Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Irrigantes de Paraipaba se reúnem com parlamentares

 

Presidente da Câmara Municipal: Vereador Renan Martins (ao centro)

A Associação do Distrito de Irrigação Curú Paraipaba/ADICP se reuniu na manhã do dia 17/02/2023 com o presidente da Câmara Municipal, vereador Renan Martins, com o vereador Felipe do Arnóbio, com a Secretaria de Agricultura, Pesca e Recursos Hídricos/Seagro e com o Coletivo Território Criativo. Na pauta a reorganização do Distrito de Irrigação e os desafios da agricultura de Paraipaba.

Foram discutidos assuntos de grande importância como as dificuldades criadas pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca/DNOCS que vem protelando e dificultando a renovação do contrato de gestão da ADICP, o que deixa o perímetro desassistido e joga os irrigantes na incerteza e desamparo; a situação da produção de cocos com preços defasados e escassez de canais de comercialização; as oportunidades oferecidas pelas gestões municipal, estadual e federal; e a renovação das diretorias da ADICP e da Cooperativa de Produtores de Coco.  

O presidente da ADICP, Sr. Luiz Abreu, relatou as dificuldades enfrentadas junto ao DNOCS e os impactos negativos que isso vem causando à Associação e aos produtores, e falou da necessidade de um apoio efetivo da gestão municipal e da Câmara para socorrer a Associação e amparar os produtores diante do abandono e inação por parte do DNOCS.

Os presentes falaram da responsabilidade do DNOCS sobre toda a situação de abandono e dificuldades que o perímetro vem passando desde 2014, quando o órgão federal deixou de assegurar as condições adequadas para a irrigação; denunciaram as consequências do vácuo de governança causado pela não renovação do contrato de gestão da ADICP por parte do DNOCS; e sugeriram providências jurídicas, administrativas e políticas para denunciar a situação e encontrar soluções.

Representantes do Território Criativo, ADICP e Câmara Municipal de Paraipaba
O Coletivo Território Criativo enfatizou a necessidade de uma concertação envolvendo as organizações representantes dos irrigantes, a gestão municipal, a Câmara, e colaboradores, visando a articulação de um plano estratégico que responda às principais demandas dos produtores e do município, e que possa ser trabalhado junto aos poderes públicos, parlamentos e parceiros nos três níveis da federação.

Vereador Felipe do Arnóbio apoiando os irrigantes
O presidente da Câmara de Vereadores de Paraipaba, Renan Martins, se mostrou grande conhecedor dos problemas dos irrigantes, falou do impacto negativo que o comércio e a economia local vem sofrendo devido aos problemas que atingem a cultura do coco como defasagem nos preços e os monopólios que incidem sobre a comercialização desse fruto, disponibilizou o parlamento municipal como parceiro das lutas dos agricultores, e se dispôs a colaborar com um conjunto de ações que possa dar visibilidade, abrir debates e construir soluções para os problemas apresentados pelos produtores.

Sr. Luiz Abreu presidente da ADICP
O secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, Jean, também colocou a secretaria à disposição dos irrigantes e já apresentou algumas propostas e sugestões para ajudar na superação dos desafios apresentados.

 

Jean, Secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos de Paraipaba

Os presentes destacaram a importância de contar com a gestão da prefeita Ariana Aquino como apoiadora da causa dos irrigantes e com os governos estadual e federal como canais importantes de diálogo e soluções.

Dr. Brito, advogado, assessor da ADICP

Nova reunião será agendada com as entidades para elaborar um plano de ação e tomar providências em defesa do perímetro Irrigado e dos produtores de Paraipaba.

 

W. Del Campo.