Pesquisar este blog

sexta-feira, 26 de abril de 2024

Instituto Mirante, Território Criativo e FCH2 discutem parceria

 

João Wilson, Instituto Mirante, conversa com representantes do TC e FCH2

Representações do Coletivo Território Criativo/TC e do Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 se reuniram com o Diretor Executivo do Instituto Mirante de Cultura e Arte, João Wilson Damasceno. A reunião tratou de parceria entre as organizações para desenvolver ações relacionadas com Economia Criativa, Hip Hop, Moda, e Desenvolvimento Sustentável.

O Instituto Mirante deverá apoiar a Semana Estadual do Hip Hop/SEH2 - 2024 e ajudará em articulações para fortalecer a Moda Hip Hop e os trabalhos do Coletivo Território Criativo com desenvolvimento sustentável e economia criativa na Capital e no interior.

O Coletivo Território Criativo vai colaborar com as ações do Instituto Mirante voltadas para o desenvolvimento local sustentável, em especial em áreas de abrangência, influencia e no entorno de equipamentos do Instituto.

O Fórum Cearense de Hip Hop apresentará proposta de atuação nos equipamentos sob gestão pelo Instituto Mirante.


Cosmos Filho.



Polo Criativo do Conjunto Ceará se reúne com SECULT

 

Artistas e produtores culturais do Conjunto Ceará reunidos na SECULT

Integrantes do Polo Criativo do Conjunto Ceará estiveram reunidos com o Secretário Executivo da Secretaria da Cultura do Ceará/SECULT, Rafael Felismino. Na pauta, um grande evento de fortalecimento da cultura no Conjunto Ceará e captação de politicas públicas para a região. A reunião foi acompanhada pela área de advocacy do Coletivo Território Criativo que apoia as ações do Movimento Cultural local e do Polo Criativo.

A partir da conversa entre comunidade e governo serão articuladas novas agendas em órgãos governamentais e potenciais parceiros para viabilizar as demandas da Comunidade.


Cosmos Filho.



Uma nova abordagem sobre a periferia

 

Roda de Conversa na Zona Viva (Residencial José Euclides)

Ativistas de Movimentos Sociais que atuam em Conjuntos Habitacionais e na periferia de Fortaleza se reuniram na noite da quinta-feira, 25/04/2024, na Zona Viva do Residencial José Euclides, na região do Jangurussu, para conversar sobre os “Impactos da Criminalidade no Desenvolvimento Sustentável de Territórios”. Para a discussão foi convidado o Sociólogo, doutorando, e pesquisador da Universidade Federal do Ceará, Johnson Sales, que estuda a relação entre criminalidade, economia, cultura e desenvolvimento.

O evento teve a presença de militantes do Movimento dos Trabalhados Sem Teto/MTST, Levante Popular da Juventude, Movimento Dias de Luta, Central dos Movimentos Populares/CMP e do Coletivo Território Criativo, além de moradores do Conjunto Residencial Orgulho do Ceará, Residencial José Euclides e Conjunto Ceará,  e estudantes universitários. Representantes do Programa Zona Viva do Governo do Estado e uma representação do Instituto Centec, também participaram da Roda de Conversa.

Novas discussões devem ser organizadas para aprofundar as questões e buscar alternativas sociais para a redução de déficits, promoção da inclusão, e para o desenvolvimento sustentável de territórios periféricos.

 

Cosmos Filho.