4ª edição da "Escola de Primavera" aconteceu no México |
O evento intitulado “Violencia en la Ciudad y Acción Pública – Perspectivas Cruzadas Francia – América Latina” faz parte da 4ª edição da “Escola de Primavera”, articulação que envolve a Universidade de Lyon (França); UNAL-Medellín (Colômbia); Universidad Veracruzana, CIESAS-Golfo e Universidad Autónoma de Guerrero (México); Universidad de Costa Rica (Costa Rica); Universidade de São Carlos (Brasil) e Universidade Federal do Ceará/UFC (Brasil).
Pesquisadores de dois continentes se reuniram na América Central |
Os estudos se deram em quatro eixos principais:
1. Violência de Gênero e Feminicídio;
2. Violência Urbana y Juventudes;
3. Violência Ambiental;
4. Desaparições e Buscas.
Pesquisadores apresentaram resultados obtidos no campo |
Estando em ambiente científico e colaborativo, foi possível uma vasta troca de informações e dados entre os pesquisadores das diversas nações.
O evento contou também com uma rica programação cultural que incluiu o acesso dos participantes ao Museu de Antropologia de Xalapa e a um concerto da Orquestra Sinfônica de Xalapa.
Pesquisadores visitaram comunidades na Periferia de Xalapa, em Veracruz, México |
Liderados pelo Prof. Dr. César Barreira, quatro pesquisadores ligados ao Laboratório de Estudos da Violência/LEV da Universidade Federal do Ceará, Euvaldo de Barros; Fernanda Naiara; Suiany Moraes; e Johnson Sales, representaram o Ceará no evento internacional.
Eixo "Violência Urbana e Juventudes" reuniu pesquisadores da América Latina e França |
A 4ª edição da "Escola de Primavera" representa uma importante colaboração do departamento de Ciências Sociais e das Ciências Humanas para os esforços de internacionalização das ações da Universidade Federal do Ceará.
Da redação.