da agenda com as ações definidas pelo planejamento.

 

W. Del Campo.