Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de junho de 2012

Jornal Diário do Nordeste inova e lança game preparativo para o Enem

Em uma parceria com o Colégio Ari de Sá e desenvolvimento da agência 101º Macaco, o Diário do Nordeste inova e lança o aplicativo "Diário no Enem" no Facebook. Em formato de game, bem semelhante ao popular "Song Pop", febre da atualidade, o aplicativo do Diário do Nordeste no Enem serve como incentivo para os jovens que irão prestar o exame, na forma de um jogo de perguntas e respostas onde a maior vitória é o desafio de buscar o conhecimento.

Este é o primeiro aplicativo do Diário do Nordeste no Facebook e irá somar-se à fan page do Diário no Enem na rede social, como explica o responsável pelas Mídias Sociais do jornal, Dennis Nunes. "Vimos o sucesso dos jogos sociais na rede e tentamos trazer isso para o lado educativo. É uma forma de incentivar professores e alunos a interagirem", comenta.

O diretor de web da agência 101º Macaco, Alisson Martins, um dos responsáveis pela criação do aplicativo, reforça esta intenção. "Buscamos promover a interação entre os alunos que vão realizar o Enem. Nosso propósito foi desenvolver um aplicativo que fosse divertido e que pudesse servir como forma de aprendizado, para auxiliar as pessoas que vão prestar o Enem".

Martins afirma também ter o pensamento na facilidade do acesso ao projetar a ideia. "Resolvemos criar o aplicativo para o Facebook por ser a rede social mais divulgada no momento entre os jovens. Tentamos fazer algo no mínimo divertido, pensando também na mobilidade, pois ele é compatível com o iPad", determinou.

"Esta é mais uma iniciativa do Diário do Nordeste para se aproximar do seu público, gerando conteúdo e interação. A nossa é ideia é seguir pensando e trazendo coisas novas que agreguem para o nosso internauta", afirmou o editor Web do Diário do Nordeste, Daniel Praciano.

O aplicativo tem como proposta trazer de uma forma mais interativa e divertida o usuário para a fan page, que traz conteúdo específico sobre o Enem dentro do Facebook.

Funcionamento
Para testar seus conhecimentos no aplicativo, é necessário possuir uma conta na rede social Facebook. Em seguida, basta acessar a ferramenta do Diário no Enem (http://svmar.es/DNenem). Nele, o usuário seleciona um amigo para enviar uma questão. Seleciona, então, a área de conhecimento, envia a pergunta e aguarda o amigo responder. Se a resposta for correta, os dois ganham pontos. Se não, nada acontece e segue o jogo. É então criado um ranking entre os amigos, mostrando quem é o maior pontuador da brincadeira.

Havendo alguma dúvida na resolução de uma pergunta, basta que o usuário entre na fan page do Diário no Enem (http://www.facebook.com/diarionoenem) para solucionar a questão. Na página, as dúvidas são coletadas e enviadas a uma equipe de professores do colégio Ari de Sá, que irão responder os usuários na própria rede social.

As questões utilizadas no aplicativo são todas selecionadas e enviadas pelos professores do colégio Ari de Sá e, de acordo com Alisson Martins, não irão se repetir para um usuário, garantido assim que ele possa obter o máximo do conhecimento na brincadeira. "O banco de dados é fornecido pelo colégio Ari de Sá. Nosso intuito é, até a data da prova do Enem, termos entre 1500 e 2000 perguntas disponíveis. Elas não irão se repetir para o mesmo usuário, pois é utilizado um sistema randômico no aplicativo, ou seja, é alternado automaticamente", explica.

sábado, 23 de junho de 2012

Fortaleza 2012 - Um "lixão retórico" pode poluir as urnas.

 A Baixaria e a agressividade protagonizada nos primeiros momentos da sucessão municipal em Fortaleza preocupa e anuncia momentos de irracionalidade e desrespeito aos eleitores. A ânsia desmedida pelo poder tem levado políticos e candidatos a proferirem verdadeiros impropérios. 

Não se vê críticas conceituais ou técnicas ao modelo de gestão, apenas ataques pessoais e adjetivações raivosas. Os importantes temas relacionados com a saúde, educação, transporte, saneamento, empregabilidade, cultura, meio ambiente e estratégias de desenvolvimento, por exemplo, passam ao largo dos debates, falas e pronunciamentos. Fortaleza parece não existir. Os pré-candidatos só conseguem perceber a vaga de prefeito que estará disponível em breve.

