Pesquisar este blog

sexta-feira, 17 de novembro de 2023

Evento debateu a Economia Criativa do Hip Hop

 

Ministério da Cultura lança edital de 6 milhões de reais durante o evento

A Economia Criativa do Hip Hop foi tema de um Workshop ocorrido no dia 16 de novembro de 2023. O evento organizado pelo Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 em parceria com o Coletivo Território Criativo faz parte das comemorações do Cinquentenário Mundial do Hip Hop e da Semana Estadual do Hip Hop do Ceará/2023.

Artistas e profissionais criativos do Hip Hop do Ceará

Com presenças relevantes do cenário institucional do Ceará como o superintendente do Sebrae no estado, Joaquim Cartaxo; o secretário de juventude da prefeitura de Fortaleza, Davi Gomes; o economista e professor da Universidade Federal do Ceará/UFC, Fábio Sobral; a Coordenadora do Escritório Estadual do Ministério da Cultura/MINC, Andrea Vasconcelos; representantes de movimentos, entidades da sociedade civil e tecnologias sociais;  membros do Movimento Hip Hop cearense; além de acadêmicos e empreendedores criativos, o Workshop “A Economia Criativa do Hip Hop” apresentou a enorme cadeia produtiva dessa cultura que está completando meio século de existência em 2023, e chamou poder público, universidade e sociedade civil a abraçarem a economia criativa do Hip Hop como possibilidade de inclusão socioeconômica e desenvolvimento sustentável de áreas periféricas.

Superintendente do SEBRAE Ceará, Joaquim Cartaxo, fala do potencial econômico do Hip Hop

O evento também discutiu a Moda do Hip Hop como elemento impulsionador das cadeias produtivas relacionadas com a cultura. Durante o Workshop estilistas palestaram, e a jovem estilista Joycianne Alves apresentou croquis prontos e desenhou croquis de moda Hip Hop ao vivo.

 

Joycianne Alves fala do Desfile de moda Hip Hop

Também foi apresentado o projeto do Desfile "Moda Hip Hop 50 Anos" previsto para acontecer no dia 09 de dezembro de 2023 na Praça Verde do Centro Cultural Dragão do Mar como parte das comemorações do Cinquentenário e da Semana Estadual. O projeto do desfile é resultado de uma parceria entre o Fórum Cearense de Hip Hop, o Coletivo Território Criativo e a Universidade Estácio/Via Corpvs, e foi idealizado e está sendo coordenado pela estudante de Design de Moda, Joycianne Alves. 

Davi Gomes, Secretário de Juventude de Fortaleza falou sobre Políticas Públicas e o Hip Hop

Durante o evento foi lançado, pelo Ministério da Cultura/MINC e Ministério da Igualdade Racial/MIR, o edital do Prêmio Cultura Viva - Construção Nacional do Hip-Hop 2023 que destinará ao Hip Hop nacional, R$ 6 milhões, distribuídos entre 325 ações culturais.

Socióloga Andreia Fernandes mediou os painéis sobre a Moda do Hip Hop
 
Poeta Urbano e Rogério Babau
Nomes históricos do Hip Hop do Ceará como Ozinete Santana, Joatan Júnior, Negro Galo, Fabiana Carvalho, Joatan de Freitas, Ana Cristina, Flip Jay, Poeta Urbano e Rogério Babau compareceram ao evento.


Joycianne Alves desenha croquis de Moda Hip Hop

Ozinete Santana e a lendária Flor Fontenelle

Ana Cristina mediou o painel "A Economia Criativa do Hip Hop e seu potencial de inclusão"

Fabio SOBRAL | Universidade Federal do Ceará, Fortaleza | UFC |  Departamento de Teoria Econômica | Research profile
Professor Fábio Sobral (UFC) falou sobre a importância da Economia do Hip Hop

                                    

Empreendedor do Hip Hop, Flip Jay fala no Workshop
 

Estilista Erika Carvalho fala sobre Moda e engajamento social

 

Egidio Guerra diretor do Vale de Inovação Global fala das desigualdades do Ceará

 

Dedé Pacheco, Diretor de Cultura de Paraipaba participou do evento

O fechamento do evento aconteceu com muito breakdance e RAP com os artistas do Coletivo Aldeia Hip Hop se apresentando no tradicional piso xadrez sob o Planetário no Centro Cultural Dragão do Mar: https://www.instagram.com/p/CzueMeEMj5b/

Aldeia Hip Hop fez o fechamento cultural do evento

O Workshop lançou o debate sobre a Economia Criativa do Hip Hop e deve pautar novas discussões em nível local, regional, nacional e internacional reforçando a tradição que tem o Hip Hop cearense em debater as dimensões econômicas dessa cultura.


Cosmos Filho.