Pesquisar este blog

terça-feira, 3 de abril de 2012

Centro de Cidadania do Conjunto Ceará promove café da manhã com técnicos da SDE para definir parcerias e ações conjuntas

O centro de Cidadania do Conjunto Ceará promoveu nessa manhã um agradável e produtivo café da manhã com técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Prefeitura de Fortaleza para discutir a implantação de projetos e parcerias a serem trabalhados no Centro. Também participaram do evento diretores de outros três Centros de Cidadania interessados em participar das ações colaborativas conjuntas


Os funcionários do Centro de Cidadania também participaram do café da manhã e foram apresentados como importantes colaboradores em todos os trabalhos e projetos realizados no centro.


A comunidade do Conjunto Ceará e entorno foi representada pelos integrantes do Conselho Consultivo do centro de Cidadania

Durante o café da manhã a articuladora da Rede Colaborativa de Economia Criativa professora Karine Pinheiro apresentou a proposta de ação do território criativo elaborada em conjunto com a Embaixada Social e o Conselho Consultivo do Centro de Cidadania e convidou a SDE a somar-se ao esforço local


A Coordenadoria Especial de Politicas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) do Governo do Ceará foi representada pelo assessor para a política de crianças e adolescentes Joatan Junior.


Também o Coordenador de Trabalho e Renda da SDE, professor Zózimo Farias Filho esteve presente representando o Secretário José de Freitas e reafirmou a disponibilidade da Secretaria para a parceria




A Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Prefeitura de Fortaleza foi representada pelo assessor especial do secretário, senhor Marcos Arcanjo que manifestou o interesse e empenho da SDH em consolidar as parcerias e incluir os outros Centros de Cidadania 



Dessa parceria a Comunidade pode esperar bons frutos e a nova administração do Centro de Cidadania confiada ao professor Hebert Maia vai mostrando na prática sua disposição a uma gestão técnica, eficiente, humana e comunitária frente a esse patrimônio histórico do Conjunto Ceará e de Fortaleza.

CUCA Regional V: venha conversar conosco sobre a implantação e funcionamento de mais este importante aparelho público da Prefeitura de Fortaleza

Formação: Curso de Difusão Cultural: Esporte, Competição e Desenvolvimento Humano

A partir do mês de maio, o PRODHE promove o Curso de Difusão Cultural, que este ano aborda o tema “Esporte, competição e desenvolvimento humano”, com o objetivo de qualificar profissionais e lideranças para a organização de competições infanto-juvenis coerentes com o Paradigma do Desenvolvimento Humano.
Este curso será desenvolvido em módulos, divididos em 02 blocos semestrais. O módulo I terá caráter teórico-investigativo; já o módulo II tratará de aspectos pedagógicos e didáticos do processo competitivo e será oferecido durante o 2º semestre.
Os módulos são complementares e o participante poderá se inscrever em apenas um deles ou em ambos, de acordo com seu interesse e disponibilidade. Cada módulo será composto por 48 horas de atividades, totalizando uma carga horária de 88 horas de curso para os que participarem dos dois módulos.
Para dinamizar o processo de aprendizagem, o curso prevê a utilização do Moodle, plataforma de educação à distância acessada pela internet, na qual serão disponibilizados materiais didáticos e tarefas, promovendo também a interação entre os participantes e os docentes em fóruns e chats.
As inscrições podem ser realizadas presencialmente ou no pelo site do Centro de Práticas Esportivas - CEPE-USP (link abaixo), onde podem ser encontradas informações extras como a grade curricular do curso, datas de sua realização, quantidade de vagas e valor do investimento.

