Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Universidade do Trabalho Digital (UTD) é inaugurada e oferecerá cursos de forma gratuita

Novo equipamento de formação e capacitação foi inaugurado ontem, no Centro. A Universidade do Trabalho Digital (UTD) oferecerá formação na área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) de forma gratuita



O interesse em tecnologia é antigo e encontrou reforço durante o ensino médio realizado em escola profissionalizante com foco em informática. O curso avançado em Java, oferecido pela recém-inaugurada Universidade do Trabalho Digital (UTD), será um aprofundamento para Elisvelton Teixeira, 20, que estuda análise e desenvolvimento de sistemas.

Com foco em estudantes egressos do sistema público e nos comerciários do Centro, a UTD oferecerá formação básica e avançada em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC). Os cursos serão oferecidos no prédio do antigo Cine São Luiz, na Praça do Ferreira. O equipamento teve investimento superior a R$ 3 milhões e possui capacidade de formar até 1.524 pessoas por ano.

Para o titular da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece), René Barreira, o fato de o equipamento estar instalado no Centro representa “uma contribuição do Estado para a requalificação” da área.

O secretário apontou que a UTD possibilitará a democratização das oportunidades de acesso aos cursos de TIC, uma área considerada por ele como estratégica para o desenvolvimento sustentável do Ceará. Cursos de iniciação a softwares livres e qualificações especializadas em TIC serão oferecidos.

Incubadora de ideias

Uma metodologia de ensino e aprendizado diferenciado, que estimule a aprendizagem e seja prazerosa. Essa é a proposta dos cursos oferecidos pela UTD, conforme explicou Geórgia Aguiar, presidente do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), parceiro do equipamento.

Oito turmas já participaram dos cursos no ano passado e o retorno foi muito positivo, avaliou Geórgia. “Era um compromisso do governador começar ainda em 2011, então a gente se dispôs a começar, mesmo em outra estrutura”. Para ela, os cursos, que acontecem nos três turnos, movimentarão ainda mais a área.

Para Ramir Holanda, um dos idealizadores do projeto que resultou na UTD, a iniciativa permitirá que os jovens do Estado sejam qualificados e ocupem as vagas desse setor, presente em todos os grandes projetos atuais. Ele explica que, no Ceará, muitas empresas apresentam vagas que são ocupadas por pessoas de fora, pois os profissionais não apresentam as qualificações necessárias.

Ele ressaltou o foco do equipamento no empreendedorismo. Segundo Ramir, o jovem vai entender que as boas ideias podem ser desenvolvidas e resultar em geração de emprego e renda. “Vai ser possível dizer para o jovem que ele não precisa ser somente empregado, ele pode ter uma ideia legal e desenvolver. Esse é o passo futuro da UTD: apoiar bons projetos. É um processo de incubadora de ideias”.

ENTENDA A NOTÍCIA

A Universidade do Trabalho Digital (UTD) funciona no prédio do antigo Cine São Luiz, na Praça do Ferreira. Cursos de básicos e avançados na área de Tecnologia da Informação e Comunicação são oferecidos de forma gratuita.

Serviço
Universidade do Trabalho Digital (UTD)
Onde: no prédio do antigo Cine São Luiz, na Praça do Ferreira
Mais informações: (85) 3101 6466/ 3101 6456/ 3101 6433

Saiba mais
Cursos ofertados

Iniciação digital; PHP; Linux avançado; Java; Design gráfico; Conectividade e Segurança da Informação. Em todos os cursos há um módulo de empreendedorismo. 

Quem pode participar
Curso de iniciação: pessoas alfabetizadas e com idade a partir de 16 anos. Cursos de qualificação: o aluno também deve comprovar conhecimentos em informática. 
Por Samaisa dos Anjos samaisa@opovo.com.br

Veta Dilma!


Política é correlação de forças. As decisões governamentais tem se baseado nelas. Milhões de brasileiros vêm emprestando sua força para ajudar na decisão da presidenta Dilma em favor do meio ambiente e da humanidade. Me somo a eles. Veta Dilma!

