Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de abril de 2022

PLANO MUNICIPAL DE CULTURA DE PARAIPABA - Definida a metodologia para o diagnóstico

 

A comissão escolhida pelo Conselho Municipal de Cultura - e apoiada pela Gerência de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba - se reuniu com os consultores do Coletivo Território Criativo para definir a metodologia que será usada para realizar o diagnóstico da cultura. A reunião aconteceu na Casa de Cultura, no dia 28 de Abril/2022, e definiu o caminho metodológico a ser percorrido.

Será realizada a coleta de dados primários e secundários, grupos focais, e reuniões setoriais para possibilitar um diagnóstico qualitativo da situação da cultura no município.

O diagnóstico da cultura de Paraipaba, como o próprio plano municipal de cultura, são ações inéditas e integram um conjunto de políticas públicas inovadoras, da gestão municipal em parceria com o Movimento Cultural, que está viabilizando um Sistema Municipal de Cultura para Paraipaba. 

No próximo encontro, o Coletivo Território Criativo apresentará a metodologia para o conjunto dos componentes da comissão responsável pelo plano municipal de cultura, e será definido o cronograma de trabalho para viabilização do diagnóstico.

 

 Cosmos Filho.

 

 


quinta-feira, 28 de abril de 2022

Setor D2 debate plano estratégico dos irrigantes e desenvolvimento comunitário local

 

Comunidade do Setor D2 se reuniu para discutir o plano estratégico dos irrigantes e conversar sobre desenvolvimento comunitário local

Associação dos Irrigantes do Perímetro Curú-Paraipaba/ADICP iniciou as visitas aos setores do perímetro para apresentar o plano estratégico da entidade e coletar demandas, sugestões e propostas dos produtores locais. O plano estratégico da ADICP é democrático e participativo. Portanto, os agricultores de todos os setores poderão contribuir com informações e reivindicações que serão incorporadas e trabalhadas pela diretoria da Associação.

O primeiro setor a receber a apresentação e discussão do plano estratégico dos irrigantes foi o “ Setor D2”. A reunião aconteceu no prédio sede da antiga Associação João de Barro e contou com a presença de empresários, lideranças comunitárias, associações, produtores rurais, artesãos, parlamentares, gestores públicos, entidades convidadas e moradores.

Comunidade, comerciantes, entidades, gestores públicos e convidados lotaram o Centro Comunitário
A grande diversidade de participantes assegurou uma discussão muito rica sobre a situação e as necessidades do perímetro e também do Setor D2. Todas as contribuições foram anotadas e serão trabalhadas pela ADICP e pelos consultores do Coletivo Território Criativo para compor o plano estratégico que será reapresentado às comunidades na Assembleia Geral da ADICP que acontecerá após o término das visitas nos setores.

Os moradores do D2, comerciantes locais, entidades, órgãos públicos, parlamentares, produtores rurais e convidados, também conversaram sobre a utilização do prédio que sediava a Associação João de Barro, e atualmente abriga um conjunto de atividades comunitárias do setor. O imóvel necessita de reformas e de investimentos para receber atividades sociais e desempenhar as funções demandadas pela comunidade.

Consultores do Coletivo Território Criativo apresentaram o plano estratégico da ADICP

O Vereador Renan Martins, líder da prefeita na Câmara participou do evento, apresentou realizações da gestão, e se colocou á disposição para colaborar com o plano estratégico dos irrigantes e com as demandas da comunidade do D2. O secretário de Agricultura, Raimundo Nonato (o Jean) também participou do encontro juntamente com Silviany Chaves que integra a sua equipe. Jean falou dos desafios históricos da sua pasta e dos esforços que ele e sua equipe têm feito para atender às necessidades da agropecuária do município.

Secretário de Agropecuária, pesca e Recursos Hídricos, Raimundo Nonato (Jean)

O Banco do Nordeste do Brasil/BNB esteve representado pelo agente de desenvolvimento, Raimundo Neudo, que falou da importância do planejamento para entidades, comunidades e empresas e disponibilizou as ações do banco para apoiar os produtores locais.

