Pesquisar este blog

quarta-feira, 18 de janeiro de 2023

Paraipaba em discussão sobre Políticas Públicas Culturais com UNESCO e SECULT CE

 

Dedé Pacheco com Luisa Cela (Secretária de Cultura do Estado do Ceará)

O Coordenador de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da Prefeitura de Paraipaba, Dedé Pacheco, participou do Seminário de Abertura ECult (Escola Livre - Gestão, Produção, e Políticas Culturais), acompanhando a mesa “A Gestão Cultural e os Desafios das Políticas Públicas Impermanentes”, que aconteceu no auditório da Escola Porto Iracema das Artes, em Fortaleza - Ceará.

O evento que reuniu amplos setores da cultura do estado, contou com a participação de Lia Calabre, integrante da cátedra UNESCO de Políticas culturais e Gestão, e de Luísa Cela, Secretária de Cultura do Estado do Ceará.

Evento reuniu artistas, gestores e produtores da cultura do Ceará
Além de participar da importante discussão sobre as “impermanências” das políticas culturais, que remete à descontinuidade de ações, projetos e programas estatais; inadequação da institucionalidade às realidades regionais; e a diferença entre “o tempo dos governos” e “o tempo da vida”, Dedé Pacheco aproveitou para fazer contatos e articulações visando atrair políticas públicas e reforçar ações em curso no Município. Dedé também conversou com a Secretária de Cultura do Estado do Ceará, Luísa Cela, sobre futura agenda para apresentar as demandas da cultura de Paraipaba.

Coordenador de Cultura de Paraipaba representou o Município

O Coordenador de Cultura de Paraipaba esteve acompanhado de uma equipe do Coletivo Território Criativo, que vem assessorando o planejamento de ações e a elaboração de políticas públicas culturais pela Coordenadoria, além de apoiar com advocacy a agenda estratégica da cultura do Município.

*O apoio do Coletivo Território Criativo às ações da cultura, fazem parte da Estratégia “Paraipaba+35”, que fomenta cinco setores estratégicos para o desenvolvimento sustentável local (Comércio, Turismo, Cultura, Pesca e Agricultura). As ações do TC estão focadas na sociedade civil, com prioridade para comunidades e instituições, mas também pode fortalecer políticas públicas e órgãos vinculados ao setor.

 

Cosmos Filho.