Pesquisar este blog

domingo, 27 de fevereiro de 2022

Coletivos do Conjunto Ceará cobram politicas públicas para o polo de lazer

 

Coletivos se reúnem no Conjunto Ceará e cobram promessa do governo do estado

Os coletivos sociais, culturais e criativos que atuam no polo de lazer do Conjunto Ceará reuniram-se no Centro Cultural Patativa do Assaré/CCPA, no dia 26 de fevereiro de 2022, para discutir o pós-reforma do polo, e as políticas públicas necessárias para o fomento e fortalecimento do movimento cultural, apoio e inclusão das juventudes e desenvolvimento comunitário do Conjunto Ceará.

No centro das preocupações está a reforma e requalificação do prédio sede do Coletivo Território Criativo, acordadas, e até então, não cumpridas pelo governo estadual, e que deverá, segundo acordo firmado com a casa civil e com a secretaria de cultura do estado, funcionar como um coworking (escritório colaborativo) para grupos, instituições, coletivos e agentes criativos do Conjunto Ceará, e abrigar um HUB social para prospectar e catalisar oportunidades voltadas para o atendimento a demandas e redução de déficits sociais da comunidade. 

Representantes do Movimento S.O.S. Polo Resistente!
A comissão que se reuniu no CCPA no início da noite do dia 26/02 contou com representantes dos coletivos que lideram o movimento S.O.S. Polo Resistente! E traçou planos de luta que envolvem o fortalecimento de uma agenda positiva junto a parlamentares, poder público, movimento sociais e outros coletivos sociais, culturais e criativos.

Importante registrar que esses coletivos são os mesmos que derrotaram dois leilões da COHAB - quando esta tentou vender prédios históricos do Conjunto Ceará (o CCPA e a sede do próprio Coletivo Território Criativo) – E que também conquistaram a reforma da “ponte dos ingleses” na praia de Iracema, ao realizar a ocupação criativa do local e denunciar a situação de abandono e descaso do poder público para com o monumento.

Portanto, a luta está em boas mãos e o movimento cultural, social e comunitário do Conjunto Ceará pode esperar novos e emocionantes capítulos nessa “novela” em que se transformou a reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará.

 

Por Cosmos Filho, para editoria de cultura.