A nós cidadãos e cidadãs que votaremos (ou não) nas próximas eleições cabe não nos deixar envolver e arrastar para essa "terra arrasada". Política não é essa raiva insana, desrespeito, palavreado chulo, "vale-tudo" pelo poder.

Vamos insistir em discutir a cidade, o futuro, as grandes questões que impactarão sobre nossas vidas e as vidas das novas gerações. Independente de partidos ou grupos, de onde quer que falemos, o façamos compromissados com Fortaleza, respeitosos com as pessoas e responsáveis para com a educação política da juventude. Não vamos permitir que as eleições 2012 em Fortaleza se transformem em um grande "lixão" midiático e retórico. Não entreguemos nossa cidadania nas mãos de detratores.   

De acordo com o doutor em sociologia e professor de ciências políticas da Faculdade Christus, Clésio Arruda, o histórico das últimas eleições tem demonstrado um afastamento daquelas pessoas com nível de conhecimento de prestação de serviços para a população, fazendo surgir indivíduos sem histórico e com perfil de conhecimento baixo de envolvimento com os problemas da cidade, o que segundo ele, tem contribuído para eleições menos propositivas.

"Ele faz uso de recursos escusos já que não tem trajetória e nem currículo que pudesse preservá-lo. Se joga de forma agressiva, porque a agressão que vem de lá não o atinge. O indivíduo não tem patrimônio moral", disse, salientando ainda que as discussões que têm se colocado não são positivas para a cidade, porque não se discute no campo das ideias e o nível tem a ver mais com manutenção de poder.

Matéria completa com o professor de ciências políticas Clésio Arruda sobre o tema no Jornal Diário do Nordeste:  http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1151892


 Johnson Sales.

terça-feira, 19 de junho de 2012

TV Assembléia "sai do ár" durante entrevista de Luizianne Lins

Vereador quer esclarecimentos sobre interrupção de sinal da TV da AL durante entrevista com Luizianne

Para Ronivaldo Maia, a saída da emissora do ar justamente no horário da entrevista da prefeita pode estar relacionada a motivos políticos


O líder da prefeita na Câmara Municipal, vereador Ronivaldo Maia, disse que vai pedir esclarecimentos ao Ministério das Comunicações e à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre a interrupção do sinal da TV Assembleia, durante programa Jogo Político, que seria transmitido em cadeia, juntamente com a TV O POVO, às 20h30min desta segunda-feira, 18.  

O vereador disse suspeitar que motivos políticos tenham provocado a interrupção da transmissão, uma vez que o presidente da Assembleia Legislativa (AL), instituição à qual está vinculada a TV Assembleia, é pré-candidato à Prefeitura de Fortaleza. 

"É uma coincidência muito estranha que o sinal tenha voltado ao normal justamente depois de terminado a transmissão do programa Jogo Político", afirmou o vereador. 

De acordo com a Coordenadoria de Comunicação Social da AL, que divulgou nota no portal da instituição, o problema foi consequência de ajustes técnicos que estão sendo feitos esta semana nos transmissores da TV Assembleia. A nota diz ainda outras interrupções podem acontecer durante esse período de ajustes e que os programas interrompidos serão exibidos em horário alternativo, tão logo o sinal esteja estabilizado.

Redação O POVO Online

 

Videoconferência pelo facebook já está disponível

Facebook testa botão de videoconferência

Se você usa o formato timeline da rede social, o botão já deve aparecer em seu perfil

por Redação Galileu

Editora Globo
O botão "ligar"
Você já entrou na timeline de um amigo no Facebook hoje? Se sim, é provável que você tenha notado uma pequena diferença: ao lado do botão “mensagem”, abaixo da foto de capa, existe um botão com a opção “ligar”. Ao ativá-lo, você será direcionado para uma conversa de vídeo com seu amigo. Segundo a equipe do Facebook, o botão ainda está em teste e não está presente nos perfis de todos os usuários.

A rede social já havia firmado uma parceria com o serviço de chamadas online Skype no ano passado, mas até então a opção de videoconferência aparecia discreta para os usuários, em um menu com menos destaque. A divulgação maior do feature é vista como uma resposta à tecnologia dos hangouts on air, as videoconferências com possibilidade de streaming via YouTube do Google+.

Você acha que o botão vai estimular mais videoconferências através da rede? Você vai usar o botão? Deixe sua opinião nos comentários.

Via Mashable

domingo, 17 de junho de 2012

Os sonhos são reais

Os sonhos não morrem. Resistem às pessoas e ao tempo. E seguem de coração à coração. Entre sonhos e realidades não há distinção verdadeira, comprovável; Realidades são sonhos materializados e ou frustrados. Sonhos são realidades por vir.  

