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domingo, 13 de maio de 2012

Eleições 2012 em Fortaleza - O jogo político se intensifica mas continua estéril para o povo



Pesqusia com apenas 406 eleitores sobre a gestão de Luizianne é inconsistente e cumpre apenas papel político segundo Fábio Campos, jornalista e colunista do jornal OPOVO). O mesmo afirma ainda: " ...Pelo seu poder de expor um retrato real da disputa, as pesquisas que valem são aquelas que irão abordar os eleitores (cerca de mil deles) com a cartela oficial de candidatos. Isso é coisa somente para o início de julho. Hoje, nem sequer há uma disputa".

Matéria completa do Fábio Campos no Jornal OPOVO: http://www.opovo.com.br/app/colunas/fabiocampos/2012/05/12/noticiasfabiocampos,2838004/o-retrato-que-a-pesquisa-quis-tirar.shtml

Uma pesquisa (mesmo com um número tão reduzido de entrevistados) é bastante cara. Portanto significa desperdício de dinheiro e desse importante instrumento de coleta da opinião da população. 

Se ao invés de usada apenas para mover "peões" no "jogo de xadrex" da política, a pesquisa fosse utilizada para indagar sobre grandes temas relacionados com a saúde, educação, efetividade e eficiência de programas, projetos e politicas públicas ou sobre os caminhos do desenvolvimento de nossa cidade para o futuro, então teríamos uma contribuição realmente significativa para a sociedade. 

Mas enquanto os partidos e os políticos profissionais não resolverem mudar o comportamento, as prioridades e a forma de ver e fazer política, parece-me que continuaremos sujeitos á esse tipo de "teatro de operações'.

Independente do que pensam os partidários e querem os partidos. De quais seus interesses e propósitos de poder. À mim interessa e preocupa o futuro de nosso povo e de nossa cidade. Nosso futuro. E não vejo nenhum dos postulantes ao poder municipal, de partido algum, dedicando-se a saber a opinião dos eleitores e eleitoras e dos cidadãos e cidadãs sobre temas que realmente impactem sobre suas vidas, seu cotidiano e suas perpectivas de futuro.

Sigo sonhando com uma nova cultura política mais adequada aos anseios das novas gerações e à  construção da cidadania na modernidade.

Competências Criativas


  
CRIATIVIDADE É AÇÃO
 
É importante ressaltar que estamos em plena era da criatividade. Colocar novas idéias em ação e oferecer produtos e serviços diferenciados são as novas exigências da modernidade. Hoje, a criatividade e a inovação profissional fazem a diferença.


COMPETÊNCIAS PESSOAIS EM CRIATIVIDADE
Das diversas definições de competências, adotamos a de Claude Levy-Leboyer, que permite ao leitor compreender o atual enfoque de competências:

um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que algumas pessoas, grupos ou organizações dominam melhor do que outras, o que as faz se destacar em determinados contextos.”

Vamos conhecer os componentes de uma competência:

AS ATITUDES:

Um dos indicadores de impacto e que dá distinção ao profissional é o conjunto de atitudes agregadas à sua ação cotidiana. As atitudes determinam o grau de comprometimento e envolvimento no processo criativo pessoal. Hoje, mais do que nunca, são necessárias mudanças comportamentais.

Algumas atitudes criativas, derivadas de nossos valores e crenças, que fazem a diferença na ação criativa:

·         CURIOSIDADE: cultivar o hábito de ler, viajar, estabelecer redes de contatos, utilizar as tecnologias disponíveis para pesquisa.

·         OUSADIA: correr riscos calculados, inovar, sair do padrão, fazer acontecer, superar o medo de errar e aprender com os erros (próprios e dos outros).

·         QUESTIONAMENTO: capacidade para substituir a pergunta “por quê?” pela indagação “por que não?”

·         INCONFORMISMO: atitude constante de busca; certeza que algo mais vai acontecer e que nada é definitivo.

·         PERSISTÊNCIA: capacidade de superar fracassos e começar de novo.
·         IMAGINAÇÃO: sonhar com o futuro, formar imagens mentais, perseguir os sonhos transformando-os em metas.

·         LUDICIDADE: cultivar o bom humor, brincar e se divertir com idéias.

 
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CRIATIVAS:

Os processos criativos são afetados pelo nível de conhecimentos essenciais - aqueles que fazem parte do rol de informações necessárias ao desenvolvimento de habilidades. O domínio de procedimentos, conceitos, fatos e informações relevantes interfere diretamente na qualidade desses processos.

Vejamos alguns dos conhecimentos importantes para pessoas envolvidas em processos criativos:

1.      CONCEITOS: Como criatividade, inovação, empreendedorismo, economia criativa, tecnologia social, desenvolvimento sustentável, TICS, etc.