Raimundo Neudo, agente de desenvolvimento do Banco do Nordeste, fala sobre as ações do Banco
As representantes da Associação das Mulheres Agricultoras do D2 falaram de projetos que estão trabalhando como, a instalação de uma cozinha industrial conquistada junto ao projeto São José, do governo do estado - e que motivou a parceria entre elas, a ADICP e a Associação de Aroeiras – e uma parceria com a EMBRAPA que lhes renderá um plano de negócios visando a sustentabilidade da entidade e uma feira permanente de produtos, a ser instalada no D2.

O Gerente de Cultura da Secretaria de Turismo, Cultura e Meio Ambiente da prefeitura de Paraipaba, Dedé Pacheco, junto com a artesã Inácia da Cruz, que preside a Associação Renascer das artes, fez um resgate da história da Associação João de Barro, do imóvel que abrigou a reunião, e das lutas dos artesãos e produtores do setor D2, se colocando à disposição para construir junto com os moradores as estratégias de fortalecimento do movimento cultural e social na comunidade.

Urias, Diretor de Esporte de Paraipaba e morador do D2 colaborou com a discussão

Sr. Luiz Abreu, presidente da ADICP, falou da visão estratégica que a entidade vem adotando e da importância de celebrar parcerias com outras associações, grupos, empresas e ONG’s de todo o perímetro, para organizar uma rede de apoio e proteção social aos irrigantes. Sr. Luiz anunciou que a ADICP vai visitar todos os setores para apresentar o plano, ouvir os produtores locais e coletar sugestões e propostas para enriquecer o planejamento. O presidente da Associação dos Irrigantes também se colocou à disposição para colaborar com o movimento comunitário e empresarial do Setor D2.

Sr. Luiz Abreu, presidente da ADICP

Como encaminhamentos, foi escolhida uma comissão da comunidade que se reunirá para fazer um diagnóstico da situação física do imóvel que recebe as atividades comunitárias do D2 e prospectar oportunidades e recursos para potencializar essas ações e atrair novos projetos em benefício da comunidade.

A apresentação do plano estratégico da ADICP seguirá agora para outros setores, onde também serão ouvidas as opiniões, sugestões, críticas e propostas dos produtores de cada localidade, formando assim um plano democrático e participativo que guiará a atuação da entidade.

 

W. Del campo.

 

quarta-feira, 27 de abril de 2022

S.O.S. Conjunto Ceará identifica falhas da reforma do Polo de Lazer

 

Representantes do S.O.S. Conjunto Ceará visitam obra de reforma do polo de lazer
Comissão de representantes do Movimento S.O.S. Conjunto Ceará realizou visita à obra de reforma do Polo de Lazer. O trabalho visou a identificação das falhas e problemas da obra, e é preparatória para a vistoria que comunidade, prefeitura de Fortaleza e Governo do estado realizarão na quinta-feira, 28/04/2022.  

A comunidade e os coletivos que fazem uso dos equipamentos e espaços do polo de lazer têm reclamado da qualidade da obra. Denunciam que os materiais utilizados são de qualidade inferior, que boa parte do que foi construido já se encontra deteriorado, que falta acessibilidade, e que o projeto que vem sendo executado não é o projeto acordado com os moradores.

Como exemplo, todos os quiosques do polo de lazer, antes de ser demolidos para ser reconstruidos, possuíam cobertura, inclusive para abrigar os clientes. Os que foram construidos pela reforma não dispõem de telhado nem para o local de venda e muito menos para abrigar a clientela em dias de chuva ou durante o dia contra o sol escaldante do local. 

Também está faltando construir a concha acústica do anfiteatro (pista velha de skate) e reconstruir o prédio sede do Coletivo Território Criativo que deverá abrigar o polo criativo do Conjunto Ceará, e que foi demolido indevidamente pela construtora responsável pela obra.

O movimento reivindica ainda que seja elaborado um plano participativo envolvendo poder público e comunidade para definir as políticas públicas a ser adotadas no pós-reforma, como forma de atender às juventudes, ao movimento cultural, social e comunitário.

A vistoria acontecerá no dia 28/04 e contará com representantes da comunidade, do governo estadual e da prefeitura de Fortaleza, além de mandatos parlamentares da Câmara municipal e Assembleia legislativa.