Poeta Urbano.

quinta-feira, 14 de junho de 2012

"...Alguém está contando com você..." (Eleições 2012)


O momento é de se preparar para uma das eleições mais duras e difíceis da história de Fortaleza. Por inabilidade ou interesses estratégicos divergentes, aliados importantes anunciam que devem marchar em lados opostos. Isso já é lamentável. Mas é pior ainda assistir às declarações, provocações e insultos entre as partes.

Não faz uma semana emitiam-se opiniões favoráveis ou ao menos tolerantes sobre as gestões do PSB no Governo estadual e PT na Prefeitura Municipal de Fortaleza de forma recíproca entre os integrantes de ambas as siglas. Nesse momento vemos PSB atacando de forma Irascível a Prefeitura de Fortaleza; E o PT retribuindo da mesma forma em relação ao Governo do Estado. 

Devemos procurar manter a coerência e tratar com responsabilidade esse momento difícil, sob pena de pagar alto preço histórico. Não se passa de apoiadores a opositores de um modelo de gestão da noite para o dia, apenas devido á questões de poder. Isso é incoerente e perceptível para nossas consciências e aos olhos dos eleitores e muito prejudicial para todos os envolvidos. 

A Política não envolve só os partidos e seus militantes e dirigentes. O povo, a juventude, os cidadãos e cidadãs fortalezenses também estão submetidos a essa atmosfera cívica e social. Portanto é necessário agir com responsabilidade e equilíbrio para não “deseducar”, não semear a oposição irracional, não cair na “adjetivação raivosa” que “satanisa” ex-aliados recentes devido à ruptura.  Esse clima de “terror” e “ódio fratricida” não beneficia as forças populares e progressistas e muito menos ajuda ou fortalece a esquerda. Quem vai usufruir dessa “colheita maldita” é a direita, os pseudo-esquerdistas e o que há de mais conservador e oportunista em nossa política.

Coerência, equilíbrio e serenidade são fundamentais para nos proteger e evitar que sejamos arrastados na torrente passional e autodestrutiva que paira sobre a conjuntura politico-eleitoral de Fortaleza nesses dias.


 Johnson Sales.

quarta-feira, 13 de junho de 2012

Estágio: Seleção para Estagiários/Instrutores do Projeto e-Jovem



O Instituto CENTEC e a Secretaria da Educação - SEDUC, abrem Processo Seletivo para estagiários/instrutores do PROJETO e-JOVEM, que exercerão atividades na área de Informática, Inglês e Empregabilidade – em 66 municípios do estado do Ceará e formação de um banco de talentos.
O Projeto e-Jovem é uma iniciativa do Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Educação – SEDUC. O Projeto oferece formação complementar em Tecnologias da Informação e Comunicação, para jovens egressos e alunos do ensino médio das escolas públicas da rede estadual de ensino, possibilitando a inserção e qualificação para a entrada no mundo do trabalho e geração de renda, enfatizando o protagonismo juvenil.

  • Faça o download do Edital 004/2012 clicando AQUI;
  • Para fazer suas INSCRIÇÕES ON-LINE clique AQUI.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Ruptura entre PSB e PT pode abrir os portões do "Hades"


Lamentável a ruptura entre PSB e PT. Grandes nomes e pessoas imprescindíveis para nosso estado e para a capital marcharão separados nas eleições 2012 em Fortaleza.

Mas em política as coisas se dão em uma lógica diferente: Interesses, vontades e desejos, intransigência, projetos de poder e sobrevivência política se agigantam diante da conjuntura e se impõem.

As forças conservadoras do Ceará fomentaram incansávelmente essa ruptura. A midia compomissada com o alto poder econômico empenhou-se em criar factóides à todo momento e as "almas mais mesquinhas" do cenário político cearense "destilaram seu veneno" em larga escala sonhando com esse desfecho. Psebistas e Petistas não foram capazes de desvencilhar-se dessa "teia de intrigas" e poderão ter "aberto os portões do Hades" por onde já ensaiam se esgueirar "velhos monstros conservadores e direitosos" de nossa política que já se encontravam "desterrados para além mar" ou "aposentados pela força das urnas". Infelizmente é inevitável admitir que a direita ganhou um importante "1° Round" com essa ruptura. Mas também é necessário afirmar que essa luta será exaustiva e distribuida em muitos "rounds".

