Pesquisar este blog

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Contra a "partidarização" de tudo!


Não vamos perder o ano de 2012 para os Partidos Políticos

Um dos problemas do clima eleitoral. É a partidarização de tudo. Feita por pessoas e grupos que não sabem compreender as diversas dimensões da vida e da atuação das pessoas e instituições. 

Nem tudo se resume a política partidária, votos e candidatos. Existe vida e personalidade pralém das síglas e dos grupos partidários. A vida e a sociedade são maiores que isso.

Quem pensa, age e classifica as pessoas dessa forma demonstra limitações humanas, politicas e culturais e presta um desserviço a cidadania e ao desenvolvimento de nosso Municipio, Estado e País. Pois termina por diminuir e obstruir o fluxo criativo derivado das relações e interações entre as pessoas. Fluxo esse que compreende o capital social e a capilaridade, imprescindíveis para o desenvolvimento sustentável.

Cabe à Sociedade Civil Organizada resistir a isso e impor uma agenda positiva, interativa e colaborativa que junte pessoas e instituições em ações supra-partidárias voltadas para o bem comum. Não devemos permitir que a "fobia partidária" torne o restante desse ano improdutivo para a sociedade.

O mundo e a vida não se resumem a partidos e eleições e muito menos pertencem exclusivamente a estes.

"Quem pensa por si mesmo é livre. E ser livre é coisa muito séria." Renato Russo.

Surf pralém das ondas - Núcleo de Economia Criativa (NEC) do CUCA Che Guevara fomenta Rede de Escolhinas de Surf

As escolinhas de Surf de Fortaleza se uniram e estão formando uma sólida rede. Com reuniões, eventos e ações em conjunto sendo realizadas permanentemente. A iniciativa tem o fomento e apoio do Núcleo de Economia Criativa do CUCA Che Guevara e agora também da Rede Colaborativa de Economia Criativa do Ceará. Visite a página: https://www.facebook.com/crescercomsurf curta e procure conhecer o Surf que vai além do alto rendimento e muda a vida das pessoas para melhor.

 O crescer com surf revela um dos maiores potenciais da Economia Criativa e do Trabalho Imaterial de Fortaleza e aponta que nosso crescimento terá que passar pelo desenvolvimento local para ser sustentável.

Em plena sinergia com a natureza, com a vida saudável e com a consciência social o trabalho das ecolhinhas tem oferecido alternativas de lazer, de renda e de engajamento nas causas ambientais, ecologicas e sociais, além de formar atletas e cidadãos e cidadãs.

O apoio do Núcleo de Economia Criativa do Cuca Che Guevara ao Crescer com Surf demonstra a importância da Economia Criativa contar com órgãos atuantes nas instituições públicas e de terceiro setor para fomentar e oferecer suporte para as iniciativas criativas surgidas dos territórios.


Maiores informações e contatos: economiacriativacuca@gmail.com

Marco Legal para Economia Criativa - Rede e-criativa firma parceria com a Câmara Municipal de Fortaleza


Em reunião no dia 26 de Abril de 2012 na Câmara Municipal de Fortaleza (CMF) com o Presidente Acrísio Sena, os membros da Rede Colaborativa de Economia Criativa do Ceará falaram sobre projetos para Fortaleza e sobre as leis já criadas no Município que reconhecem e fortalecem pólos gastronômicos, corredores culturais e pólos digitais. E da necessidade e urgência de avançar para um Marco Legal da Economia Criativa em Fortaleza. Representaram a Rede e-Criativa os membros: Adriana Araújo da Rede dos Revitalizadores, Paula Ilhéus da ADHEB, Johnson Sales (Embaixada Social) e Karine Pinheiro da SECULT. Também participaram da reunião a professora Renata Posso e a Coordenadora Jurídica da CMF Denise Falcão que atuará na orientação das ações relativas a construção do marco Legal e dos trâmites legislativos.

 



Em pauta:"Territórios Criativos" e o Marco Legal para a Economia Criativa em Fortaleza. 

Agenda Positiva: A Rede Colaborativa de Economia Criativa do Ceará (e-criativa) prepara agenda de ações em parceria com a Câmara de Vereadores de Fortaleza. Serão trabalhados Marco Legal, visitação de territórios com vocação criativa e também a realização de eventos visando a difusão do conceito e visibilidade das ações de Economia Criativa. 


Bastante receptivo, o Presidente da Câmara Vereador Acrísio Sena ressaltou a importância da Economia Criativa para o desenvolvimento de Fortaleza e colocou à disposição o sistema de comunicação da CMF para ajudar na difusão do tema e na visibilidade das ações da Rede. Acrísio também se dispôs a promover a aproximação e integração do legislativo municipal com a economia criativa.