Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Assembleia Legislativa denuncia impactos da carcinicultura em paraipaba e pede providências

 Continua repercutindo a audiência pública realizada em Paraipaba

Ofício enviado para o IBAMA

Como resultado da audiência pública realizada no dia 27 de outubro/2021, em Paraipaba, numa ação conjunta da Assembleia Legislativa e Câmara Municipal, a Comissão de meio Ambiente e Desenvolvimento do Semiárido da Assembleia Legislativa do Estado Ceará, encaminhou através do seu vice-presidente, deputado estadual Acrísio Sena, denúncia para IBAMA e SEMACE de suposta infração ambiental da carcinicultura nas proximidades da comunidade de Camboas.

A denuncia foi solicitada durante a audiência pública que discutiu a situação do Morro símbolo da praia de Lagoinha que se encontra ameaçado de desaparecer devido a ação humana e às intempéries.

 

Ofício para SEMACE

 Outras deliberações da audiência que aguardam encaminhamento

A audiência do dia 27/10 demandou também uma outra audiência pública a ser realizada na comunidade de Camboas em data a ser definida pelo presidente da Câmara Municipal de Paraipaba em conjunto com a Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa (vice-presidente deputado Acrísio Sena) em data a ser acordada pelos dois parlamentos.

Outra deliberação da audiência e que aguarda encaminhamento é a formação de um Grupo de Trabalho/GT envolvendo a gestão municipal, a sociedade civil, o ministério público, a câmara municipal, assembleia legislativa e secretaria de meio ambiente do governo do estado/SEMA para discutir providências urgentes em relação ao Morro de Lagoinha. Tal GT deve ser formado e reunido com a máxima celeridade pois deve agir antes da chegada da “quadra chuvosa” que poderá trazer ainda mais prejuízos ao Morro. A criação do GT aguarda decisão da gestão municipal.

 

Por Cosmos Filho