Dia 31 de Março de 2012: Esta data entrou definitivamente para a história do Conjunto Ceará e adjacências. Neste dia foi fundado o Conselho Consultivo do Centro de Cidadania do Conjunto Ceará e adjacências. Um Seminário reunindo vários segmentos das comunidades do entorno do Centro de Cidadania definiu 15 células temáticas de representação de segmentos da sociedade local. O evento contou com a participação da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza, Coordenadoria de Direitos Humanos do Governo do Estado do Ceará, Coordenadoria de Promoção de Políticas de Igualdade Racial da Prefeitura de Fortaleza, Núcleo de Economia Criativa do CUCA Che Guevara, Embaixada Social, Rede Colaborativa de Economia Criativa do Ceará, Conselho de Saúde do CS. Maciel de Brito, dezenas de entidades, grupos e ongs locais, delegados do Orçamento Participativo, grupos esportivos, idosos, jovens, ambientalistas e comunitários.
O Professor Universitário Hebert Maia com larga experiência em projetos de desenvolvimento local e planejamento estratégio de comunidades, foi apresentado como novo Coordenador do Centro de Cidadania. A reforma das piscinas e das quadras esportivas foi anunciada por Marcos Arcanjo (representante da SDH) e apresentada e aprovada pela comunidade a proposta de composição, funcionamento e estratégia do Conselho que deve além de fazer o controle social do Centro, também atuar como fomentador do desenvolvimento local sustentável da região e lutar para conquistar o status de "Território Criativo" para a mesma.
As várias células reunidas realizaram uma chuva de problemas que será utilizada como base para o Planejamento Estratégico das ações do Conselho a ser realizado em data e local que serão definidos na primeira reunião do Conselho, no dia 09 de Abril.
Importantes lideranças locais emprestam sua credibilidade, capilaridade e compromisso com a comunidade e vão fortalecendo o Conselho por meio da ação colaborativa baseada em forte Capital Social.
Lígia Monteiro APENCCE, Joatan Freitas Junior Assessor para a política de crianças e adolescentes da Coordenadoria de Politicas Públicas dos Direitos Humanos do Governo do Ceará e Karine Pinheiro Articuladora da Rede Colaborativa de Economia Criativa do Ceará participaram ativamente das discusões das células.
Luiz Bernardo - Coordenador de Politicas de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Fortaleza fala para a comunidade e sugere criação de uma célula de Promoção da Igualdade Racial no Conselho (sugestão acatada pela plenária).
Raimunda Sales e Liduina Costa representam o Conselho de Saúde do Centro de Saúde Maciel de Brito no Conselho Consultivo do Centro de Cidadania.
Marcos Arcanjo - Representando a Secretaria de Direitos Humanos (SDH) da Prefeitura de Fortaleza anuncia reformas na estrutura física do Centro de Cidadania.
Alguns dos muitos personagens dessa História de empoderamento e protagonismo da comunidade rumo ao desenvolvimento sustentável e á conquista do status de território criativo.
Fabiana Carvalho e Fernanda Sousa trabalhando para assegurar organização e acolhimento para a comunidade e convidados, são um bom exemplo de como a juventude vem cumprindo importante papel na mobilização do território.
Coordenador Hebert Maia lidera mobilização comunitária a partir de uma gestão democrática, participativa e voltada para a valorização dos colaboradores do Centro de Cidadania, dos atores sociais da comunidade e dos ativos do Território.
Ana Cristina Sousa (E-Jovem/Secretaria da Educação do Governo do Ceará) articula e mobiliza os segmentos ligados a Educação.
Ozinete Santana (Coordenadora do Núcleo de Economia Criativa do CUCA Che Guevara) representa importante parceria para o engajamento da juventude do território na temática economia criativa.
Lindemberg Guedes Dos Santos, ativista social que muito tem contribuido com a mobilização da comunidade em torno do Conselho.
Bruno Shamam articulador cultural é uma liderança revelada nos processos comunitários locais
Marcos Rodrigues Coordenador da ONG PRODESC e da Festa Junina Tradicional do Conjunto Ceará, produtor cultural, ambientalista e profundo conhecedor da história da comunidade tem desempenhado importante papel na consolidação do Conselho.
Rapper Eduardo e o ator Kim, duas revelações do cenário cultural da comunidade engajados na mobilização
Mega - Liderança do Skate local representa o esporte radical no Conselho Deliberativo do Centro de Cidadania
Yan Péricles - Artista e produtor cultural - Integra a Produtora Lumpen Produções e mobiliza a juventude para os processos de desenvolvimento e fortalecimento cultural do Território.
Estes são apenas alguns dos muitos e importantes nomes que estão protagonizando essa transformação social e comunitária.