Joaquim Cartaxo, Superintendente do Sebrae Ceará |
Faltando dois dias para o maior evento de Hip Hop do ano no Ceará, é importante refletir sobre as possibilidades econômicas que essa expressão cultural oferece. Incrustada nas periferias brasileiras essa manifestação artística e cultural pode assegurar inclusão socioeconômica a jovens periféricos e desenvolvimento sustentável às comunidades.
Conheça a opinião do Superintendente estadual do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo:
"...Outro aspecto desta cultura diz respeito à relação intrínseca com a Economia Criativa, expressa na geração de negócios e de oportunidades de trabalho e geração de renda em atividades diversas. Por exemplo, a indústria da música hip-hop constitui um dos pilares da economia global da música. Compreende serviços que vão desde a criação musical e produção de beats e batidas até a promoção, venda e distribuição de produtos, o gerenciamento de carreiras e a organização de shows ao vivo.
A moda também se configura como atividade destacada na cultura hip-hop. Marcas globais de vestuário e acessórios lançam coleções exclusivas de produtos com base nos elementos simbólicos da cultura hip-hop. Na mesma linha, designers independentes e marcas de streetwear atuam com frequência na cena hip-hop, criando roupas e acessórios únicos que irradiam esta estética.
Destaca-se, ainda o turismo, uma vez que festas, festivais e demais eventos relacionados à cultura hip-hop atraem multidões de fãs e turistas, ajudando a impulsionar as economias locais, nas atividades de hotelaria, restaurantes, comércio e serviços em geral.
Compreender as dinâmicas econômicas do hip-hop é um passo importante para fortalecer este movimento cultural e obter como resultados mais oportunidades de empreendimentos, trabalho e renda, contribuindo para a melhoria das condições de vida das comunidades discriminadas por sua situação socioeconômica e cultural das pessoas, em geral pobres e pretas.
Joaquim Cartaxo – arquiteto urbanista e superintendente do Sebrae/CE
Leia o texto original e completo em: https://suzano.tv/2023/11/hip-hop-e-a-economia-criativa/
Serviço:
Show "Hip Hop 50 Anos"
Onde: Anfiteatro do Centro Dragão do mar de Arte e Cultura
Horário: A partir das 18h
Endereço: R. Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema, Fortaleza - CE, 60060-390.
Realização: Fórum cearense de Hip Hop/FCH2
Apoios: SESC, Centro Cultural BNB, Universidade Estácio/Via Corpvs, Candeeiro Cultural, Coletivo Território Criativo, SECULT-CE, Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.