Pesquisar este blog

sábado, 5 de maio de 2012

"Quase Deuses" - A ciência não é monopólio da academia e a genialidade não se detém diante dos limites da sociedade

Dica de filme


"Quase Deuses"

"Acho que um dos principais motivos de se fazer um filme desses é imortalizar pessoas que têm a coragem de correr riscos" - Mary Stuart Marterson

O titulo original é "Something the lord made", a história real de Viven Thomas foi produzido em 2004 pela HBO, foi indicado ao Globo de Ouro como melhor minissérie ou filme feitos para a tv e rendeu uma indicação ao ator Mos Def. Levou o Emmy de melhor filme para a tv. É o tipo de filme que passa completamente despercebido se você não arriscar a ler a sinopse.

Mos Def e Alan Rickman, interpretam a história real de Viven Thomas e Alfred Blalock, responsáveis pela primeira cirurgia feita no coração - antes disso o órgão era visto como algo intocável pela medicina - que corrigia um erro de percurso numa das veias do coração que ocasionava problema de oxigenação no pulmão e a falência do individuo.

Estamos nos Estados Unidos, em plena década de 30, após a grande depressão americana. Vivien é negro, sonha em cursar uma faculdade, casar e se tornar médico. Alfred é um médico ambicioso, com certo reconhecimento na profissão, que testa em animais, técnicas para poder fazer a diferença e se sobressair perante os outros pesquisadores da área médica. O primeiro é um jovem carpinteiro e negro que vai trabalhar como ajudante no laboratório do segundo.

Sim, o conflito racial está implícito, não foi escancarado pelo roteiro, embora seja está a razão primordial do filme. Mostrar que a ignorância e o preconceito racial, pode ter castrado bons profissionais que fariam diferença, caso tivessem tido uma chance. Os militantes que lutam em prol pelas cotas de negros na universidade, terá em mãos - caso alugue o filme - um argumento incontestável.

Só no estados unidos hoje é realizada 1.750.000 cirurgias cardíacas por ano. O filme soa ralentado e quadrado. A história poderia ter sido contada com mais ousadia e agilidade. Mais a falta de tais características não desmerece um filme que poderá levá-lo as lágrimas. Comprove.



Título Original: Something the Lord Made
Gênero: Drama
Duração: 110 min.
Ano: EUA - 2004
Distribuição: HBO
Direção: Joseph Sargent
Roteiro: Robert Caswell e Peter Silverman

Fonte: http://informationsgirls.blogspot.com.br/2010/08/resenha-critica-do-filme-quase-deuses.html


Dicas de Gestão de Tempo para Empreendedores


O especialista em gestão do tempo Joe Robinson traz algumas dicas para lidar com a pressão do tempo; já que a urgência é inimiga da atenção, da tomada de decisão racional e mesmo do próprio corpo, contribuindo para fatores que podem levar a doenças. No entanto, é possível controlar as situações urgentes desde que você esteja ciente disso.

Conheça as dicas de Joe Robson:

1. Reformular o pânico. Este é o fator mais importante na hora de combater a urgência. Entenda que não é o relógio ou o prazo que está causando o estresse, mas o que você está dizendo a si mesmo sobre o stress. Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, identificou este comportamento como “estilo explicativo” –  a história que você começa com urgência é uma distorção, uma emergência falsa que seu corpo responde como se sua vida estivesse em perigo. Você tem que substituir a história inventada com a real: “Você não está entre a vida e a morte. Crie uma frase que você possa dizer em voz alta para combater este comportamento.

2. Concentre-se no conteúdo, não no relógio. Mergulhe na experiência em questão, e não na corrida para o próximo item na lista.

3. Faça testes de velocidade. Olhe para os sinais quando você está correndo. Você começa a sentir dor de estômago? O coração batendo mais forte? Você está falando a mil por hora? Quando os sintomas forem embora, preste atenção em você. Respire fundo e devagar.

4. Corte a verificação de seu relógio em 75%. Se for possível, retire seu relógio, coloque um post-it para cobrir o horário do seu monitor. Evite olhar o horário.

5. Aceite gratificações não imediatas. A urgência do tempo é agravada pela necessidade de resultados imediatos e tolerância zero. Mantenha a calma diante de atrasos e contratempos.

6. Tire um tempo para conseguir mais tempo. Gaste 15 minutos todas as manhãs para priorizar e organizar as suas tarefas mais importantes. Ser obcecado por todas as coisas que você não fez é um primeiro vector da urgência de tempo, mas colocá-los no papel lhe permite retomar o controle. Priorizar e listar as decisões diz a seu cérebro que você está lidando com as coisas.

