Pesquisar este blog

terça-feira, 12 de abril de 2022

Acordo para viabilizar Casa de Farinha e Cozinha Industrial em Paraipaba

 

Representantes de Associações e irrigantes firmaram acordo de colaboração

Acordo entre associações garante espaço para implementação de cozinha industrial no D2 e “casa de farinha” no assentamento Aroeiras. Na tarde do dia 12 de abril de 2022, a Associação dos Irrigantes do Perímetro Curú-Paraipaba/ADICP recebeu em sua sede no Centro Gerencial, a Associação das Mulheres Agricultoras Familiares de Paraipaba e a Associação dos Pequenos Agricultores/Aroeiras, além de moradores do setor D2 e convidados, para conversar sobre o pedido dos agricultores de Aroeiras para que os equipamentos da “casa de farinha” que atualmente está instalada no D2 sejam transferidos para o Assentamento Aroeiras. E discutir também a necessidade de um espaço para instalação de uma cozinha industrial que a Associação das Mulheres Agricultoras Familiares de Paraipaba está conseguindo com o projeto São José.

Comunidade e produtores se mobilizaram para a reunião

A “casa de farinha” faz parte de um projeto da ADICP e atualmente está com dificuldades de funcionar no local em que se encontra instalada. Enquanto isso, o Assentamento Aroeiras dispõe de plantio de mandioca e prepara uma estratégia de turismo rural que tem nas “farinhadas” uma perspectiva de atração e escoamento da produção local. A cozinha industrial é resultado da participação e classificação da Associação das Mulheres Agricultoras Familiares de Paraipaba no edital de chamada pública Nº 01/2021 da Secretaria de Desenvolvimento Agrário/SDA do governo do estado, Projeto São José. Na perspectiva de conseguir os equipamentos para montar a cozinha, as agricultoras necessitam de um local para realizar a instalação.

Equipamentos da casa de farinha serão transferidos do D2 para o Assentamento Aroeiras e imóvel receberá cozinha industrial
 Paraipaba+35
 
O Coletivo Território Criativo que trabalha a estratégia "Paraipaba+35" focada no desenvolvimento sustentável do Município, que vem assessorando a ADICP no tocante à estratégias e ações de advocacy, e que também colabora com consultoria "pró-bono" para a Associação dos Pequenos Agricultores de Aroeiras, e vem conversando com a Associação das Mulheres Agricultoras Familiares de Paraipaba sobre o fortalecimento da entidade e o desenvolvimento local, manifestou apoio à parceria entre as entidades se disponibilizando para intensificar os esforços e  a colaboração para que se efetive a cooperação entre as três, e se alcance impactos positivos para o perímetro irrigado.
 
Acordo de colaboração

O trio de associações resolveu, em comum acordo e com o aval das representações de moradores do D2 e dos convidados, colaborar em uma estratégia para atender suas demandas e ainda fomentar o desenvolvimento sustentável do Município. 

A reunião contou com a presença de comunidade, ONGs e empresários
A Associação dos Irrigantes do Perímetro Curú-Paraipaba seguindo o seu recente planejamento estratégico, deu importante passo rumo a articulação de uma rede colaborativa entre as entidades e ONGs com atuação no perímetro irrigado. Ao acolher o pedido de transferência da "casa de farinha" do D2 para Aroeiras, a ADICP liberou o prédio que alojava os equipamentos, o disponibilizando para acolher a cozinha industrial articulada pela Associação das Mulheres Agricultoras Familiares de Paraipaba. Dessa forma, a ADICP colaborou para o atendimento das demandas de ambas associações e deu a largada para a construção de uma rede colaborativa envolvendo as entidades do perímetro irrigado Curú-Paraipaba.

Grande participação da comunidade

 
Próximos passos

Além dos trâmites burocráticos e das ações de logística que envolvem a efetivação da parceria entre as três associações para assegurar a transferência da “casa de farinha” do D2 para o Assentamento Aroeiras, e o recebimento da cozinha industrial no prédio que abrigava a “casa de farinha” no D2, também ficou acordado nova reunião a ser realizada no final de abril, na sede do Centro Comunitário do D2. No encontro, a ser organizado e mobilizado pelas três associações, será apresentado o planejamento estratégico da ADICP e discutidas ideias para o funcionamento do imóvel que abriga o Centro Comunitário,  bem como, o seu papel em relação ao desenvolvimento sustentável da região.

Em dia histórico associações de agricultores celebram acordo 

A colaboração entre as três entidades representa um movimento inédito e histórico que marca um novo ciclo de concertação que se inicia e pode determinar o futuro do perímetro e do próprio município de Paraipaba.

 

W. Del Campo