Representantes do Polo Criativo do Conjunto Ceará conversam com deputado Acrísio Sena |
Uma comissão de coletivos e instituições que articulam o Polo Criativo do Conjunto Ceará esteve reunida hoje (16/09/2021) com o deputado estadual Acrísio Sena, autor do projeto de lei que institui o Polo Criativo na região do Polo de Lazer do bairro. O projeto, vetado na legislação passada pelo ex-prefeito Roberto Cláudio, deverá retornar à pauta junto com um conjunto de demandas e reivindicações dos movimentos e coletivos culturais e sociais que atuam na comunidade.
A comissão entregou ao deputado uma lista de reivindicações a ser encaminhadas para o governo do estado e prefeitura de Fortaleza. Todas elas estão relacionadas com o pós-reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará que se encontra em obras.
Representação compõe a governança do polo de lazer do Conjunto Ceará |
Coletivo Território Criativo e Centro Cultural Patativa do Assaré, presentes nas articulações com a Assembleia Legislativa, integram o movimento S.O.S Conjunto Ceará que lidera as mobilizações pela reforma do polo de lazer do Bairro e atua pelo desenvolvimento sustentável da Comunidade.
Algumas das demandas da comunidade a ser encaminhadas para o governo do estado e prefeitura de Fortaleza
- Conhecer o projeto que está sendo
executado na obra da reforma do polo (pois houve toda uma negociação entre comunidade
e governo do estado e foi acordado um projeto comum que a comunidade não sabe
se está sendo executado e gostaria de acompanhar a execução);
- A garantia de retorno de todos os empreendedores que trabalham no polo para os seus respectivos locais (são 18 quiosques que o governo prometeu construir e devolver para o uso de empreendedores previamente cadastrados pela associação dos empreendedores do polo e mais um conjunto de ambulantes devidamente cadastrados pela mesma associação);
- Discutir com o governo estadual sobre as políticas públicas a serem adotadas (principalmente para as juventudes e para os setores criativos e empreendedores) para o polo de lazer e Conjunto Ceará após a reforma do polo;
- Discutir sobre a reforma e destinação do prédio sede do Território Criativo que está pensado pela comunidade como sede do Polo Criativo com escritório compartilhado para os grupos culturais locais e co-gestão com a Secretaria da Cultura do Estado.
Da redação.