7. Fale mais devagar e comer devagar. Urgência do tempo não para na porta do escritório. Ela está com você dia e noite. Toda vez que você desacelerar para comer ou falar, você está ajudando a reforçar o seu novo comportamento.

8. Seja realista. Você precisa de prazos realistas. Você acha que pode fazer mais em um período de tempo do que realmente pode, acaba escolhendo o tempo que você quer que a tarefa seja concluída, e não um prazo realista. Comece adicionando 20% mais tempo para cada tarefa.

9. Ainda a mente. O motor de urgência de tempo é uma mente em efervescência. Meditação ou yoga podem treinar seu cérebro para manter a concentração em meio à anarquia.

10 Sinais de que é Hora de Mudar de Emprego (ou de carreira)


Segundo uma pesquisa realizada pela Trabalhando.com, 94% dos brasileiros querem mudar de emprego ainda este ano, sendo que, para 57%, o motivo é não enxergarem a possibilidade de crescimento na empresa em que trabalham.

Confira abaixo 10 sinais de que é hora de mudar de emprego ou até mesmo seguir uma outra carreira:

1. Você acorda toda manhã pensando: "Droga, tenho que ir trabalhar de novo"
Se você começa o dia com esse pensamento, leia o trecho abaixo:

"Find something that you love. Something that gets you so excited you can't wait to get out of bed in the morning".

"Encontre algo que você ame. Algo que o motive e que faça com que fique ansioso para sair logo da cama pela manhã". 
Chris Gardner

2. Você se irrita com facilidade no dia a dia
Todos nós já tivemos aquele momento de estresse em que perdemos a paciência. Porém, se isso é rotineiro e está influenciando até sua vida pessoal, é importante refletir se realmente está no lugar certo.

3. Você realiza as atividades no automático, sem aprender nada de novo
Fazer a mesma coisa por vários anos não é algo necessariamente negativo. Agora, se você sente que não está aprendendo nada de novo e faz tudo no automático, é bem provável que seja o momento para buscar outro trabalho mais desafiador.

4. Você deixou o seu lado Steve Jobs para virar um bombeiro
É natural que haja períodos críticos em que temos que apagar incêndios no trabalho. Porém, se isso está virando uma rotina e impede que o seu lado criativo fale mais alto, é sinal de que algo está errado.

5. Você perdeu a admiração pelo gestor
O gestor é uma importante referência para a cultura da empresa, o ambiente de trabalho, os valores pessoais etc. Se você não admira o seu chefe em aspectos que você valoriza, repense se está trabalhando com a pessoa certa.

6. Você não tem vontade de dar o seu melhor no trabalho
Se você tem paixão pelo que faz, nunca estará satisfeito com o trabalho e irá sempre procurar melhorias. Caso tenha perdido essa vontade de dar o seu melhor, talvez seja a hora de mudar.

7. Você acha que o tempo está demorando muito para passar
Se você olha para o relógio a todo momento e os 20 minutos que passaram pareceram 2 horas, é provável que esteja entediado no trabalho. Você já ficou assim com algo que gosta muito de fazer e que te traz felicidade? Vale a pena pensar.

8. Você tem a sensação de liberdade ao sair do trabalho todos os dias
É comum ficarmos aliviados ao final de um dia puxado, mas se ir embora significa liberdade para você, é provável que esteja na hora de sair da prisão e respirar novos ares.

9. Você vive se queixando do trabalho ou do chefe com familiares, amigos e colegas
O sintoma mais comum de alguém que está insatisfeito com o trabalho é não parar de reclamar dele. Não importa se está com os familiares, amigos ou colegas, se surgir uma oportunidade para falar sobre trabalho, eis que a conversa vira uma sessão de psicólogo.

10. Você dorme torcendo para que o amanhã demore a chegar
Quer sinal mais claro de que você realmente precisa de uma mudança?

