Artesãos e artesãs reunido(a)s na Casa da Cultura de Paraipaba |
Diretoria de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraipaba, realizou consulta pública aos artesãos do municipio sobre a aplicação dos recursos da Lei Paulo Gustavo/LPG. Os produtores criativos conversaram sobre a importância das vendas online e sobre a necessidade de que recursos da LPG possam apoiar esse tipo de comércio.
Foram apresentados exemplos de bons resultados na visibilidade e comercialização de produtos artesanais a partir da internet e das redes sociais. A necessidade de qualificação de pessoas do setor para atuar com esse tipo de vendas e na relação com clientes foi ressaltado pelos presentes.
Durante o encontro foi proposto a criação de um projeto colaborativo voltado para a comercialização pela internet e a abertura de diálogo com a prefeita do municipio para pensar também um espaço físico coletivo de comercialização do artesanato de Paraipaba.
Dedé Pacheco conduz consulta pública aos artesãos |
A diretoria de cultura, que tem à frente o artista e produtor cultural, Dedé Pacheco, realizou o mapeamento cultural de paraipaba, o diagnóstico da cultura local, várias consultas públicas com as linguagens culturais, já entregou o plano de ação da Lei Paulo Gustavo ao Ministério da Cultura, e se prepara para gerir os recursos que têm a potencialidade de transformar o movimento cultural local. Dedé Pacheco acredita que nos próximos meses Paraipaba passará por grande efervescência cultural e que artistas, artesãos, músicos e produtores culturais do Municipio, além de grupos tradicionais e jovens criativos serão beneficiados pela Lei Paulo Gustavo.
Dedé Pacheco informa que, mesmo com o encerramento do ciclo oficial de consultas públicas que antecedeu o plano de ação, e a participativa "chuva de ideias" realizada com o setor cultural de Paraipaba visando a execução da Lei Paulo Gustavo no Município, a Diretoria de Cultura seguirá recebendo sugestões, críticas e feedbacks e conversando com as diversas linguagens e com os agentes criativos para que a aplicação da LPG se dê da forma mais democrática e participativa possível.
W. Del Campo.
Fotos: Dú Rodrigues