Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Vila Pôr do Sol recebe placas com nomes de ruas

 

Ruas recebem nomes relacionados com a simbologia local e moradores ilustres

O Bairro Criativo Vila Pôr do Sol, na praia de Lagoinha, em Paraipaba – Ceará, já conta com placas com os nomes das suas ruas e travessas devidamente colocadas para melhoria da qualidade de vida dos seus moradores e para a orientação turística. A iniciativa da própria comunidade nominou todas as ruas e travessas com nomes de moradores que foram importantes para o seu desenvolvimento, são pescadores, parteiras, artesãos e outras personalidades que ajudaram a criar e manter essa vila de pescadores, trabalhadores e artistas, e que agora são homenageados e eternizados como nomes das suas ruas e travessas.

Dedé Pacheco Coordenador de Cultura

A iniciativa surgiu durante o planejamento estratégico do bairro criativo e foi logo acolhida pela gestão da prefeita Ariana Aquino. O vereador Antônio Vandélio Barbosa apresentou - na forma de um projeto de lei que foi aprovado na Câmara Municipal - os nomes escolhidos pelos moradores. 

Lei aprovada na Câmara Municipal de Paraipaba

Para a confecção das placas a comunidade contou com o apoio do Supermercado Docelar. Uma equipe da secretaria de infraestrutura do município instalou as placas nas casas da Vila.

Kátia, da Governança do Bairro Criativo.

O Bairro Criativo Vila Pôr do Sol conta com um plano estratégico e uma agenda de desenvolvimento sustentável que são conduzidos por uma Governança comunitária e apoiados pela Coordenadoria de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraipaba, Coletivo Território Criativo e Instituto Landuá das Artes.

Artesão +Josué deu nome a rua em que morou
O Bairro Criativo Vila Pôr do Sol vem contando também com parceiros como Sebrae, Banco do Nordeste do Brasil/BNB, Universidades e empresas locais.

Todos os nomes das ruas e travessas foram escolhidos pelos moradores

Próximos passos: O Bairro Criativo Vila Pôr do Sol aguarda a instalação de Internet pública para moradores e visitantes (que já está sendo providenciada pela Prefeitura Municipal) e o incremento da agenda de desenvolvimento sustentável da comunidade, a ser apoiada pela área de advocacy do Coletivo Território Criativo. 

 

W. Del Campo.