De qualquer forma, todo respeito aos militantes do PSB e do PT. E todos trabalhando para nossa cidade não “cair nas mãos da direita"; O que seria o maior prejuízo da história atual de Fortaleza. 

No mais é bandeira vermelha nas ruas. E deixar a boa Fortaleza, historicamente crítica e progressista, salvar a si própria.

Virão dias difíceis. Também virão dias felizes. Virão dias de glória que mudarão nossa história. Dias de luta virão. Poeta Urbano.


domingo, 10 de junho de 2012

A SECULT e o “Realismo Fantástico” do “Teatro de Operações” das Eleições 2012


Trocas de Secretários pra cá, exonerações pra lá. Jogos eleitorais e declarações pirotécnicas em programas televisivos criados e estreados sob encomenda, não me dizem muito (pra não falar nada). Pseudo esquerdistas voltando suas baterias oportunistas e pautadas no casuísmo contra a esquerda e as forças progressistas simplesmente por sonharem em ocupar o poder, também não me abalam ou preocupam. Isto tudo faz parte do realismo fantástico que corrói os nossos modernos dias de luta. A “direita sangrenta” com seu “terrorismo verbal” e suas máximas preconceituosas e conservadoras que bradam “defender a vida” com o anti-aborto e celebram o assassinato e a morte defendendo a Pena Capital, também em nada surpreendem, mas causam indignação. 

O que surpreende, entristece e preocupa é a forma como se vem tratando a Secretaria da Cultura no Governo do Estado do Ceará. 

Visivelmente penalizada pela falta de prioridade, “raquitismo financeiro”, ausência de um plano estratégico e carência de celeridade; a pasta agora foi tratada como “anteposto”, “casa de passagem”, “ponto de apoio” dos “malabarismos político-eleitorais”.

Antônio Carlos é um dos "melhores filhos de nosso povo". Um dos gratos rebentos da nova constelação politica do Ceará. Digno, culto, compromissado com as mais nobres causas da humanidade e capaz de, como falou o Che: “Sentir no mais profundo de si qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo”.  Um homem assim está à altura do desafio de conduzir a SECULT e as politicas públicas de Cultura de nosso Estado. Disso não tenho a menor dúvida. O que incomoda é o temor de que esse nobre militante tenha sido alocado na Secretaria, não essencialmente para conduzir a política cultural do Estado, mas para colaborar e cooperar no complexo “teatro de operações” da conjuntura político-eleitoral do Ceará e mais especificamente, de Fortaleza.

Se for assim, não sei se a Secretaria suporta tal tratamento. Não sei o que dará para fazer em tão pouco tempo (os jornais falam em um mês) de duração da passagem de Antônio Carlos pela SECULT. A descontinuidade se abaterá sobre o órgão? A celeridade será ainda mais comprometida? Que futuro imediato se gesta para a política cultural do Ceará e do Governo Cid?

Hoje talvez o melhor e mais significativo resultado da Secult seja a articulação em conjunto com mais três secretarias do estado, com as universidades, ONGs, empresas, artistas e produtores culturais da Rede Colaborativa de Economia Criativa do Ceará (E-Criativa). Essa iniciativa “linka” mais fortemente a secretaria com o mundo econômico e inaugura profundas colaborações com o Ministério da Cultura e com várias instituições e órgãos que trabalham a economia criativa e economia da cultura representando o maior esforço já feito no Ceará para trabalhar a cultura como estratégia de desenvolvimento sustentável e instrumento de inclusão socioprodutiva dos cidadãos criativos de nosso Estado.

O que a Economia Criativa e a Rede E-criativa podem esperar desse atual cenário que envolve a SECULT?

São perguntas que em breve começarão a ser respondidas. É um futuro bem próximo que nos reserva emoções, frustações e conquistas como todos os períodos de mudança e ou instabilidade.

De minha parte fica a apreensão e o desejo de que se perenize uma política planejada, eficiente e eficaz para a SECULT e para a cultura do Ceará. Se Antônio Carlos pudesse fazer parte dessa estabilidade seria maravilhoso. Mas suspeito que na conjuntura atual, não seja possível. E então reitero a minha inquietação e a minha aflição.


Johnson Sales.

sábado, 9 de junho de 2012

PRECE - Educação Cooperativa em pauta

Pude acompanhar a convite do professor Universitário, Empreendedor Social e excepcional Educador, Manuel Andrade que também é meu colega de ashoka, o planejamento de ações do Programa de Educação em Células Cooperativas (PRECE) e Escolas Populares Cooperativas (EPCs).

