Prefeita Ariana Aquino no assentamento Aroeiras |
A Prefeita de Paraipaba, Ariana Aquino, visitou o assentamento Aroeiras, no sábado (07 de janeiro), ouviu os agricultores e definiu uma série de benefícios para a comunidade.
Plenária dos assentados de Aroeiras com a prefeita Ariana Aquino |
Casa de Farinha (em construção) na sede da Associação |
A prefeita solicitou que a Associação local realize o cadastro de todos os assentados para possibilitar o acesso da comunidade a mais políticas públicas e facilitar o atendimento por parte da gestão municipal.
Ariana Aquino defendeu a institucionalização do assentamento com a sua legalização junto aos órgãos competentes e se colocou à disposição para ajudar nesse desafio.
Dr. Vicente Aquino, membro do Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e um entusiasta do desenvolvimento sustentável de Paraipaba, também esteve presente, falou da luta que liderou para a conquista da energia trifásica, que abastece o assentamento, refletiu junto com a comunidade sobre quais ações se pode fazer para que a vida das pessoas realmente mude para melhor, propôs a criação de um grupo de virtual de trabalho envolvendo o poder público e os assentados para garantir e acelerar o atendimento das demandas, e também se colocou à disposição para continuar apoiando o desenvolvimento do assentamento Aroeiras.
Dr. Vicente Aquino Conselheiro da Anatel |
O evento contou com a presença do Secretário municipal de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos (Jean), do Coordenador de Cultura de Paraipaba (Dedé Pacheco), do Presidente da Associação do Distrito de Irrigação Curú-Paraipaba (Luiz Abreu), e da equipe de consultores do Coletivo Território Criativo.
Dedé Pacheco, Coordenador de Cultura de Paraipaba |
Sr. Luiz Abreu presidente da Associação dos Irrigantes/ADICP |
O assentamento Aroeiras dispõe atualmente de uma emenda parlamentar da deputada federal Luizianne Lins (PT) para apoio ao abastecimento d’água e instalação de um Mandalla (tecnologia social de agricultura orgânica e segurança alimentar), além de já contar com três poços profundos marcados e aguardando perfuração e instalação pelo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS) e pela Superintendência de Obras Hidráulicas (SOHIDRA) do governo do estado.
*Aroeiras é uma das comunidades apoiadas pela área de advocacy do Coletivo Território Criativo que, por meio da estratégia Paraipaba+35, fomenta o desenvolvimento sustentável do municipio priorizando cinco setores estratégicos: Agricultura, Turismo, Comércio e Cultura.
W. Del Campo.