Twitter ensina usuários a esconderem perfil e tuítes da busca do Google


Por coincidência (ou não) um dia após o caso da moça que foi condenada por falar mal de nordestinos no Twitter, a conta Support (que dá dicas e alertas aos usuários da rede social em inglês) postou ontem umas dicas bem legais para quem quer esconder sua conta do Twitter e postagens na rede social da busca do Google. Além disso, a ajuda do Twitter ensina como pedir para algo sair do cache (memória temporária) do Google. O guia completo em inglês pode ser acessado clicando aqui. Ainda não há versão em português.
As principais dicas que a rede social dá são:
- Mudar o nome como ele aparece na área de perfil e mudar o nome de usuário na rede social
Quanto a isso, a dica é mudar para um nome que não se refira diretamente a você. Procure não utilizar termos que alguém, quando for procurar por você, possa usar. Logo, não coloque nome e sobrenome. Inserir um segundo nome que é mais comum (por exemplo: Luis, Carlos, Maria, Carolina) ou mesmo criar um apelido pode ajudar a ficar mais “escondido” do Google.
- Proteger os tuítes
Até é possível achar algum perfil no Twitter pela busca dessa forma, mas a rede não permite que as mensagens postadas sejam visualizadas.
As opções para mudança de nome, login e a de proteção de tuítes estão todas disponíveis na área de configurações (settings) do Twitter, especificados abaixo..
Por que meus tuítes continuam a aparecer no Google após proteger minha conta?
Segundo a página do Twitter, o mecanismo de proteção de mensagens postadas na rede social não é retroativo. Logo, se você tem conta no Twitter há muito tempo e passa a proteger as mensagens hoje, as mensagens antigas poderão continuar a aparecer no Google e em outros mecanismos de busca, pois esses serviços mantêm uma cópia temporária de vários conteúdos.
O mesmo acontece se o usuário deletar a conta. Não é da noite para o dia que tudo sai dos serviços de busca. O conteúdo só sai da busca após o mecanismo de busca gravar uma nova cópia temporária.
Eu postei algo vexatório e quero que seja retirado o mais rápido possível
O Twitter também ensina como solicitar ao Google para remover algo do cache (conhecido como cópia temporária). Em nenhum momento é especificado o quanto tempo isso pode demorar. De qualquer jeito, não custa nada ver como faz.
- Copie o endereço do tuíte (Ele deve ter essa estrutura twitter.com/#!/[username here]/status/12345678). Se você não sabe como conseguir esse link, basta colocar o mouse na área indicada na seta abaixo e clicar. Abrirá uma página com o tuíte e o endereço com a estrutura solicitada no navegador.
- Em seguida, navegue nesta pagina do Google e clique no link para a “ferramenta de pedido de remoção da página da web”. É necessário ter um login no Google para isso.
- Crie uma solicitação para remoção de conteúdo e cole o endereço do tuíte que você quer apagar.
__
Lá do Twitter Help Center (em inglês)
Imagens: Reprodução.

Por  Guilherme Tagiaroli
Em:  http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2012/05/17/twitter-ensina-usuarios-a-esconderem-perfil-e-tuites-da-busca-do-google/


Abrir Empresa pela Internet: A partir de junho, isso será possível


Iniciativa é uma parceria entre Sebrae e MDIC

A partir de junho, será possível abrir uma empresa pela internet. Um piloto do projeto Integrar será implantado no Distrito Federal e em oito Estados: Sergipe, Paraná, Rondônia, Roraima, Tocantins, Ceará, Pará e Paraíba. A iniciativa abre caminho para a implantação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em todo o país.

O Integrar é uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) e a Junta Comercial de Minas Gerais. O projeto é uma adaptação do Minas Fácil, iniciativa que simplificou a legalização de empresas no Estado.

“O projeto segue as regras para abertura e funcionamento de negócios validadas pelo Comitê Gestor da Redesim, que são mais simples, operadas de forma eletrônica”, explicou a gerente-adjunta de Políticas Públicas do Sebrae, Inês Schwingel.