Nos dias 07 e 08 de Junho/2012 na paradisíaca praia de Mundaú em Trairi-CE reuniram-se estudantes universitários de vários cursos da Universidade Federal do Ceará e membros das EPCs para avaliar os trabalhos e pensar o futuro do Programa.

Além de rever grandes amigos e educadores compromissados com o futuro de nossa juventude e com a transformação do mundo para melhor pude conferir a energia e a maturidade de muitos jovens protagonistas de seu futuro e do futuro das novas gerações. Volto ainda mais empolgado com o PRECE e admirando ainda mais essa tecnologia social tão importante para o Ceará, para o Brasil e para o Mundo. Parabéns a todos os precistas e ao meu querido amigo Manuel Andrade, um dos maiores educadores que nossa sociedade já viu nascer. Obrigado pela oportunidade de mais uma vez testemunhar o avanço histórico da transformação social captaneada pelo PRECE. E contem sempre com minha admiração e cooperação. 

Longa vida ao PRECE e um salve carinhoso para todos os precístas.

"Se a educação sozinha não pode tranformar a sociedade, tampouco sem ela a sociedade muda." Paulo Freire.

6,5 milhões de senhas do LinkedIn vazam na internet



Se você tem conta no LinkedIn, fique atento: a empresa afirmou nesta quarta-feira que está investigando relatos de que cerca de 6,5 milhões de senhas criptografadas da rede social voltada para relacionamentos profissionais e negócios vazaram na internet.

“Nossa equipe continua investigando, mas agora, continuamos incapazes de confirmar que qualquer violação de segurança ocorreu“, disse a empresa em seu Twitter. A brecha foi relatada primeiramente pelo site norueguês Dagens IT, que afirma que as milhões de senhas roubadas foram postadas em um site hacker russo.

Especialistas em segurança na web avisam que usuários devem trocar imediatamente suas senhas para evitar potenciais ataques de hackers. “Primeiro troque sua senha do LinkedIn. Depois, esteja preparado para receber e-mails falsos sobre trocas de senhas no site”, explicou Mikko Hyponen, especialista em segurança da F-Secure, em sua conta no Twitter.

Via The Huffington Post

Fonte:  http://super.abril.com.br/blogs/superblog/65-milhoes-de-senhas-do-linkedin-vazam-na-internet/

quinta-feira, 7 de junho de 2012

Como surgiram as festas juninas?


As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29). No entanto, a origem das comemorações nessa época do ano é anterior à era cristã. No hemisfério norte, várias celebrações pagãs aconteciam durante o solstício de verão. Essa importante data astronômica marca o dia mais longo e a noite mais curta do ano, o que ocorre nos dias 21 ou 22 de junho no hemisfério norte. Diversos povos da Antiguidade, como os celtas e os egípcios, aproveitavam a ocasião para organizar rituais em que pediam fartura nas colheitas. "Na Europa, os cultos à fertilidade em junho foram reproduzidos até por volta do século 10. Como a igreja não conseguia combatê-los, decidiu cristianizá-los, instituindo dias de homenagens aos três santos no mesmo mês", diz a antropóloga Lucia Helena Rangel, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

O curioso é que os índios que habitavam o Brasil antes da chegada dos portugueses também faziam importantes rituais durante o mês de junho. Apesar de essa época marcar o início do inverno por aqui, eles tinham várias celebrações ligadas à agricultura, com cantos, danças e muita comida. Com a chegada dos jesuítas portugueses, os costumes indígenas e o caráter religioso dos festejos juninos se fundiram. É por isso que as festas tanto celebram santos católicos como oferecem uma variedade de pratos feitos com alimentos típicos dos nativos. Já a valorização da vida caipira nessas comemorações reflete a organização da sociedade brasileira até meados do século 20, quando 70% da população vivia no campo. Hoje, as grandes festas juninas se concentram no Nordeste, com destaque para as cidades de Caruaru (PE) e Campina Grande (PB).

Arraial multicultural Tradições européias e indígenas se misturam nessas divertidas comemorações
 
Dança à francesa
A quadrilha tem origem francesa, nas contradanças de salão do século 17. Em pares, os dançarinos faziam uma seqüência coreografada de movimentos alegres. O estilo chegou ao Brasil no século 19, trazido pelos nobres portugueses, e foi sendo adaptado até fazer sucesso nas festas juninas.

