Pesquisar este blog

domingo, 3 de abril de 2022

Encontro histórico reúne ícones do movimento cultural do Conjunto Ceará

 

Adairton Moreira, Claudinho e Paulo Eduardo (Sukita) - Ícones do movimento de resistência

Referências históricas do movimento cultural, social e político do Conjunto Ceará se reuniram em um sítio para comemorar o aniversário de uma das suas maiores lideranças. O encontro foi organizado para festejar o aniversário de Adairton Moreira, ícone da Central de Cultura e Organização Popular/CCOP, do Espaço Cultural Shangri-lá e do movimento comunitário do Conjunto Ceará.

Intelectuais, artistas e lutadores sociais

Mais do que uma festa de aniversário, o evento foi também uma reunião de militantes, artistas, produtores culturais e intelectuais que fizeram e fazem a história do Conjunto Ceará. Nesse momento em que o Bairro luta para ter respeitadas a sua história e a sua cultura, essa reunião significa muito para a memória e para o futuro da comunidade.

Professor Joatan Freitas fala no encontro

Nomes como Paulo Eduardo (Sukita), Chocolate, Marcos Rodrigues, Claudinho, professor Joatan Freitas e o próprio Adairton Moreira - juntamente com todos e todas que representam uma das mais criativas e aguerridas gerações do movimento social do Conjunto Ceará - têm muito o que ensinar para os novos lutadores sociais que hoje defendem a cultura e autoafirmação da comunidade, e muito a colaborar com lutas como a do "S.O.S. Conjunto Ceará" que busca influenciar para que o futuro da cultura no polo de lazer, no polo criativo e na região, seja tão significativo e impactante quanto foi outrora sob a condução desses militantes históricos.

Uma geração de artistas compromissados com a comunidade

Soma-se a essa geração artistas importantes como Kacá Maciel e Acauã, e intelectuais como o professor Jonas Serafim, que já estão engajados no S.O.S. Conjunto Ceará. A aproximação e colaboração entre as diferentes gerações do movimento cultural e social do Bairro, pode assegurar um futuro de conquistas e vitórias para o movimento e maiores possibilidades para as novas gerações e para o desenvolvimento sustentável da comunidade.

Uma geração que transformou o Conjunto Ceará

Parabéns a Adairton Moreira e a toda essa geração de lutadorxs! Que venham muitos outros aniversários, muitos outros encontros como esse, e muitas lutas e vitórias para um Movimento Criativo intergeracional no Conjunto Ceará.

Professor Marcos Rodrigues discursa no evento

O empresário Marcelo Wagner também esteve presente

Chocolate com Paulo Eduardo (Sukita)
 
Professora Inês com Adairton Moreira

Eglantine e Jori prestigiaram o evento

O encontro foi saudado pelo Movimento Dias de Luta e pelo Coletivo Território Criativo que manifestaram o seu respeito e admiração pelo legado dessa geração no campo cultural, político e social.


Cosmos Filho para o Blog Mundos Possíveis. 

 

 

Governadora recebe denúncias e propostas para o Polo de Lazer do Conjunto Ceará

 

Ana Cristina entrega dossiê à governadora Izolda Cela

A governadora Izolda Cela recebeu, do Movimento S.O.S. Conjunto Ceará, um dossiê sobre a situação da reforma do polo de lazer. O documento - entregue por Ana Cristina (ativista do movimento) - com um conjunto de informações contendo os compromissos assumidos, e não cumpridos, pelo governo do estado e prefeitura de Fortaleza perante a comunidade, também apresenta a denúncia de que a construtora responsável pela obra da reforma demoliu o prédio sede do Coletivo Território Criativo e do Polo Criativo do Conjunto Ceará, causando um prejuízo incalculável para o movimento cultural e para o desenvolvimento sustentável do Bairro.

A governadora e sua equipe vêm acompanhando a situação e, inclusive, têm tratado dessas questões com o S.O.S. Conjunto Ceará em reuniões como a que aconteceu, em seu gabinete, no dia 16 de março de 2022, quando Izolda Cela ainda era a vice-governadora. Agora ocupando a cadeira de governadora terá ainda mais possibilidades de atender ao movimento cultural e agentes sociais e criativos que atuam no Polo Criativo do Conjunto Ceará.

Governadora Izolda Cela com Ana Cristina do S.O.S. Conjunto Ceará

Junto com o relatório, e com a denúncia, também foi entregue pedido para que o governo converse com a comunidade e corrija os desvios que foram feitos no projeto original acordado entre poder público e moradores, com o intuito de assegurar a reconstrução do prédio do Coletivo Território Criativo, a construção da concha acústica do anfiteatro (pista velha) e a garantia de retorno para todos os empreendedores que já trabalhavam no polo de lazer antes da reforma.

Movimento pediu políticas públicas para o polo de lazer no pós-reforma
Outro ponto que que já vem sendo conversado com a equipe da governadora Izolda Cela é a adoção de políticas públicas no “pós-reforma” como, o fortalecimento do Polo Criativo, e um conjunto de programas, projetos e ações voltados para a cultura, para as juventudes e para os empreendedores.

Novas conversas acontecerão para fazer as correções de rumo e retomar o sentido de concertação social entre governo e comunidade, tanto na reforma do polo de lazer como no tocante ao desenvolvimento do Conjunto Ceará.

 

Cosmos Filho.