Economia Criativa: Designer de Sobrancelha

Sobrancelha em alta

Os números do império Maura Lima impressionam: com faturamento mensal de aproximadamente R$ 300 mil, tem duas filiais em Recife e planeja abrir 30 franquias em todo o Brasil no próximo semestre


FOTO ANDRÉ SALGADO/ESPECIAL PARA O POVO
 
Maura Lima atua em Fortaleza há 10 anos; hoje, tem filial no Recife e já abriu franquias com o negócio
Por dia, ela desenha de 90 a 120 pares de sobrancelha, o que equivale a atender em média dois mil clientes por mês. Para auxiliá-la no salão de beleza, 20 funcionárias - treinadas pela própria especialista. Há seis anos, montou filial em Recife, onde emprega 22 e, no último mês, inaugurou outro salão na capital pernambucana, com 14 empregados. Em média, atinge faturamento mensal de R$ 300 mil, Com 12 macas na sala em Fortaleza, o espaço passa por ampliação e deve ganhar uma sala para a clientela masculina.

Apenas os números, porém, não dão conta de traduzir o sucesso galgado por Maura Lima, 36. Para quem veio de Araguaína (TO), fez 40 cursos para se especializar em design de sobrancelhas, trabalhou em São Paulo e atua em Fortaleza há 10 anos, não há limites para crescer. O próximo passo de Maura Lima é largo: no semestre que vem, a empreendedora fala em começar a abrir 30 franquias em todo o Brasil – e estuda implantar mais 15. “Todas as funcionárias passarão por treinamento comigo em Recife, de onde partirão para os respectivos estados”, explica.

Tudo começou quando Maura tinha 9 anos. Um dos hobbies da menina era retirar os pelos da perna da tia com a pinça. O alvo seguinte foi a sobrancelha. Da tia passou para as vizinhas, e quando entrou na escola para aprender a ler, aos 10 anos, desenhava e pinçava a sobrancelha das merendeiras e das professoras. Certo dia, a diretora da escola elogiou a habilidade da moça: “Foi ali que percebi que tinha um dom”.

Maura viajou para São Paulo com tudo pago pela proprietária de salão de beleza Mitiko. Profissionalizou-se pela escola americana Mei-cha. Veio a Fortaleza passar férias de 15 dias na casa de um cabeleireiro. Apaixonou-se por Fortaleza.

Hoje, dez anos depois, agradece a Deus, ao marido Jefferson – “sem ele, eu não teria nada disso” – e à Natália Nara, ex-BBB. “A Natália fazia propaganda para mim no programa, dizendo: ‘A Maura vai me matar quando vir minha sobrancelha’. No dia seguinte, o telefone não parava de tocar. Clientes de outros estados perguntavam de mim no aeroporto, nos hotéis e para os taxistas quando vinham para Fortaleza”. Segundo a especialista, já recebeu clientes da China, do Canadá e da Suécia.

O segredo para empreender com tanto sucesso, Maura atribui à simplicidade, à segurança e à paixão. “Beijo todo mundo. Puxo conversa e faço o ambiente ser favorável a mim. Um lugar pode ter profissionalismo sobrenatural, mas, se o cliente for mal tratado, não volta. Atendo bem e, com o meu trabalho, eu confirmo a qualidade”, ensina.


SERVIÇO

Salão de beleza Maura Lima
Onde: Rua Tibúrcio Cavalcante, 1040
Informações: (85) 3224 8751 e (81) 3326 9320
Custo: R$ 45 (primeira vez) e R$ 40 (manutenção)


Curso de Design de Sobrancelhas Abigail Braga
Onde: Av. Eng. Alberto Sá, 328
Quando: Dois dias (9h às 17h)
Custo: R$ 140 (10% de desconto para pagamento em dinheiro)
Informações: (85) 3234 5242 /
9997 5334 / 8697 5243

Dicas

1 Designers de sucesso ralaram para chegar onde estão. Tenha fé, acredite e corra atrás. Mas não precisa se afobar, o retorno vem com o tempo.

2 Embora bastante específico, o designer de sobrancelhas deve abarcar uma gama de habilidades do mercado da beleza. É preciso saber realizar o trabalho de depilador, cabeleireiro e manicure. Quanto mais completo o profissional, melhor.

Por Juliana Diógenes

Fonte:  http://www.opovo.com.br/app/opovo/economia/2012/05/05/noticiasjornaleconomia,2833505/sobrancelha-em-alta.shtml


 

Cursos Gratuitos: Pronatec Copa reabrirá inscrições para cursos profissionalizantes no final de Maio. Fique Atent@!


 Agarre esta oportunidade!

O Brasil já começou a se preparar para Copa do Mundo. Escolha um dos CURSOS GRATUITOS e se qualifique! O principal jogador deste time é você. Serão 240 mil vagas até 2014. Aproveite! Essa é a sua chance de crescer profissionalmente e ter uma vida melhor.


