Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de maio de 2024

Secult Paraipaba mobiliza contra o racismo

 

Encontro mobilizou poder público e sociedade civil contra o racismo

No dia 08 de maio de 2024, a Secretaria  da Cultura de Paraipaba recebeu a visita da Secretária Executiva da Igualdade Racial do Ceará, Martir Silva, para apresentar o Selo "Município Sem Racismo"ao qual Paraipaba está aderindo.

O Selo "Município Sem Racismo", foi instituído pela lei estadual nº17. 704/2021, e já foi entregue aos municípios de Beberibe; Brejo Santo; Crato; Horizonte e Icapuí, que assumiram, junto ao Estado, o compromisso pela busca da equidade racial, além de implementar ações que fortalecem e valorizam a população negra, povos e comunidades quilombolas, povos de terreiro e ciganos.

Paraipaba se candidata ao Selo "Municipio Sem Racismo" apresentando, inclusive, ações já desenvolvidas como a inclusão de ações afirmativas nos editais da Lei Paulo Gustavo/LPG e lei Aldir Blanc/PNAB e na própria constituição da Secretária da Cultura adota a política de ter sempre em seus quadros vários profissionais negros, e que é composta por uma coordenação de inclusão e igualdade racial.

A secretária da Secretaria da Igualdade Racial/Seir, Zelma Madeira, afirmou que a entrega dos selos é uma forma de concretização de uma política pública.

“Como secretaria nossa preocupação é em consolidar uma política de igualdade racial. Então, o selo Município Sem Racismo é uma estratégia dessa secretaria de chegar até os municípios. Nossa intenção é chegar aos 184 municípios, para que eles mostrem para nós o que estão fazendo dentro do campo da igualdade racial”, explicou a secretaria.

 
O evento discutiu, além do selo, a importância das politicas públicas de igualdade racial para o desenvolvimento do Municipio, temas como "A Economia do Negro" e "Economia Criativa" relacionada com a Cultura Negra foram abordados na perspectiva da promoção da inclusão socioeconômica e do desenvolvimento sustentável. 
 
Articulação e Intersetorialidade
 
A relação entre as politicas de igualdade racial e o desenvolvimento econômico de Paraipaba foi abordada também na perspectiva da intersetorialidade, se enfatizando a necessária parceria entre secretarias e órgãos da gestão municipal. Participaram do evento, representantes das secretarias de Assistência Social, Turismo, Agropecuária, Cultura e Saúde.
 
Pela sociedade civil participaram representantes de entidades, coletivos e grupos culturais, a exemplo do Conselho Municipal do Turismo, Conselho Municipal de Políticas Culturais, Instituto CAMUÁ, Instituto landuá, Associação Viver e Brilhar, Instituto Chico Mendes, Associação dos Restaurantes, Pousadas e Hoteis de Lagoinha e Coletivo Território Criativo.
 .
 
 
 
W. Del Campo
Com informações complementares do Governo do Ceará.