Recado pela fogueira
A fogueira já estava presente nas celebrações juninas feitas por pagãos e indígenas, mas também ganhou uma explicação cristã: Santa Isabel (mãe de São João Batista) disse à Virgem Maria (mãe de Jesus) que quando São João nascesse acenderia uma fogueira para avisá-la. Maria viu as chamas de longe e foi visitar a criança recém-nascida.

Sons regionais
As músicas juninas variam de uma região para outra. No Nordeste, as composições do sanfoneiro pernambucano Luiz Gonzaga são as mais famosas. Já no Sudeste, compositores como João de Barro e Adalberto Ribeiro ("Capelinha de Melão") e Lamartine Babo ("Isto é lá com Santo Antônio") fazem sucesso em volta da fogueira.

Abençoadas simpatias
Os três santos homenageados em junho - Santo Antônio, São João Batista e São Pedro - inspiram não só novenas e rezas, como também várias simpatias. Acredita-se, por exemplo, que os balões levam pedidos para São João. Mas Santo Antônio é o mais requisitado, por seu "poder" de casar moças solteiras.

Comilança nativa
A comida típica das festas é quase toda à base de grãos e raízes que nossos índios cultivavam, como milho, amendoim, batata-doce e mandioca. A colonização portuguesa adicionou novos ingredientes e hoje o cardápio ideal tem milho verde, bolo de fubá, pé-de-moleque, quentão, pipoca e outras gostosuras.

Por Cíntia Cristina da Silva



 

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Google avisa quando você é espionado pelo governo

Agora a empresa notifica usuário caso seu País esteja querendo invadir sua privacidade

  Editora Globo

Crédito: Reprodução

Além de dar algumas dicas de segurança para proteger o seu Gmail, o Google agora avisa quando o Estado tenta acessar seus dados. Isso mesmo, uma mensagem personalizada avisa que o governo pode estar de olho em seu email.

Ainda não sabemos se esse feature está ativo no Brasil, mas usuários americanos já declararam terem recebido o aviso.

De acordo com o Google, o aviso não quer dizer que sua conta já foi hackeada, mas sim que você é alvo de um malware ou de um phising attack (quando tentam buscar dados como senhas ou logins através de emails).


 Por Redação Galileu

segunda-feira, 4 de junho de 2012

Enem muda perfil dos alunos da Universidade Federal do Ceará - UFC

De 2011 para 2012, cresceu 15,3% a proporção de alunos que cursaram o ensino médio em escolas públicas e ingressaram na universidade. Além disso, 27,7% dos estudantes da instituição são hoje não oriundos da Capital

GABRIEL GONÇALVES
Leonardo Gomes, 19, de Apuiarés, cursa Ciências Biológicas na Universidade Federal do Ceará em Fortaleza
 
Leonardo Gomes, 19, sorri largamente ao lembrar os perrengues na chegada a Fortaleza, em 2011, para estudar. Quando a até então distante graduação em Ciências Biológicas na Universidade Federal do Ceará (UFC) se tornou realidade, perder-se na Capital antes só visitada nas férias era comum. As histórias de ônibus errados e choros com saudades de casa são hoje boas lembranças.
Estudante de colégio público em Apuiarés, a 128 quilômetros de Fortaleza, Leonardo integra perfil cada vez mais presente nos campi da UFC: o de alunos de escolas públicas se tornando universitários.

De 2007 a 2012, a proporção de estudantes da rede pública ingressantes na instituição subiu 12,6%. Já de 2011 para 2012, o crescimento foi de 15,3%, passando de 27,1% para 31,2% do total de matriculados. Os alunos que começaram a graduação em 2011 foram os primeiros a utilizar o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para acesso ao ensino superior.

Além do maior acesso de estudantes da rede pública, de 2011 para 2012, houve também aumento no percentual de alunos do interior do Ceará.

Proporcionalmente, o crescimento chega a 17,9%. Estudantes não oriundos de
Fortaleza são hoje 27,7% do total de alunos da UFC. “Os estudantes do Interior e das escolas públicas percebem que é possível entrar na universidade”, avalia o coordenador de Planejamento e Avaliação de Ações Acadêmicas, André Jalles.

Para Jalles e para o pró-reitor de Graduação, Custódio Almeida, a adesão ao Sisu - que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) - foi a incentivadora desses crescimentos. Os estudantes do Interior e de escolas públicas acreditam agora que têm chances de passar, defende Almeida. “Eles não precisam mais sair da cidade para ingressar na UFC. Em qualquer região do
Estado podem fazer (o Enem). Essa é a grande história. Muitos estudantes de escolas públicas nunca tinham sonhado em entrar na universidade”, diz.

