Pesquisar este blog

quinta-feira, 18 de janeiro de 2024

CENTEC e SEBRAE firmam parceria com o Hip Hop

 

Representantes do Coletivo Território Criativo e do Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 conversaram, na tarde do dia 17 de janeiro, com o presidente do Instituto CENTEC, Acrisio Sena, e com o Superintendente do Sebrae Ceará, Joaquim Cartaxo. A reunião realizada na sede do Sebrae em Fortaleza tratou de uma parceria envolvendo as entidades para realizar um projeto piloto com a Economia Criativa do Hip Hop.

Ficou definido que inicialmente o projeto focará na Moda Hip Hop e que a partir desse setor serão trabalhadas várias atividades produtivas relacionadas com a Cultura Hip Hop.

Essa não é a primeira iniciativa do Movimento Hip Hop com Moda, no Ceará. o Fórum Cearense de Hip Hop já havia realizado desfile com roupas características da cultura de rua. E em dezembro de 2023, O FCH2 e o Coletivo Território Criativo parcerizaram com o Curso de Design de Moda da Universidade Estácio/Via Corpvs e realizarem com grande sucesso um desfile de Moda Hip Hop durante as comemorações da Semana estadual do Hip Hop 2023 e Cinquentenário Mundial do Hip Hop. Na ocasião, os(as) estudantes do curso organizaram um desfile de moda autoral atuando em todas as fases do evento, desde o conceitual, o desenho e confecção das peças, seleção dos (das) modelos, escolha dos looks, contratação da estrutura e profissionais, e realização do desfile. O evento aconteceu no Anfiteatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura no dia 16 de dezembro de 2023 ( saiba mais aqui: https://ootimista.com.br/panorama/estudantes-de-moda-assumem-producao-de-looks-e-desfile-em-alusao-aos-50-anos-do-hip-hop/)

O setor da moda foi escolhido devido à sua grande capilaridade em relação a vários produtos e serviços criativos vinculados à cultura Hip Hop, o que possibilita incluir uma considerável quantidade de atividades diversas no projeto.

Um grupo de trabalho envolvendo os parceiros ficará responsável por dar forma e conteúdo à proposta. Em cooperação atuarão Coletivo Território Criativo e FCH2 com o conceitual e a mobilização; Instituto CENTEC com formações e qualificações; e o Sebrae responderá pela parte de negócios.

 

Cosmos Filho.