2.       INFORMAÇÕE SOBRE:
Pensamento Criativo
Uma das várias formas nas quais se manifesta o ato de pensar. Pode partir de ideias básicas e conhecidas ultrapassando estes limites sugerindo novas ideias e possibilidade de mudança nas antigas, neste sentido é tido como associativo evolutivo. Mas o pensamento criativo também pode ser espontâneo, ou seja, uma ideia que não precisou partir de concepções já existentes, neste sentido é tido como puro evolutivo. Alguns costumam associar o pensamento criativo com a inteligência, outros ao talento. Em certas situações a ideia de gênio é tida como salto evolutivo, muitas vezes sendo marco histórico de mudança no mundo. Porém o pensamento criativo engloba a inteligência, talento, criatividade, observação e outras formas básicas de pensar. Pode-se dizer que está no topo, ele utiliza as outras formas de pensar, mas está acima. Ele não requer aprendizado anterior em sua forma mais pura.
O pensamento criativo é responsável direto da evolução do ser humano. Na prática em pequenas proporções todos de certa forma contribuímos de forma criativa resolvendo pequenos problemas diários. As ideias dos gênios são a exceção, porém mudaram o mundo.

Pensamento Sistêmico

É uma nova forma de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as relações aí estabelecidas.

Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, e consequentemente, exige também uma mudança de postura por parte do cientista, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantém este sintoma.

Pensamento Complexo
 
Uma forma de ver o mundo que advém, entre outras coisas, do reconhecimento de uma hipercomplexidade do real, cada vez mais revelada pelos avanços da ciência, exigindo outro modo de articulação do conhecimento que coloque em ressonância problemas oriundos de saberes múltiplos tais como a arte, a filosofia e as ciências.

Neste sentido, uma abordagem transdisciplinar da realidade surge forçosamente como uma necessidade deste projeto do pensamento, que vem se apresentando como uma metodologia aberta, ferramenta indispensável para abordar as questões de nosso tempo. 

No interior deste processo de conhecimento, o mundo das certezas dá lugar à necessidade de assumirmos os paradoxos e convivermos com o princípio da incerteza.

 A inteligência da complexidade trabalha para religar cultura científica e humanística literária, incluindo a poesia e favorecendo a operatividade de uma ética civilizatória das relações humanas sobre nosso planeta, que permita pensar o observador como parte integrante do processo de construção do conhecimento, no interior de uma rede de temporalidades e causalidades múltiplas e simultâneas.

Cognição

Ato ou processo de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo, imaginação, pensamento e linguagem, a palavra tem origem nos escritos de Platão e Aristóteles.

Processo cognitivo = processo de conhecimento/cognição
poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;
desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento,
etc.

3.                  METODOLOGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS:

Solução Criativa de Problemas – SCP, A Teoria das Restrições (TOC - Theory of Constraints), etc.

4.        CONTATO E ACOMPANHAMENTO DE EMPREENDIMENTOS, MOVIMENTOS E ATOS CRIATIVOS NA SOCIEDADE:

Tecnologias Sociais Inovadoras, Empreendimentos Sociais, Projetos criativos e inovadores, Ações de mídias sociais, estratégias e técnicas inovadoras e criativas do Movimento Social, etc.


 HABILIDADES EM COMPETÊNCIAS CRIATIVAS:

Usar o conhecimento de forma adequada é o que chamamos de “habilidade”.
Algumas pessoas acumulam um baú de informações e têm dificuldade de abri-lo para uso. Com o tempo, o baú é esquecido e ninguém se beneficiou de seu conteúdo. As habilidades precisam ser demonstradas na prática. O criativo, além de possuir a competência, precisa demonstrar suas habilidades através das ações.
 De nada adianta colecionar cursos, leituras e informações em geral, se estas não são úteis e não trazem algum benefício para a coletividade na qual o criativo está inserido.

Algumas habilidades que compõem as Competências Criativas:

1.      ATIVAR CONSTANTEMENTE A CRIATIVIDADE: Praticar buscando formas mais eficientes e prazerosas de realizar tarefas e resolver problemas.

2.      GERAR IDÉIAS (fluidez) VARIADAS (flexibilidade), frente a um desafio.

3.      TRANSFORMAR IDÉIAS EM AÇÃO: colocar em prática as ferramentas aprendidas, criando soluções, produtos e serviços inovadores.

4.      APRESENTAR AS IDÉIAS GERADAS DE FORMA CONVINCENTE: Dominar os diversos aspectos e detalhes da ideia e convencer os outros a aceita-la.

5.      AGIR COM FLEXIBILIDADE: habilidade para exercer papéis aparentemente opostos: liderar e ser liderado, ensinar e aprender com o outro. Estar em constante processo de mudança.

6.      POSSUIR VISÃO DE FUTURO: habilidade para descortinar cenários e perceber tendências.
7.   ENXERGAR O MUNDO COM AS LENTES DA VISÃO SISTÊMICA: facilidade para ver e compreender os fenômenos como um todo, porém percebendo detalhes e partes.
 
 Fonte:ÁRVORE DAS COMPETÊNCIAS EM CRIATIVIDADE (Maria Rita Gramigna)

Johnson Sales
Consultor em Economia Criativa e Advocacy da Embaixada Social
Fellow da Rede Mundial Ashoka Empreendedores Sociais
Conselheiro Administrativo dos Centros Urbanos de Cultura, Esporte e Lazer (CUCAS) da Prefeitura de Fortaleza.