“Com certeza isso alavanca a educação básica de alguma forma. Os dados mostram que estamos no caminho certo”, considera o pró-reitor. Além disso, ele lembra que a instituição tem ampliado o número de vagas e campi nos últimos anos. Para o secretário-geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC, Thiago Matos, é visível a transformação do perfil dos estudantes da instituição.
“O Enem proporcionou a democratização do acesso”, pontua.

Transformação
Para o professor Jacques Therrien, a forma como o Enem cobra conteúdos é o melhor aspecto da avaliação. O professor da pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (Uece) defende que a adoção do exame como processo seletivo incentiva uma transformação da educação. Desde as primeiras séries. “O vestibular passou a ser cada vez mais para quem tinha determinados conhecimentos. Com ele, você ia fechando cada vez mais a porta ao ensino e à cultura superior. Já o Enem cobra conhecimentos e um tipo de raciocínio”, cita.

O presidente do Conselho Estadual de Educação, Edgar Linhares, compartilha a opinião. “Nosso currículo anterior era altamente elitista. A mudança fundamental do Enem é permitir que o aluno estude o que pode estudar, não pedir coisas impossíveis. O Enem é um grande estimulador”, avalia.

Os índices apontados pela UFC, considera Jacques Therrien, mostram o começo de uma transformação dos paradigmas. “É uma mudança na sociedade congelada em torno dos privilégios”, avalia.

ENTENDA A NOTÍCIA

A UFC tem campi em Quixadá, Sobral e no Cariri. Esse último, tem unidades em Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha. Em todas as cidades está crescendo o acesso de estudantes do Interior e oriundos de escolas públicas.

Saiba mais

Os dados informados pela Universidade Federal do Ceará (UFC) foram colhidos com os estudantes matriculados. O Ministério da Educação afirmou não ter dados de todo o Brasil porque cada universidade faz um levantamento próprio.

Em números absolutos, agora são 1.265 matriculados na UFC oriundos do interior do Ceará. Os alunos de escolas públicas são 1.426.

Os levantamentos feitos pela UFC com os alunos matriculados apontam ainda que apenas 3,6% dos alunos ingressantes em 2012 são de fora do Ceará. Em relação a 2011, houve queda de 39,8%.

Serviço

Inscrições para o Enem
Quando: Até às 23h59min do dia 15 de junho (horário de Brasília)
Como: pelo site www.enem.inep.gov.br Quanto: R$ 35


Por Mariana Lazari marianalazari@opovo.com.br



Dicas para fazer uma boa prova do ENEM



 


Fonte: http://www.opovo.com.br/app/opovo/empregos/2012/06/02/noticiaempregosjornal,2850193/para-fazer-uma-prova-equilibrada-no-enem-2012.shtml


domingo, 3 de junho de 2012

Sobre os nossos tempos (micro ensaio familiar)


Esses são tempos incertos. Cheios de vacilações e perigos. Nada parece estabilizar. E Marx aparenta está certo novamente: tudo que é sólido desmancha no ar'”. Amizades, tradições políticas, História, valores, tudo vai girando rumo às hélices do grande “liquidificador atômico” da pós-modernidade. Nesses “dias desleais” como cunhou Renato Russo na sua aristotélica Metal contra as Nuvens, o que se anuncia como imprescindível para mim é a lealdade recíproca com as pessoas e as causas nas quais acredito e que defendo. Todo o resto é reciclável, quando se fizer assim. Descartável quando não puder ser reciclado. Substituível, quando possível. Lamentável, quando não puder ser substituído. E não me limito neste texto ao cotidiano, ao passional ou ao vulgar, que reconheço que em qualquer contexto, também são muito importantes e mesmo inerentes ás grandes questões humanas. Mas refiro-me prioritariamente e foco no histórico, no político, na condução de nossas lutas e na arquitetura do novo mundo que queremos construir. A cada opção corresponde uma renúncia. Infelizmente, dificilmente há conquista sem sacrifício ou vitória sem dor. O “canto da sereia (ou do tritão)” existe e chama o navegante para os rochedos e Icebergs. É preciso disciplina, Fidelidade, conhecer a si mesmo, saber qual é o seu lugar, estar consciente do que representa e de como deve proceder para preservar sua essência (no sentido metafísico do termo) e não demolir por imperícia o que se levou muito tempo para edificar. Esses são dias fatais para as pessoas de alma frívola. Mas representam campo fértil para homens e mulheres que consigam guiar suas ações por uma visão clara de mundo e pautar suas vidas e lutas em valores compatíveis com essa visão. Esses são tempos de escolhas, de opções, de renuncias, de amizade, lealdade e convicções. Esses são tempos novos, tempos nossos para as novas gerações. E para anunciar e ilustrar a minha disposição e sentimento em relação a fazer a minha parte, lanço mão da obra de Poeta Urbano para declarar: Por quem tá comigo eu vou até o fim!

