Pesquisar este blog

sexta-feira, 19 de maio de 2023

Cearenses discutem Violência com América Latina e França

4ª edição da "Escola de Primavera" aconteceu no México
Pesquisadores em Violência e Segurança Pública da França e América Latina se reuniram em Xalapa, estado de Veracruz, no México, no período de 8 a 13 de maio de 2023, para estudar as perspectivas cruzadas entre França e América Latina no tocante a essa área de estudos.

O evento intitulado “Violencia en la Ciudad y Acción Pública – Perspectivas Cruzadas Francia – América Latina” faz parte da 4ª edição da “Escola de Primavera”, articulação que envolve a Universidade de Lyon (França); UNAL-Medellín (Colômbia); Universidad Veracruzana, CIESAS-Golfo e Universidad Autónoma de Guerrero (México); Universidad de Costa Rica (Costa Rica); Universidade de São Carlos (Brasil) e Universidade Federal do Ceará/UFC (Brasil).

Pesquisadores de dois continentes se reuniram na América Central
Ao todo, a Escuela de Primavera reuniu 58 estudiosos de vários países latino-americanos e da França que participaram de oficinas, painéis e pesquisas de campo em comunidades periféricas, conhecendo aspectos da história, conjuntura, políticas públicas e nuances da violência e segurança pública do México.

Os estudos se deram em quatro eixos principais:

1.      Violência de Gênero e Feminicídio;

2.      Violência Urbana y Juventudes;

3.      Violência Ambiental;

4.      Desaparições e Buscas.

Pesquisadores apresentaram resultados obtidos no campo

Estando em ambiente científico e colaborativo, foi possível uma vasta troca de informações e dados entre os pesquisadores das diversas nações.

O evento contou também com uma rica programação cultural que incluiu o acesso dos participantes ao Museu de Antropologia de Xalapa e a um concerto da Orquestra Sinfônica de Xalapa.

Pesquisadores visitaram comunidades na Periferia de Xalapa, em Veracruz, México

Liderados pelo Prof. Dr. César Barreira, quatro pesquisadores ligados ao Laboratório de Estudos da Violência/LEV da Universidade Federal do Ceará, Euvaldo de Barros; Fernanda Naiara; Suiany Moraes; e Johnson Sales, representaram o Ceará no evento internacional.

Prof. Dr. César Barreira

 

A experiência, os dados e os resultados da 4ª edição da “Escola de Primavera” trazidos ao Ceará pelos pesquisadores da UFC estarão à disposição da sociedade cearense e poderão ajudar em análises, reflexões, estudos e elaboração de políticas públicas voltadas para o combate à violência, incremento da segurança pública e desenvolvimento sustentável do estado. 

Eixo "Violência Urbana e Juventudes" reuniu pesquisadores da América Latina e França

 

A 4ª edição da "Escola de Primavera" representa uma importante colaboração do departamento de Ciências Sociais e das Ciências Humanas para os esforços de internacionalização das ações da Universidade Federal do Ceará.


Da redação.