Paraipaba caminha para a certificação orgânica |
A Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos da Prefeitura de Paraipaba e a Fundação CEPEMA iniciaram os trabalhos para a criação de grupos solidários de agricultores no Municipio para certificação orgânica. A secretaria, que tem à frente o secretário Jean, vem atuando para qualificar ainda mais a produção local, e investe na agroecologia e orgânicos como forma de aprimoramento da produção e abertura de novos mercados. A atividade contou ainda com representações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Adalberto Alencar, presidente da Fundação CEPEMA fala aos agricultores |
Os diversos grupos formados por agricultoras e agricultores locais passam a receber orientação técnica, formação, e poderão, inclusive, participar de feiras e eventos agro-ecológicos.
Coletivo Território Criativo participa da Formação |
A parceria entre CEPEMA e SEAGRO contou com a articulação do Coletivo Território Criativo que apoia o setor da agricultura como um vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável da região, através da Estratégia Paraipaba+35.
Após a formação, a equipe da Fundação CEPEMA visitou o sítio da D. Valdira (Neguinha), em Capim-Açu:
Batata doce laranja do sitio de D. Valdira |
Projeto Mandala no sitio de Neguinha em Capim Açú |
Como próximos passos, os técnicos da Fundação CEPEMA visitarão os grupos de produtores em suas propriedades.
W. Del Campo.