Coordenadoria Especial de Politicas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH) do Governo do Ceará divulga ações de parceria com a comunidade do Conjunto Ceará

COPDH participa de atividades do Conselho Consultivo do Centro de Cidadania do Conjunto Ceará e adjacências


Na manhã de sábado (31/03), a Coordenadoria Especial de Politicas Públicas dos Direitos Humanos (COPDH), representada pelo assessor Joatan Freitas, participou do evento de fundação do Conselho Consultivo do Centro de Cidadania do Conjunto Ceará e adjacências. O Conselho tem o objetivo de fazer o controle social do Centro, atuar como fomentador do desenvolvimento local sustentável da região e lutar para conquistar o status de "Território Criativo".
Na ocasião, ocorreu um seminário reunindo vários segmentos das comunidades próximas ao Centro de Cidadania, além do debate sobre o Planejamento Estratégico das ações, composição e funcionamento do Conselho e reformas na estrutura física do Centro.
O evento contou ainda com a participação da Coordenadoria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de Fortaleza, Núcleo de Economia Criativa do CUCA Che Guevara, Embaixada Social, Rede Colaborativa de Economia Criativa do Ceará, Conselho de Saúde do CS. Maciel de Brito, dezenas de entidades, grupos e ONGs locais, delegados do Orçamento Participativo, grupos esportivos, idosos, jovens, ambientalistas e comunitários. 
Foto: Lígia Monteiro, da APENCCE, Joatan Freitas, Assessor da COPDH e Karine Pinheiro, Articuladora da Rede Colaborativa de Economia Criativa do Ceará
Fonte: ASCOM / COPDH


Ceará: Arvorismo no Parque do Cocó - Governo do Estado anuncia que levará esporte radical para espaço público

Paulo H. Lustosa e Gony assinam o Termo

Conpam e Sesporte assinam Ordem de Serviço para instalação do arvorismo no Parque do Cocó

Atividade de esporte radical será a primeira pública do Brasil

Dentro de sessenta dias, o Estado do Ceará será o primeiro do Brasil a instalar um equipamento de esporte radical, o arvorismo, em espaço público. A modalidade será praticada no Parque do Cocó. O convênio foi firmado às 16hs de segunda-feira (26) dentro do programa alusivo a Festa Anual da Árvore, entre a Secretaria do Esporte do Estado (Sesporte), Conselho de Políticas e Gestão do Meio Ambiente (Conpam) e Associação de Esportes Radicais Atletas da Luz.

 A solenidade da assinatura da Ordem de Serviço aconteceu no Centro de Referência do Parque do Cocó. Na oportunidade, houve uma apresentação do projeto que consta de 10 estações entre as quais ponte de três cordas, teias, troncos, rappel e muro de escalada. O presidente do Conpam, Paulo Henrique Lustosa, destacou a integração entre os dois órgãos para levar um esporte saudável as crianças e adultos, a partir dos 10 anos, integrados à natureza. Destacou que o Ceará sai na frente nessa iniciativa, já que ela existe só em equipamentos particulares.

O secretário estadual do Esporte, deputado Gony Arruda, também ressaltou que o Ceará está fazendo história e será exemplo para todo o Brasil. Enfatizou a interação com a natureza que esse tipo de esporte exige e que a escolha do Parque do Cocó foi ideal para proporcionar momentos de lazer e diversão saudável para os frequentadores daquela Unidade de Conservação. “Os professores vão conduzir e monitorar todo andamento do projeto de integração e interação das crianças com a natureza” adiantou o secretário do Esporte, Gony Arruda.

O coordenador Fram Iverson Sampaio comandará uma equipe de 10 pessoas, a cada dia, para receber essas turmas. Os estudantes receberão aulas de ecossistema e praticarão o arvorismo de forma instruída e educativa. Além dos alunos, o público em geral poderá usar o equipamento.

Sobre o Arvorismo

O arvorismo é uma prática esportiva de aventura, que consiste na travessia de um percurso suspenso entre plataformas montadas nas copas das árvores. Esse trajeto é preparado de maneira estratégica, utilizando cabos de aço e cordas, criando possibilidades de desafio e a adrenalina nos praticantes. Existem vários graus de dificuldades, segundo Fram Iverson Sampaio.

Para a realização dessa modalidade esportiva são necessários tirolesas ou outras formas de superar os obstáculos, que podem ser naturais ou não. Os praticantes não precisam necessariamente serem atletas. Todo o percurso deve ser acompanhado por monitores treinados e capacitados. Na atividade do arvorismo é considerado importante a utilização constante de um kit composto de cabo de segurança, cadeirinha, polia, mosquetão e capacete.


Informações à imprensa:

Por Manuella Viana
Assessora de Comunicação da Secretaria do Esporte do Estado