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quarta-feira, 14 de junho de 2017

O quanto de "pop" tem na "escrita punitiva" do tatuador - Ou, sobre nossos gostos irrefletidos



O quanto de “cultura pop” tem no caso da agressão ao jovem, pelo torturador da tatuagem? O quanto tem de Batman, o alter ego do bilionário Bruce Wayne que, indiferente à exploração e às desigualdades sociais de Gotham City - parte delas patrocinadas pelas suas próprias empresas – sai fantasiado pelas noites apavorando, espancando e supliciando bandidos pobres e delinquentes com transtornos mentais (lembremos que a principal prisão de Gotham é na verdade, um manicômio)? 

O quanto têm de contribuição nesse ato, Oliver Queen (O Arqueiro verde), igualmente bilionário, focado em castigar com socos e flechadas aqueles que falham com ‎Starling City?

E quanto a "Matt" Murdock (o Demolidor), Luke Cage (jovem negro, periférico e vigilante) ou o mais emblemático de todos: Frank Castle, o Punisher (ex-militar, assassino vingador com transtornos mentais)?

Bem, talvez se juntarmos esses elementos simbólicos da cultura pop, com a contribuição de uma conjuntura em que a institucionalidade se desmancha ante os olhos da população, a noção de justiça se perde numa politização e parcialidade exacerbadas das altas cortes do País, e as garantias constitucionais e sociais se transmutam em uma desesperadora distopia que faz perder de vista o pacto social como o conhecemos até então, talvez tenhamos mais uma ferramenta útil para ajudar na tentativa de apreensão das nuances desse labirinto histórico, no qual nos encontramos enclausurados durante esses dias de ferro e ferrugem que teimam em não passar.

É só mais uma lente, só mais um exercício de imaginação sociológica, só mais uma provocação aos nossos gostos mais apaixonados do que reflexivos.

Afinal, somos fãs (nós, e muitos dos mais sinceros conservadores do País) de tantos bandidos das séries da HBO e da Netflix, como Teresa Mendoza “La reina del sur”, “el patrón del mal” ou o charmoso e psicótico Wilson Fisk (o Rei do Crime), ou muitos outros de outras emissoras e séries. 

E de certo que o anti-heroi de caráter duvidoso, Wade Wilson nos agrada bastante na pele do sarcástico Deadpool. E até a Nazaré Tedesco (a perversa vilã da novela global “Senhora do Destino”) tem seu lugar garantido entre os mais apreciados memes que gostamos de ver passar pela nossa timeline.

Mas, tudo isso pode não ter a ver, não guardar vínculo algum. Talvez essa relação ambígua, que mantemos com os vilões e com os justiceiros no nosso fantástico mundo real, nem sequer dialogue com o universo fantástico dos vingadores, guardiões, protetores e defensores. Apesar de seguirmos – a exemplo dos heróis e anti-heróis vigilantes e justiceiros das séries, filmes e HQs -  amarrando, tatuando, linchando os bandidos que estiverem ao alcance das nossas justiceiras mãos, e aplaudindo aqueles que a cultura pop eleva à condição de mitos.

Quiçá, seja na literatura que possamos buscar alguma analogia e ou “chave de leitura” para melhor compreender a “genealogia” dessa prática de “grafia punitiva”.  Vejamos o caso de um certo Capitão Rodrigo tatuando com a ponta da adaga a inicial incompleta do seu nome, na face de Bento Amaral emO tempo e o vento”, obra de Érico Veríssimo. Qual de nós se indignou com tal ato do vingador dos pampas? 

De qualquer forma, Batman, Demolidor, Justiceiro, Pablo Escobar, Deadpool, Capitão Rodrigo, Nazaré ou o tatuador, seguirão mobilizando a nossa simpatia e a nossa admiração. Ou a nossa condenação e repulsa.

E quem não pensou em tatuar o tatuador para que ele experimentasse um pouco da própria maldade? Ou ainda, sugeriu que ele fosse fazer isso com algum político e ou figura antipatizada, pela qual não sentiríamos pena e indignação como sentimos pelo jovem agredido?

Seja como for, a nossa relação como o bem e o mal parece seguir mal resolvida. E como nos ensina Sergio Buarque de Holanda, graças à nossa “cordialidade” e à nossa “ética aventureira”, nós somos um povo que tem facilidade de sustentar as convicções mais díspares, sem que as contradições nos choquem. Será?

SOUSA. M.J.S.


REFERÊNCIAS

ALESSI, Gil. “Tortura de jovem tatuado na testa foi feita para ser consumida nas redes”. El País. São Paulo: 2017. Disponível em http://brasil.elpais.com/brasil/2017/06/13/politica/1497374163_459335.html, acessado em 14 de junho de 2017.

HOLANDA, Sérgio. Raízes do Brasil. São Paulo: Companhia da Letras, 1995. 220 p.