Estão abertas as inscrições para os cursos profissionalizantes que fazem parte do Pronatec Copa, programa desenvolvido pelo Ministério do Turismo para formar mão de obra qualificada que irá atuar durante a Copa de 2014 no Brasil. Ao todo estão sendo oferecidos 32 cursos e mais aulas de espanhol, inglês e de língua de sinais para atender todos os públicos.

Os interessados em se candidatar a uma das vagas precisam ser maiores de 18 anos. Vale lembrar que as aulas presenciais irão acontecer em todas as cidades-sedes do mundial, além dos municípios vizinhos a essas cidades e em destinos que tenham visibilidade internacional.

No Estado do Ceará as cidades atendidas serão:
  • Fortaleza - Cidade-Sede
  • Aquiraz
  • Aracati
  • Beberibe
  • Caucaia
  • Cascavel
  • Paraipaba
Inscreva-se:  
As inscrições poderão ser feitas no site: www.pronateccopa.turismo.gov.br, sendo necessário ficar atento aos requisitos básicos para cada um dos cursos.

Leonardo da Vinci - Trabalhador Criativo.


Economia Criativa que segundo o autor inglês John Howkins no livro “The Creative Economy”, publicado em 2001, são atividades nas quais resultam em indivíduos exercitando a sua imaginação e explorando seu valor econômico. Pode ser definida como processos que envolvam criação, produção e distribuição de produtos e serviços, usando o conhecimento, a criatividade e o capital intelectual como principais recursos produtivos. É um conceito muito recente e ainda em construção. 

Apenas ensaiamos os primeiros passos rumo a compreender os perfis e competências inerentes aos profissionais desse novo universo econômico fortemente marcado pelas tecnologias da informação e comunicação, pelo universo das redes de relações  e de produção, pelas novas tecnologias, pela inovação e pela cooperação. Ainda estamos longe de conseguir definir tecnicamente o Trabalhador Criativo e conhecer a fundo suas ferramentas cognitivas de trabalho. Talvez jamais possamos fazê-lo com exatidão.

Um outro conceito que julgo sinérgico e com fortes relações com o conceito de economia criaiva é o de Trabalho Imaterial:  Ou seja, o trabalho que produz produtos imateriais, como a informação, o conhecimento, idéias, imagens, relacionamentos e afetos. E este também aponta para um tipo especial de trabalhador.


Para o trabalhador do imaterial, a informação passa a ser considerada o produto central de seu trabalho. Sua qualificação profissional e o conteúdo de suas atividades produtivas são complexos, pois acionam sua criatividade, rapidez de raciocínio, responsabilidade de comandos decisórios e a sua intelecção. (Antônio Negri e Michael HardtMultidão (2004).

Se esse trabalhador criativo atual ainda está por ser melhor definido em suas características produtivas e profissionais específicas, ele já pode contar com um colega de profissão ilustre para identificar-se e inspirar-se. Trata-se de um dos mais criativos profissionais que já viveram, o gênio da renascença Leonardo Da Vinci. Polivalente, artitsta, cientista, engenheiro, arquiteto e invetor.

 Leonardo da Vinci


Leonardo da Vinci foi um polímata italiano, uma das figuras mais importantes do Renascimento naquele país, que se destacou como cientista, matemático, engenheiro, inventor, anatomista, pintor, escultor, arquiteto, botânico, poeta e músico. É ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística.

Leonardo frequentemente foi descrito como o arquétipo do homem do Renascimento, alguém cuja curiosidade insaciável era igualada apenas pela sua capacidade de invenção. É considerado um dos maiores pintores de todos os tempos, e como possivelmente a pessoa dotada de talentos mais diversos a ter vivido.

Nas palavras da historiadora da arte americana, Gardner, Helen (1970) "a profundidade e o alcance de seus interesses não tiveram precedente... Sua mente e sua personalidade parecem sobre-humanos para nós, e o homem em si [nos parece] misterioso e distante."

Nascido como filho ilegítimo de um notário, Piero da Vinci, e de uma camponesa, Caterina, em Vinci, na região da Florença. Leonardo foi educado no ateliê do renomado pintor florentino, Verrocchio. Passou a maior parte do início de sua vida profissional a serviço de Ludovico Sforza (Ludovico il Moro), em Milão; trabalhou posteriormente em Roma, Bolonha e Veneza, e passou seus últimos dias na França, numa casa que lhe foi presenteada pelo rei Francisco I.