Pesquisar este blog

sábado, 23 de setembro de 2023

Semana Municipal do Hip Hop de Fortaleza

 

Ana Cristina (FCH2), Davi Gomes (secretário de juventude de Fortaleza) e Andreia Fernandes (TC)

O Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2, o Coletivo Território Criativo/TC e a Secretaria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza se reuniram, no dia 21/09/2023, para tratar sobre a Semana Municipal do Hip Hop de Fortaleza e Cinquentenário Mundial do Hip Hop.

O secretário Davi Gomes Barroso recebeu a administradora Ana Cristina (Cris) coordenadora do FCH2 e a Socióloga Andreia Fernandes consultora do Coletivo Território Criativo. Na pauta, ações de apoio à cultura Hip Hop e uma programação comemorativa a ser desenvolvida nos eventos culturais e de juventude da prefeitura de Fortaleza.

A Semana Municipal do Hip Hop de Fortaleza foi instituida pela Lei Ordinária nº 9.649, de 31 de maio de 2010* e prevê que vários órgãos da administração municipal se mobilizem para garantir a programação.

A lei:

*FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA APROVOU E EU, COM BASE NO ART. 36, INCISO V DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º. 
Fica instituída, no âmbito do Município de Fortaleza, a Semana Municipal do Hip Hop.
Parágrafo único  
A Semana Municipal do Hip Hop será comemorada na semana em que incidir o dia 30 de novembro.
Art. 2º. 
Na Semana Municipal do Hip Hop, além das apresentações de grupos de hip hop, serão realizadas palestras, mostras de vídeos, exposições e debates com temas relacionados ao hip hop.
Parágrafo único  
Também serão trabalhadas e incentivadas estratégias e tecnologias sociais que visem aproximar o hip hop dos elementos culturais característicos do Ceará e do Nordeste Brasileiro.
Art. 3º. 
O Poder Executivo contará com a colaboração da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (COPPIR) e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.
Art. 4º. 
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Paço Municipal José Barros de Alencar, em 31 de Maio de 2010.

 

Cosmos Filho. 

Com imagens de Andreia Fernandes.



Agricultores promovem audiência pública em defesa do Perimetro Irrigado Curú-Paraipaba

 

Agricultores mobilizam autoridades em defesa do perímetro irrigado

Os irrigantes do Distrito Curú-Paraipaba liderados pela  Associação do Distrito de Irrigação Curu-Paraipaba (ADICP) promoveram, na manhã do dia 22/09/2023, uma audiência pública unificada entre a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal para discutir a situação do perímetro irrigado e da cocoicultura na região. A audiência foi presidida pelo deputado estadual Felipe Mota (União) e contou com representação do deputado estadual Missias do MST (PT). O evento mobilizou agricultores de vários municípios.

O evento foi marcado pelas reivindicações dos agricultores que apontaram vários problemas em relação à prestação de serviços de entidades como ENEL e Embrapa, e principalmente criticaram a postura do DNOCS que, segundo as falas durante a audiência, abandonou o perímetro, não renovou o contrato com a associação dos irrigantes (ADICP) e não aponta nenhuma solução para as grandes dificuldades enfrentadas pelos produtores.

Secretário Gean, da SEAGRO de Paraipaba, compõe a mesa da audiência

Segundo o deputado Felipe Mota, a audiência pública foi crucial para aprimorar a cocoicultura. O deputado afirmou como compromisso: Valorizar e fortalecer o setor na região. E disse que a audiência escutou atentamente produtores e empresários, compreendendo as suas demandas e desafios.

 

O deputado agradeceu às instituições que estiveram presentes, como o representante do DNOCS, Raimundo Joaci, do Banco do Nordeste, Raimundo Neudo, da Embrapa, Gustavo Saavedra, da Ematece, Antônio Zilval, da Enel, Adriano Sampaio, da Fenacoco, Bezerra de Menezes, da Fetrace, Jonathan Magalhães, o Presidente da Câmara de Vereadores de Paraipaba, Renan Martins, o Secretário de Agricultura de Paraipaba, Raimundo Gean, a Secretaria de Agricultura de Trairi, Aurineide e aos demais presentes como o empresário Dias, dono da empresa Di Coco, e produtores rurais de Paraipaba, Paracuru, Trairi, Itarema, Itapipoca e Aurora. 

O Coletivo Território Criativo/TC participou da audiência pública e foi encarregado, pelos produtores, de apresentar um panorama da situação do perímetro e fazer um chamado à responsabilidade aos poderes públicos em relação à agricultura e às demandas dos agricultores e agricultoras da região.

Encaminhamentos:

  • Os produtores entregaram uma carta com as principais demandas locais à Assembleia Legislativa e esperam retorno do órgão;
  • A audiência pública deliberou a criação de um grupo técnico de trabalho para detalhar as demandas dos agricultores e encaminhar soluções junto aos órgãos e entidades responsáveis. As reunião do Grupo Técnico serão convocadas pelo deputado estadual Felipe Mota, membro da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

 

W. Del Campo.

Contando também com imagens e informações de  @deputadofelipemota