Pesquisar este blog

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Inovação: Grupos Culturais e Esportivos vão montar Programação Alternativa para a Tradicional Festa Junina do Conjunto Ceará

Paticipe. Construa o Território Criativo!

Eleições 2012: Algumas questões sobre o futuro de Fortaleza



Com a aproximação das eleições municipais 2012 em Fortaleza se abre um grande espaço para a reflexão sobre essa cidade. Uma das principais questões a serem discutidas é o modelo de desenvolvimento a ser adotado para as próximas décadas.

Fortaleza apostará nas energias limpas, na economia verde, nas tecnologias sociais, na economia criativa, no trabalho imaterial no comércio justo e no desenvolvimento sustentável como bases de seu futuro econômico e social?

Ou a capital cearense retrocederá, tentando industrializar-se, adotando formas poluentes de produção e vivendo a precarização do trabalho?

A cidade irá seguir com um modelo hierárquico e burocrático de gestão que vem adotando desde sua fundação? Ou vai adotar a descentralização administrativa com a valorização de inteligências regionais de administração e a inclusão de instrumentos de democracia participativa e democracia direta nos seus processos decisórios? 

Na próxima gestão o desenvolvimento local endógeno, entra em pauta ou não?

O Orçamento Participativo será precedido de um bom Planejamento Estratégico de Comunidades?

Essas são algumas questões importantes para o futuro de Fortaleza e que precisam constar dos debates. A mídia, as instituições e os formadores de opinião em geral devem colaborar para assegurar o debate de conteúdo sobre os rumos de nossa cidade. Precisamos de visões de futuro ocupando o espaço politico eleitoral para que possamos avançar para formas Aperfeiçoadas de democracia e tornar o debate politico mais interessante para a juventude e mais produtivo para a sociedade como um todo. Precisamos de sustentabilidade. A começar pelo debate.

 Johnson Sales

Fellow da Rede Mundial Ashoka Empreendedores Sociais
Consultor em Tecnologias Sociais e Advocacy da Embaixada Social
Conselheiro Administrativo dos Centros Urbanos de Cultura, Esporte e Lazer (CUCAS) da Prefeitura de Fortaleza