Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2022

Governo do estado e prefeitura de Fortaleza recebem S.O.S. Conjunto Ceará


 

Vice prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, ajudando a construir soluções para reconstruir o prédio demolido do Polo Criativo do Conjunto Ceará

A equipe da governadora Izolda Cela se reuniu, na tarde do dia 25/04/22, com o Movimento S.O.S. Conjunto Ceará para discutir a situação da obra de reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará. O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, também participou da reunião que contou ainda com a participação da Casa Civil do governo do estado, Secretaria da Cultura do governo estadual, Secretaria da Cultura de Fortaleza, Vice-Governadoria do governo estadual, Secretária Executiva Regional 11 da prefeitura de Fortaleza,  responsável pelo Conjunto Ceará, os mandatos parlamentares da vereadora Larissa Gaspar (PT), mandato de Vereadores Nossa Cara (PSOL), mandato do deputado estadual Acrisio Sena (PT).

O Movimento S.O.S. Conjunto Ceará esteve representado na reunião pelo Coletivo Território Criativo, Pôr dos Livros, Polo Trans, pelo produtor cultural Paulo Eduardo (Sukita), e representação dos Skatistas do polo de lazer.

Coletivos do S.O.S. Conjunto Ceará se reúnem com governo do estado e Prefeitura de Fortaleza
A comunidade apresentou um histórico das conversas e negociações que foram realizadas entre poder público e os agentes criativos do Bairro, ao longo dos quase quatro anos que vem se arrastando a obra da reforma do polo de lazer, cobrou o cumprimento dos acordos por parte do governo do estado e prefeitura de Fortaleza, denunciou as péssimas condições e as falhas da obra que está em andamento, e propôs que se definam políticas públicas e o modelo de gestão para os equipamentos construídos na reforma e requalificação do espaço.

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, propôs que se realize uma fiscalização in loco da obra de reforma do polo, se identifique todos os pontos falhos e as imperfeições e se procure corrigir esses problemas, também que se busque devolver ao movimento cultural, o prédio do Coletivo Território Criativo, que foi demolido pela construtora, e que se elabore, conjuntamente com a comunidade, um plano de políticas públicas para atender aos coletivos, juventudes, empreendedores e comunidade do polo de lazer.

Carla da Escócia, assessora de Izolda Cela, retransmitiu a decisão da governadora de que o polo de lazer do Conjunto Ceará só será reinaugurado após resolver todos os problemas da obra e solucionar o impasse com o movimento S.O.S. Conjunto Ceará.

Entre os graves problemas estão, a qualidade do material utilizado na obra, algumas partes já deterioradas, infiltração e falta de drenagem, falta de acessibilidade, ausência do projeto original da obra, falta de cobertura para os quiosques e para o atendimento aos clientes, falta da concha acústica a ser construída no anfiteatro (pista velha de skate), e erros na construção do skate Park, entre outras falhas que foram listadas, filmadas, fotografadas e entregues para o gabinete da governadora. E falta de um plano de políticas públicas para ser aplicado no polo de lazer do Conjunto Ceará no “pós-reforma”.

Como encaminhamentos a equipe da governadora e as demais secretarias do governo do estado e prefeitura de Fortaleza estão trabalhando numa solução para reconstrução do prédio do Coletivo Território Criativo e manifestaram o desejo de manter o diálogo, avançando para a definição das políticas a ser implantadas na comunidade; e ficou definida uma visita de fiscalização às obras do polo de lazer, com a participação de todas as entidades e órgãos presentes na reunião.

Governo do estado e prefeitura de Fortaleza conversaram com os coletivos do Conjunto Ceará

Movimento também foi enfático ao exigir o reconhecimento e respeito por parte do governo do estado e prefeitura de Fortaleza à luta dos moradores e entidades do Bairro pela reforma do polo, repudiando a tentativa de creditar a conquista da reforma a esse ou aquele político. A luta é coletiva, e as conquistas também são. O Movimento avisou que não mais vai tolerar que o poder público desrespeite a luta coletiva dos movimentos e da comunidade, e favoreça o oportunismo de políticos que nem se quer têm identificação ou colaboram com as questões coletivas no Conjunto Ceará.

Apesar do avanço no diálogo e nos entendimentos entre a comunidade e o poder público, o S.O.S. Conjunto Ceará afirma que se manterá mobilizado e prepara uma agenda de ocupação e luta para o polo de lazer. O Movimento avisa: Até que todas as reivindicações sejam atendidas, a luta não para. Até a vitória, sempre!

 

 

Cosmos Filho.

 

Casa de Farinha - Aroeiras prepara instalação

 

Produtores rurais de Aroeiras em reunião no dia 24/04/2022

A Associação de Aroeiras se reuniu para tomar providências para a instalação da “Casa de Farinha” no assentamento. O empreendimento, fundamental para potencializar a produção, o beneficiamento e a comercialização de produtos à base de mandioca pelos agricultores locais e de toda a região, é também o primeiro passo de Aroeiras para se inserir no turismo rural por meio de um calendário de “farinhadas” e outros eventos relacionados com a gastronomia, turismo, e agricultura familiar.

Os agricultores iniciaram uma campanha de doações para viabilizar as reformas e adequações necessárias para receber os equipamentos – frutos da parceria envolvendo a Associação de Aroeiras, a Associação dos Irrigantes do Perímetro Curú-Paraipaba e a comunidade do setor D2 – e preparar o ambiente para o empreendimento agrícola e turístico.

O escritório de advocacia liderado pelos, também produtores rurais, Dr. Brito e Juliana Brito, junto com o Sindicato de trabalhadores familiares, presidido por Heloísa, se dispôs a contribuir, assegurando a renovação de DAPs para todos os agricultores que colocarem "em dia" as contribuições para a Associação. Tais recursos são fundamentais para viabilizar os custos de reformas e adequações necessárias.

O assentamento recebeu, a partir de uma articulação do Dr. Brito, a doação de duas “carradas” de barro da Madeireira São Francisco (Sr. Toinho).

O Sr. Rodrigo, articulador de um conjunto de cooperativas com atuação na região, fez a doação de 1000 tijolos para a construção do forno da “casa de farinha”, se colocou à disposição para parcerizar com o empreendimento, e garantiu a compra de todo o milho produzido (e debulhado) no assentamento.

Lindomar (o miúdo) fez a doação de mais 1000 tijolos para ajudar na construção do forno.

Rubens Brito e Jorge Brito se dispuseram a pagar, para a associação, a anuidade de 2022 para o associado que disponibilizar uma diária de serviço para as obras de reforma e adequação do espaço (sede da Associação) que vai receber os equipamentos da “casa de farinha”.

Como parte dos esforços para otimizar as finanças da Associação, outras propostas de incentivo à adimplência dos associados serão levadas à assembleia geral da entidade.

Com essas ações, a Associação dos Pequenos Agricultores/Aroeiras avança na sua auto-organização e na viabilização das parcerias acordadas com a ADICP, Associação das Mulheres da Agricultura Familiar e com a comunidade do D2.

O Coletivo Território Criativo acompanha as ações dos agricultores em Paraipaba a partir da estratégia “Paraipaba+35” que visa o desenvolvimento sustentável do Município.

 

W. Del Campo.