Johnson Sales.

sábado, 2 de junho de 2012

Americanos criam rede social para encontrar vizinhos

Site foi criado com o objetivo de aumentar a interação entre as pessoas do mesmo bairro


Editora Globo
Rede sociais entre vizinhos já tem mais de 2 mil bairros cadastrados // Créditos: Youtube Nextdoor.com
Uma rede social promete diminuir um dos problemas de se viver em grandes cidades: não conhecer os vizinhos. O Nextdoor.com é uma rede social para vizinhos.

Com o objetivo de aproximar as pessoas e aumentar a sociabilidade, o site também sugere a ajuda entre os membros no mesmo bairro. Se você precisar de uma escada, cortador de grama ou até de uma xícara de açúcar, é só pedir no site.

Além disso, a rede visa colocar em pauta assuntos relevantes para aquele local como se fosse uma grande reunião de condomínio. Dúvidas e sugestões podem ser publicadas e discutidas online. Indicações de serviços próximos e eventos também podem ser divulgados.

“Conforme você envelhece a comunidade mais valiosa passa a ser aquela em que você vive”, diz Nirav Tolia, chefe executivo do Nextdoor, sediado em São Franscico, na Califórnia. “O bairro é onde você compra uma casa, onde as crianças vão para escola, onde você passa a maior parte da sua vida.”

O site assegura ser confiável porque é de responsabilidade da equipe checar se as pessoas inscritas vivem mesmo naquele bairro. As informações não aparecem nos sites de busca e são restritas, inclusive, não existem anunciantes dentro do site.

Para impedir a entrada de intrusos o site pede que os novos usuários provem que realmente vivem em suas residências. O processo é debitar um valor simbólico de um centavo no cartão de crédito do novo membro que estará vinculado ao endereço, atestando sua veracidade.

Depois de aprovado, a rede social oferece um mapa de casa por casa dos vizinhos que estão conectados – embora os membros possam escolher não ter seus nomes vinculados aos endereços.

A empresa, que lançou o serviço em outubro do ano passado, já tem mais de 2 mil bairros cadastrados em todo o país.

“A identidade dos bairros não foi destruída pela internet”, diz Robert J. Sampson, professor de sociologia em Harvard. “Há uma má interpretação comum de que a tecnologia leva, inevitavelmente, para o declínio da comunidade local. Eu não acredito nisso. A tecnologia pode ser aproveitada para facilitar as interações locais. "



 por Redação Galileu. 
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI307710-17770,00-AMERICANOS+CRIAM+REDE+SOCIAL+PARA+ENCONTRAR+VIZINHOS.html

sexta-feira, 1 de junho de 2012

"Rússia 2045". Seremos imortais?

Rússia quer transferir nossa consciência para robôs e conquistar imortalidade

 É essa a ideia e o objetivo do projeto conhecido como Rússia 2045

Dmitry Itskov e seu 'avatar' // Crédito: Reprodução Russia 2045
Editora Globo
Um grupo conhecido como Rússia 2045 tem um plano para enganar a morte: transferir nossas consciências para robôs, como em Avatar, e permitir que as pessoas continuem de certa forma “vivas”, mesmo que seu corpo morra. 

Ok, parece uma história de ficção científica, mas o projeto existe mesmo e já desenvolveu androides (ou avatares, se você preferir), que logo poderão nos substituir fisicamente e receber nossos pensamentos. 

Segundo os cientistas participantes, robôs parecidos com humanos serão tão populares como carros em 2015. Em 2020, eles poderão ser controlados remotamente através de vibrações cerebrais e, cinco anos depois, serão capazes de receber a consciência de seus donos após sua morte. Em 2035, eles irão ter personalidade. E, em 2045, essas cópias poderão ser enviadas para o espaço e a raça humana terá se tornado imortal. 

Por enquanto, a organização apresentou uma cópia robótica de Dmitry Itskov, fundador do projeto Rússia 2045. Até agora, ele pode reconhecer rostos e mover os braços. Seus criadores acreditam que, no ano que vem, o robô estará caminhando. Confira-o em ação:


por Redação Galileu Via OddityCentral