Pesquisar este blog

quinta-feira, 28 de outubro de 2021

Audiência pública mobiliza Paraipaba em defesa do meio ambiente

Sociedade civil de Paraipaba participa da audiência
Movimento “S.O.S. Morro de Lagoinha” leva a sociedade de Paraipaba a refletir e se engajar na luta pelo meio ambiente do Município. Uma multidão lotou o plenário da câmara de vereadores de Paraipaba no início da noite da quarta-feira (27 de outubro) para debater a situação do morro símbolo da praia de Lagoinha, um monumento natural ameaçado de desaparecer por causa da ação humana e das intempéries.
 
Grande representatividade dos setores produtivos e sociais do Município

Conquista do movimento, uma audiência pública unificada entre a Assembleia Legislativa do estado do Ceará e a Câmara Municipal de Paraipaba, e presidida pelo vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia, deputado estadual Acrisio Sena, reuniu vereadores, associações, empresários, pescadores, intelectuais, ambientalistas, cientistas, Secretária Estadual de Meio Ambiente (SEMA), Ministério Público e a gestão municipal.

Deputado estadual Acrísio Sena preside a audiência pública

O programa “Cientista-chefe” do governo estadual apresentou um amplo relatório contendo o diagnóstico e propostas de intervenção imediata dos poderes públicos para evitar que o morro de Lagoinha desapareça.

Vereadores compareceram à audiência pública

Vereadores participaram das discussões
O ambientalista Célio Laurentino (o Célio Pescador) entregou à SEMA uma proposta de intervenção para minorar a situação do Morro. Fruto do conhecimento vivencial, a proposta visa providências imediatas a ser adotadas antes da chegada da "quadra invernosa" que deverá agravar ainda mais a situação do cartão postal de Lagoinha.

Célio Pescador entrega proposta para cientista da SEMA

A prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, se comprometeu a tomar todas as providências necessárias para a preservação e recuperação do Morro de Lagoinha. 

Prefeita Ariana Aquino reafirma compromisso em relação à questão ambiental do Município
Foram entregues à Assembleia Legislativa e SEMA várias denúncias envolvendo outras irregularidades ambientais em Paraipaba, principalmente problemas referentes à carcinicultura e a degradação causada por essa atividade. Moradores do distrito de Camboas denunciaram a destruição de aproximadamente 11 lagoas naturais no Município e pediram providências às autoridades presentes.  

Gestão municipal, poder legislativo e sociedade civil representados na audiência pública

 

Encaminhamentos:

A audiência pública encaminhou a criação de um grupo de trabalho com sociedade civil, prefeitura, câmara municipal, SEMA, ministério público e assembleia legislativa para dar segmento às providências necessárias em relação ao morro de Lagoinha, organizar uma nova audiência pública que será realizada no distrito de Camboas e avançar na identificação e discussão de outras situações ambientais que necessitem atenção em Paraipaba.

Deputado Estadual Acrísio Sena (no centro da foto)

O evento está sendo considerado um marco histórico para o Município e para o meio ambiente da região e representa uma grande vitória para a sociedade civil que “apressa o passo” na conscientização ecológica da população e no cuidado com o patrimônio natural da Paraipaba. Com mais essa ação, o Movimento S.O.S. Morro de Lagoinha se consolida como uma força mobilizadora e de articulação no tocante à causa ambiental em Paraipaba.

 

Da editoria de meio Ambiente.