Pesquisar este blog

terça-feira, 29 de março de 2022

S.O.S. Conjunto Ceará recebe "artistas de Rua" Contra a Violência do Estado

 

Artistas de vários bairros de Fortaleza se reuniram no Polo Criativo do Conjunto Ceará

A Perifobia* aumenta em Fortaleza e a periferia reage - S.O.S. Conjunto Ceará recebe “poetas de buzão” e artistas de rua para discutir violência institucional e direito à cidade. Na tarde do dia 29 de março/2022, no Centro Cultural Patativa do Assaré, no Polo Criativo do Conjunto Ceará, várias representações de jovens artistas que atuam nos ônibus e nas ruas de Fortaleza se reuniram para discutir a violência que têm sofrido por parte do Estado. A Guarda Municipal de Fortaleza, foi citada como responsável por vários incidentes violentos contra artistas.

O S.O.S. Conjunto Ceará mobilizou os mandatos parlamentares: do deputado estadual Renato Roseno (PSOL); Mandata de vereadorxs “Nossa Cara” (PSOL) e o Mandato da vereadora Larissa Gaspar (PT) para ouvir os relatos dos jovens e encaminhar a discussão para os órgãos públicos e casas legislativas.  Estiveram presentes os coletivos e grupos integrantes do Polo Criativo do Conjunto Ceará e Movimentos “S.O.S. Conjunto Ceará” e “S.O.S. Polo Resistente!”. Também participaram lideranças da Central dos Movimentos Populares/CMP, Zona Imaginária, Movimento de Luta Comunitária/MLC, Sarau Rizoma Corpo Sem Órgãos, Polo Trans, Coletivo Rimadores de Busão, Coletivo Território Criativo, Centro de Defesa da Vida Herbert de Sousa/CDVHS/JAP, Documentário Acadêmico "Se essa rua fosse Palco", Comitê de Prevenção e Combate à Violência, Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa do Ceará,  e Movimento Dias de Luta.

Deputado estadual Renato Roseno (PSOL) conversa com os artistas

Jovens relatam agressões e até tiros disparados por agentes de segurança contra os artistas. A militante Ozinete Santana, ex-dançarina de breakdance e ativista do Movimento Dias de Luta/S.O.S. Conjunto Ceará, lamentou que o preconceito e a violência contra os artistas da periferia persista ao longo de décadas sem que se tome nenhuma providência para preservar a vida, a integridade física e o direito desses jovens à cidade.

Ozinete Santana - Movimento S.O.S. Conjunto Ceará

 

A reunião encaminhou várias ações que devem pautar o movimento social e cultural e pressionar as autoridades e instituições públicas a tomar providências imediatas para responsabilizar os autores da violência institucional e assegurar os direitos e a integridade física, social e psicológica dos artistas.

Anderson - S.O.S. Conjunto Ceará - fala para os jovens artistas

As lutas do S.O.S. Conjunto Ceará para assegurar os direitos dos artistas, coletivos culturais e juventudes ao polo de lazer do conjunto Ceará se tornam, cada vez mais, uma referência para vários movimentos de juventudes, e isso tem possibilitado a criação de uma extensa e densa rede de solidariedade e lutas conjuntas pelo direito à cidade e pela autoafirmação da periferia.


 

*Perifobia – O medo mórbido, exagerado, da autoafirmação da periferia

Eles temem os que vêm “de baixo” e tentam destruir tudo o que eles criam. Assim poderíamos caracterizar os “perifóbicos”, aqueles que criticam violentamente a arte, a produção cultural e os costumes daqueles que não estão exatamente no “centro” do que eles consideram “civilizado”, limpinho e esteticamente tolerável. Mas não é só isso. A “Perifobia” também se dedica a negar espaço político, limitar direitos, impedir acesso a políticas públicas e, principalmente, reagir a qualquer tentativa de autoafirmação, ou autossuficiência da periferia. Para os “perifóbicos”, a dependência e posição de inferioridade da periferia é elemento central da sua fobia social, da sua distinção (BORDIEU 2017) e do seu poder político. Segundo os ditames da “Perifobia” qualquer coisa que “brote” na periferia só será tolerada e ou cultivada se tiver vinculada de alguma forma ao “centro”, seja ele político, econômico e/ou cultural. Fora disso, tudo deverá ser combatido, reprimido, exterminado. É que a autoafirmação, a autossuficiência e o empoderamento da periferia ameaçam o poder, a “superioridade”, os privilégios e distinções dos que se veem como centro. [SOUSA, 2022]

 

Por Cosmos Filho.


Pelos direitos das mulheres

 


Coletivo Território Criativo parceriza com a Defensoria Pública do Estado do Ceará e realiza atividades pelos direitos das mulheres. A programação acontecerá no Centro Cultural Patativa do Assaré, no Conjunto Ceará, no dia 30 de Março de 2022, das 14 às 17h.

 

Cosmos Filho.



Associação dos Irrigantes de Paraipaba realiza SWOT

 

Planejamento Estratégico ADICP
A Associação dos Irrigantes do Perímetro Curú-Paraipaba/ADICP retomou o seu planejamento estratégico na manhã desta terça-feira (29/03/2022). A instituição contou com o apoio do Coletivo Território Criativo que conduziu uma análise SWOT como parte da jornada de planejamento da associação.

2º encontro do planejamento estratégico dos irrigantes de Paraipaba

O planejamento completo está previsto para acontecer ao longo de quatro encontros presenciais, dos quais, dois já foram realizados. O primeiro encontro, realizado no dia 21 de março/2022, na sede da Associação, contou com a aplicação da metodologia Canvas e a definição da Missão, Visão e Valores da entidade; o segundo encontro (29/03/2022) realizou uma análise SWOT/FOFA; e o terceiro encontro deverá aplicar a matriz GUT para hierarquizar e definir prioridades; o quarto encontro será dedicado a organizar uma agenda positiva através da ferramenta 5W2H.

Luiz Abreu - Presidente da Associação dos Irrigantes fala no planejamento estratégico

O planejamento estratégico faz parte de um esforço de modernização, otimização e reposicionamento estratégico da ADICP frente aos atuais cenários e desafios colocados para os irrigantes e para a agricultura de Paraipaba.

Além de diretores, conselho e colaboradores, o encontro ainda contou com a participação do Secretário Municipal de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, Raimundo Nonato Oliveira Silva (o Jean). E como convidado, participou o Sr. Francisco, presidente da Associação de Pequenos Agricultores de Aroeiras.

Jean - Secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos de Paraipaba

O encontro analisou fatores internos e externos, identificando as principais fraquezas e fortalezas, e oportunidades e ameaças para a Associação e para os irrigantes de Paraipaba.

A colaboração dos consultores do Coletivo Território Criativo se deu no âmbito da estratégia Paraipaba+35 que busca empoderar os setores produtivos locais e fomentar o desenvolvimento sustentável do município.

W. Del Campo.