Parceria entre o Coletivo Território Criativo e a Confetraf Brasil encaminha, através da Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos de Paraipaba, 43 produtores (maioria mulheres) para cadastro para participar de formação e fomento para implementação de “Sisteminhas EMBRAPA” de agricultura familiar no município.
O “Sisteminha” é uma tecnologia que funciona com um sistema integrado para produção de alimentos, foi pensada para gerar segurança e soberania alimentar. Tem como elemento central a criação de peixes, em um tanque, com sistema de recirculação e filtragem. Mas pode adotar outros formatos segundo a necessidade local.
A parceira é mais uma ação do Coletivo Território Criativo que tem apontado soluções para diversas necessidades do município de Paraipaba e indicado tecnologias sociais e políticas públicas como resposta para demandas e déficits sociais locais.
A iniciativa se dá no âmbito da estratégia “Paraipaba+35” que visa o desenvolvimento planejado do município para os próximos 35 anos e em sinergia com o Vale de Inovação Global.