 

Cosmos Filho.


terça-feira, 26 de abril de 2022

Governo do estado e prefeitura de Fortaleza recebem S.O.S. Conjunto Ceará


 

Vice prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, ajudando a construir soluções para reconstruir o prédio demolido do Polo Criativo do Conjunto Ceará

A equipe da governadora Izolda Cela se reuniu, na tarde do dia 25/04/22, com o Movimento S.O.S. Conjunto Ceará para discutir a situação da obra de reforma do polo de lazer do Conjunto Ceará. O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, também participou da reunião que contou ainda com a participação da Casa Civil do governo do estado, Secretaria da Cultura do governo estadual, Secretaria da Cultura de Fortaleza, Vice-Governadoria do governo estadual, Secretária Executiva Regional 11 da prefeitura de Fortaleza,  responsável pelo Conjunto Ceará, os mandatos parlamentares da vereadora Larissa Gaspar (PT), mandato de Vereadores Nossa Cara (PSOL), mandato do deputado estadual Acrisio Sena (PT).

O Movimento S.O.S. Conjunto Ceará esteve representado na reunião pelo Coletivo Território Criativo, Pôr dos Livros, Polo Trans, pelo produtor cultural Paulo Eduardo (Sukita), e representação dos Skatistas do polo de lazer.

Coletivos do S.O.S. Conjunto Ceará se reúnem com governo do estado e Prefeitura de Fortaleza
A comunidade apresentou um histórico das conversas e negociações que foram realizadas entre poder público e os agentes criativos do Bairro, ao longo dos quase quatro anos que vem se arrastando a obra da reforma do polo de lazer, cobrou o cumprimento dos acordos por parte do governo do estado e prefeitura de Fortaleza, denunciou as péssimas condições e as falhas da obra que está em andamento, e propôs que se definam políticas públicas e o modelo de gestão para os equipamentos construídos na reforma e requalificação do espaço.

O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, propôs que se realize uma fiscalização in loco da obra de reforma do polo, se identifique todos os pontos falhos e as imperfeições e se procure corrigir esses problemas, também que se busque devolver ao movimento cultural, o prédio do Coletivo Território Criativo, que foi demolido pela construtora, e que se elabore, conjuntamente com a comunidade, um plano de políticas públicas para atender aos coletivos, juventudes, empreendedores e comunidade do polo de lazer.

Carla da Escócia, assessora de Izolda Cela, retransmitiu a decisão da governadora de que o polo de lazer do Conjunto Ceará só será reinaugurado após resolver todos os problemas da obra e solucionar o impasse com o movimento S.O.S. Conjunto Ceará.

Entre os graves problemas estão, a qualidade do material utilizado na obra, algumas partes já deterioradas, infiltração e falta de drenagem, falta de acessibilidade, ausência do projeto original da obra, falta de cobertura para os quiosques e para o atendimento aos clientes, falta da concha acústica a ser construída no anfiteatro (pista velha de skate), e erros na construção do skate Park, entre outras falhas que foram listadas, filmadas, fotografadas e entregues para o gabinete da governadora. E falta de um plano de políticas públicas para ser aplicado no polo de lazer do Conjunto Ceará no “pós-reforma”.

Como encaminhamentos a equipe da governadora e as demais secretarias do governo do estado e prefeitura de Fortaleza estão trabalhando numa solução para reconstrução do prédio do Coletivo Território Criativo e manifestaram o desejo de manter o diálogo, avançando para a definição das políticas a ser implantadas na comunidade; e ficou definida uma visita de fiscalização às obras do polo de lazer, com a participação de todas as entidades e órgãos presentes na reunião.

Governo do estado e prefeitura de Fortaleza conversaram com os coletivos do Conjunto Ceará

Movimento também foi enfático ao exigir o reconhecimento e respeito por parte do governo do estado e prefeitura de Fortaleza à luta dos moradores e entidades do Bairro pela reforma do polo, repudiando a tentativa de creditar a conquista da reforma a esse ou aquele político. A luta é coletiva, e as conquistas também são. O Movimento avisou que não mais vai tolerar que o poder público desrespeite a luta coletiva dos movimentos e da comunidade, e favoreça o oportunismo de políticos que nem se quer têm identificação ou colaboram com as questões coletivas no Conjunto Ceará.

Apesar do avanço no diálogo e nos entendimentos entre a comunidade e o poder público, o S.O.S. Conjunto Ceará afirma que se manterá mobilizado e prepara uma agenda de ocupação e luta para o polo de lazer. O Movimento avisa: Até que todas as reivindicações sejam atendidas, a luta não para. Até a vitória, sempre!

 

 

Cosmos Filho.