Pesquisar este blog

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Ceará recebe Secretária Claudia Leitão e prepara Rede Estadual de Economia Criativa

Ministério da Cultura apresenta em Fortaleza Plano da Secretaria da Economia Criativa

Para definir as ações, diretrizes e políticas públicas para a economia criativa brasileira entre 2011 e 2014, o Ministério da Cultura apresenta o Plano da Secretaria da Economia Criativa. A solenidade de lançamento, que conta com a presença da secretária Cláudia Leitão, acontece nesta sexta-feira, 21 de outubro, no auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. Participam do evento, os secretários da Cultura, Francisco Pinheiro, e da Educação, Izolda Cela, que vem articulando ações conjuntas para formação da Rede da Economia Criativa do Ceará, além de representantes de outras instituições cearenses que estão integrados nesta Rede, que será lançada oficialmente durante seminário no mês de dezembro.

O plano estabelece, segundo Cláudia, o compromisso do MinC em dialogar com todos esses parceiros e caminhar para um Plano Setorial de Economia Criativa: “Vamos ouvir junto com Sistema Nacional de Cultura, a população brasileira com o objetivo maior de formular, implementar, especialmente, monitorar, políticas públicas para o novo desenvolvimento, esse é o maior escopo da SEC/MinC”, conclui.

A Secretaria da Economia Criativa busca harmozinar o progresso tecnológico e o acesso de seus produtos e serviços as diversas camadas da sociedade brasileira, por meio do desenvolvimento local e regional, assim como idealizava o economista e ex-ministro da Cultura, Celso Furtado. Das linguagens artísticas ao artesanato popular, das tecnologias da informação aos serviços do design, da indústria da moda ao mundo dos games, a SEC/MinC busca o feliz casamento entre as artes, a ciência e as novas tecnologias.

O Plano da Secretária da Economia Criativa já está disponível<http://www.cultura.gov.br/site/wp-content/uploads/2011/09/Plano-da-Secretaria-da-Economia-Criativa.pdf> no site do Ministério da Cultura. Nele também é possível conhecer a metodologia usada pela equipe da SEC/MinC para sua construção. A intenção é que estados e municípios brasileiros possam seguir o modelo e implantar ações de economia criativa em seus planejamentos de gestão.

Serviço:
Evento: Lançamento do Plano da Secretaria da Economia Criativa - Políticas, Diretrizes e Ações 2011 a 2014

Local: Auditório do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar 81, Praia de Iracema - Fortaleza/CE)

Horário: 19h30

Fonte: http://www.secult.ce.gov.br/noticias/ministerio-da-cultura-apresenta-em-fortaleza-plano-1

Redes Sociais – Conheça as Redes Sociais mais Usadas no Mundo

Para os interessados em Redes Socias, SEO e SEM segue-se uma notícia interessante: Foi divulgado um panorama das redes sociais mais usadas populares em cada país ao redor do mundo. Os dados foram obtidos de Alexa.com no dia 17 de setembro de 2008, oriundos de usuários que usam o Alexa toolbar e de “dados de tráfego de diversas outras fontes” – segundo Alexa.com.

Gráficos por continente - comScore World Metrix – Junho 2007
Fonte: comScore World Metrix – Junho 2007
Foi constado que as redes sociais mais populares como o Orkut do Google ficou em primeiro lugar no Brasil, na Índia e no Paraguai. Já nos EUA o mais usado é o Myspace da Microsoft, sendo o Facebook o mais utilizado no Canadá, Austrália, e em alguns países da América do Sul, do Oriente Médio, e do Norte da África. Na América Central predomina a rede social HI-5 e por fim na Europa e na Ásia o cenário é bem variado, sendo grande o uso da rede social Bebo na Europa.
A imagem abaixo ilustra quais redes sociais são mais populares em cada país*:

oxyweb.co.uk
Fonte: Imagem extraída de http://www.oxyweb.co.uk/blog/


* Algumas mudanças a partir de agosto de 2008 ocorreram em relação a esse mapa:

Facebook superou HI-5 na Albânia
Facebook superou Myspace na Áustria
Facebook superou HI-5 em Bahamas
Facebook superou Myspace na Itália
Facebook superou Myspace na Líbia
Facebook superou Skyrock em Madagascar
Facebook superou Bebo na Nova Zelândia
Facebook superou Orkut no Catar
Facebook superou Orkut no Uruguai
HI-5 superou Myspace na Síria