Vice prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, ajudando a construir soluções para reconstruir o prédio demolido do Polo Criativo do Conjunto Ceará |
A equipe da governadora Izolda Cela se reuniu, na tarde do dia 25/04/22, com o Movimento S.O.S. Conjunto Ceará para discutir a situação da obra de reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará. O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, também participou da reunião que contou ainda com a participação da Casa Civil do governo do estado, Secretaria da Cultura do governo estadual, Secretaria da Cultura de Fortaleza, Vice-Governadoria do governo estadual, Secretária Executiva Regional 11 da prefeitura de Fortaleza, responsável pelo Conjunto Ceará, os mandatos parlamentares da vereadora Larissa Gaspar (PT), mandato de Vereadores Nossa Cara (PSOL), mandato do deputado estadual Acrisio Sena (PT).
O Movimento S.O.S. Conjunto Ceará esteve representado na reunião pelo Coletivo Território Criativo, Pôr dos Livros, Polo Trans, pelo produtor cultural Paulo Eduardo (Sukita), e representação dos Skatistas do polo de lazer.
Coletivos do S.O.S. Conjunto Ceará se reúnem com governo do estado e Prefeitura de Fortaleza |
O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, propôs que se realize uma fiscalização in loco da obra de reforma do polo, se identifique todos os pontos falhos e as imperfeições e se procure corrigir esses problemas, também que se busque devolver ao movimento cultural, o prédio do Coletivo Território Criativo, que foi demolido pela construtora, e que se elabore, conjuntamente com a comunidade, um plano de políticas públicas para atender aos coletivos, juventudes, empreendedores e comunidade do polo de lazer.
Carla da Escócia, assessora de Izolda Cela, retransmitiu a decisão da governadora de que o polo de lazer do Conjunto Ceará só será reinaugurado após resolver todos os problemas da obra e solucionar o impasse com o movimento S.O.S. Conjunto Ceará.
Entre os graves problemas estão, a qualidade do material utilizado na obra, algumas partes já deterioradas, infiltração e falta de drenagem, falta de acessibilidade, ausência do projeto original da obra, falta de cobertura para os quiosques e para o atendimento aos clientes, falta da concha acústica a ser construída no anfiteatro (pista velha de skate), e erros na construção do skate Park, entre outras falhas que foram listadas, filmadas, fotografadas e entregues para o gabinete da governadora. E falta de um plano de políticas públicas para ser aplicado no polo de lazer do Conjunto Ceará no “pós-reforma”.
Como encaminhamentos a equipe da governadora e as demais secretarias do governo do estado e prefeitura de Fortaleza estão trabalhando numa solução para reconstrução do prédio do Coletivo Território Criativo e manifestaram o desejo de manter o diálogo, avançando para a definição das políticas a ser implantadas na comunidade; e ficou definida uma visita de fiscalização às obras do polo de lazer, com a participação de todas as entidades e órgãos presentes na reunião.
Governo do estado e prefeitura de Fortaleza conversaram com os coletivos do Conjunto Ceará |
Movimento também foi enfático ao exigir o reconhecimento e respeito por parte do governo do estado e prefeitura de Fortaleza à luta dos moradores e entidades do Bairro pela reforma do polo, repudiando a tentativa de creditar a conquista da reforma a esse ou aquele político. A luta é coletiva, e as conquistas também são. O Movimento avisou que não mais vai tolerar que o poder público desrespeite a luta coletiva dos movimentos e da comunidade, e favoreça o oportunismo de políticos que nem se quer têm identificação ou colaboram com as questões coletivas no Conjunto Ceará.
Apesar do avanço no diálogo e nos entendimentos entre a comunidade e o poder público, o S.O.S. Conjunto Ceará afirma que se manterá mobilizado e prepara uma agenda de ocupação e luta para o polo de lazer. O Movimento avisa: Até que todas as reivindicações sejam atendidas, a luta não para. Até a vitória, sempre!
Cosmos Filho.