Nelson
Martins (secretário chefe da Casa Civil e Suzete Nunes da Secretaria da
Cultura/SECULT reunidos com a comunidade do Conjunto Ceará |
Movimento S.O.S. Conjunto Ceará divulga registros de reuniões com a Casa Civil do governo do estado. Os registros são de negociações em que, tanto o então secretário Nelson Martins, como o ex-chefe de Gabinete do governador Camilo Santana, ex-secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará e atual vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, receberam a comunidade e firmaram acordos. Em uma das fotos também é possível identificar a participação da representante da economia criativa da Secretaria da Cultura/SECULT, Suzete Nunes. Nessas conversas foi acertado que o prédio sede do Coletivo Território Criativo será reformado e depois transformado em Coworking que abrigará um Hub Social como parte do Polo Criativo do Conjunto Ceará.
O prédio sede do Coletivo Território Criativo no polo de lazer do Conjunto Ceará, foi recentemente demolido pela construtora responsável pela obra, sem que a comunidade tenha sido avisada, e sem que se saiba se vai ser reconstruído, e/ou qual projeto arquitetônico esteja previsto para o imóvel.
Desde o inicio da obra, a comunidade denuncia a ingerência de políticos do bairro que tem atrapalhado a relação entre governo e sociedade, tentando tirar proveito eleitoral da obra pública. Segundo o movimento S.O.S. Conjunto Ceará, é fácil encontrar esses políticos e seus cabos eleitorais andando pelo local, fotografando ou gravando vídeos e tentando manipular pessoas e fatos relacionados com a reforma. Para o movimento, esses políticos são os grandes responsáveis pelos atrasos e pelos ruídos de comunicação entre o governo e a comunidade.
O Movimento S.O.S. Conjunto Ceará cobra do governo do estado e prefeitura de Fortaleza que sejam cumpridos os acordos feitos com a comunidade em relação à reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará, como a garantia de retorno de todos os empreendedores para os seus locais de trabalho; a reconstrução e devolução do prédio sede do Coletivo Território Criativo para abrigar um Hub Social e Coworking, sob a gestão dos grupos e coletivos que formam a Governança do polo de lazer; que a gestão de todos os novos equipamentos construidos na reforma seja feita pelos coletivos e grupos que já atuam no polo; e a definição - num ambiente de concertação social - de políticas públicas para atender, no pós-reforma, as juventudes, o movimento cultural e a comunidade do Conjunto Ceará.
Ex-secretário chefe da Casa Civil do governo do estado, e atual vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, em reunião com a comunidade do Conjunto Ceará |
Os Movimentos “S.O.S. Conjunto Ceará” e “S.O.S. Polo Resistente!” cumprem agenda de reuniões e articulações com órgãos do governo, parlamentares e instituições, com o intuito de aprofundar as discussões sobre o futuro das políticas públicas no polo de lazer do Conjunto Ceará e assegurar o fortalecimento do movimento cultural e do polo criativo, partindo dos compromissos assumidos pelo poder público e que devem ser cumpridos!
Cosmos filho.