“Enquanto o Banco Mundial aponta que o tempo médio para abertura de empresas no Brasil é de 152 dias, em Minas Gerais é de até nove dias”, explicou Alex Francisco de Oliveira Barbosa, diretor da Junta Comercial de Minas Gerais. Ele participou, ontem(16/05), do II Encontro Nacional da Rede Sebrae de Políticas Públicas, em Brasília.
O evento reuniu cerca de 60 gerentes e analistas do Sistema Sebrae com  objetivo de alinhar ações para o desenvolvimento das estratégias estabelecidas pela instituição. Entre os quais a implantação em todo o País da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06).

*Com informações da Agência Sebrae

Fonte: http://idgnow.uol.com.br/internet/2012/05/17/a-partir-de-junho-sera-possivel-abrir-empresa-via-internet/

 

O negócio do século?

 
Mark Zuckerberg coloca no mercado mais de 421 milhões de ações do Facebook. A operação abre debate sobre o potencial, a longo prazo, de geração de receitas do site

 A rede social Facebook anunciou ontem um aumento de 25% no número de ações que colocará à venda em sua entrada na Bolsa, marcada para amanhã, o que pode significar quase 16 bilhões de dólares.

Em um novo comunicado, o Facebook informou que colocará no mercado mais de 421 milhões de ações, contra o número de 337 milhões anunciado previamente, com a possibilidade do total de títulos superar 484 milhões no caso de uma forte demanda dos investidores.

A questão é: isso será realmente um bom negócio? Hoje, ninguém duvida que o Facebook é um gigante da Internet que ganhará muito dinheiro durante muitos anos, mas isso não significa que sua abertura de capital seja o negócio do século para aqueles interessados em comprar suas ações.

A demanda dos investidores está tão forte que, a curto prazo, parece realmente um bom negócio. Contudo, muitos analistas são céticos quanto à valorização da empresa, uma vez que sua capitalização em bolsa, que pode chegar aos 104 bilhões de dólares, representa mais de 60 vezes o lucro esperado para este ano e 40 vezes mais que o esperado para 2013.

Em média, as ações do Nasdaq e da Bolsa de Nova York - onde serão negociadas as ações do Facebook sobre o símbolo FB - têm uma valorização que representa cerca de 20 vezes o lucro da empresa. O coeficiente de capitalização dos resultados do Google -competidor direto do Facebook - é de 18,5.

Além disso, os últimos resultados financeiros da rede social revelam uma desaceleração do crescimento de seus ingressos publicitários (leia matéria nesta página), uma alta dos custos e um ganho pífio com o aplicativo do Facebook para celulares.

“É muito possível que a empresa esteja supervalorizada”, diz o analista Rick Summer, da Morningstar. Segundo ele, o valor de uma ação do grupo não deveria superar US$ 32 sendo que pode chegar a US$ 38.

Para Trip Chowdhry, da Global Equities Research, as expectativas devem de fato ultrapassar os fundamentos da companhia e seu futuro é incerto.

“Tudo dependerá de o Facebook conseguir continuar dominando a publicidade digital e da empresa manter o controle dos dados pessoais dos usuários, objeto de desejo dos anunciantes”, diz Chowdhry.

Segundo ele, o Facebook poderá levar vários anos para justificar sua atual capitalização: os ingressos podem crescer rapidamente com a publicidade na Internet, mas não os lucros, estima.

Nesse sentido, o Facebook deve realizar investimentos em pessoal, equipamento, compra imobiliária e aquisições, como a do aplicativo Instagram, por 1 bilhão de dólares (da AFP).


ENTENDA A NOTÍCIA

A estreia do Facebook na Bolsa de Valores, prevista para esta sexta-feira, causa um verdadeiro rebuliço no mercado financeiro. Há quem veja aí uma oportunidade para ficar milionário, mas muitos desconfiam da rentabilidade.

16 BI de dólares é quanto especialistas apontam que o Facebook poderá arrecadar em sua primeira incursão à Bolsa de Valores


900 milhões de usuários é quanto aproximadamente tem hoje o Facebook


Fonte:  http://www.opovo.com.br/app/opovo/tendencias/2012/05/17/noticiasjornaltendencias,2840821/o-negocio-do-seculo.shtml