Pesquisar este blog

sábado, 29 de julho de 2023

Ministro da Pesca recebe Plano Estratégico dos Pescadores de Paraipaba

 

Célio Pescador entrega o Plano Estratégico da Colônia ao Ministro André de Paula

O Ministro da Pesca e Aquicultura do Governo Federal, André de Paula, recebeu das mãos do Presidente da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais e Aquicultores/Z 25 de Paraipaba, o Plano Estratégico da entidade. Célio Pescador entregou ao ministro o documento elaborado pelos pescadores e marisqueiras sob a orientação do Coletivo Território Criativo.

O Plano entregue ao ministro prevê uma série de ações e projetos que visam fortalecer o setor da pesca no Municipio priorizando o bem estar, a cultura, a inclusão social e econômica dos pescadores, aquicultores, marisqueiras e suas famílias; e também o desenvolvimento sustentável do setor por meio da economia do mar.

Deputado Federal Luiz Gastão também recebeu o Plano Estratégico dos pescadores de Paraipaba

Em parceria com o Coletivo Território Criativo, a Colônia Z25 que tem à frente o pescador e ambientalista Célio Pescador, vem implementando uma agenda positiva de articulações com as principais autoridades nacionais e estaduais do setor.

Superintendente Federal da Pesca e Aquicultura no Ceará, Keivia Dias com Célio Pescador

Vários projetos e ações estão sendo previstas e em breve o setor da pesca e aquicultura de Paraipaba deve ser beneficiado pelas articulações e parcerias da Colônia Z-25.

 

Célio Pescador com o Presidente da Federação dos Trabalhadores da Pesca e Aquicultura do Ceará, Raimundo Félix.
Em evento que aconteceu na sede do Sistema Fecomércio e que contou também com a presença do deputado federal Domingos Neto, além de representantes do governo, políticos, empresários, pescadores e marisqueiros, associações, federações e também representações das colônias de pescadores de Fortaleza, Caponga, Beberibe, Amontada, Aquiraz, Pacatuba, Sabiaguaba e Paraipaba, e mais o povo Tapeba de Caucaia e representantes do Coco do Iguape, o ministro da Pesca reafirmou o papel estratégico do Ceará para esse setor. 

Saiba mais em: https://www.fecomercio-ce.com.br/noticias/na-fecomercio-ministro-da-pesca-reafirma-papel-estrategico-do-ceara-no-setor/

* A pesca é um dos setores considerados pelo Coletivo Território Criativo como estratégicos para o desenvolvimento sustentável de Paraipaba, e apoiado pela Estratégia Paraipaba+35.


W. Del Campo.

 

 

quinta-feira, 27 de julho de 2023

Paraipaba trata 18 pautas da agropecuária com Governo do Estado

 

Secretário Jean (SEAGRO Paraipaba) lidera comissão em reunião com SDA do governo do Ceará

Uma comissão de agricultoras e agricultores de Paraipaba, sob a liderança do Secretário de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos, Raimundo Nonato (o Jean), esteve na tarde do dia 26/07/2023 em audiência com o Secretário Moisés Braz da Secretaria de Desenvolvimento Agrário/SDA do governo do estado. A reunião, articulada pela área de advocacy do Coletivo Território Criativo e apoiada pelo gabinete da deputada federal Luizianne Lins (PT) contou ainda com a presença de sindicalistas e representantes de uma cooperativa de produtores de coco.

Advocacy do Território Criativo acompanha o setor agropecuário de Paraipaba em reunião na SDA

O Secretário Jean tratou de 18 pautas de interesse do setor agropecuário de Paraipaba:

1) Programa de Irrigação na Minha Propriedade- PIMP;

2) Trator e equipamentos agrícolas para comunidade rurais;

3) Projeto de Mandala mais infância atender mais 20 famílias;

4) Programa Água Para Todos (comunidade de Cacimbão dos Tabosas);

5) Programa Peixamento 2023;

6) Projeto Casa Digital do Campo;

7) Projeto Cadeia Produtiva do Coco com o objetivo para implantação de agroindústria (água de coco) e Festival do Coco (patrocínio);

8) Projeto Paulo Freire;

9) Programa hora de plantar para aquisição de mudas;

10) Aquisição abatedouro de aves:

11) Tanques de resfriamento para beneficiamento água de coco;

12) Hortas escolares e compostagens;

13) Aquisição de sistema PAIS;

14) Programa Ovinocaprinocultura;

15) Selo Inspeção Municipal – SIM;

16) Incluir Paraipaba no semiárido;

17) IDACE continuidade atividades; e

18) Seminário Formação em Políticas Públicas.

As entidades convidadas também abordaram assuntos relacionados com a sua base de atuação. Todas as pautas receberam atenção e respostas objetivas por parte do Secretário Moisés Braz.

O advogado, sindicalista e produtor rural, Dr. Brito, tratou da questão da Segurança para os produtores
A reunião agilizou várias demandas da SEAGRO e do setor agropecuário do Município e estabeleceu um canal de diálogo e cooperação com o governo do estado.

A secretaria comandada por Jean trouxe ainda, do Instituto do Desenvolvimento Agrário do Ceará/IDACE, 53 títulos de posse de terra para os agricultores de Paraipaba. Assim, a SEAGRO já distribuiu, ao todo, aproximadamente 100 títulos de propriedade para os produtores ruais do Município.

Secretário Moisés Braz acolheu as pautas da SEAGRO e dos produtores de Paraipaba
Na reunião, os presentes tomaram conhecimento de vários programas, projetos e ações do governo estadual e federal que estarão disponíveis para os agricultores locais e para a própria Prefeitura de Paraipaba acessar. Ficou acertado a realização conjunta de um seminário para discutir políticas públicas para o setor.

 

W. Del Campo.

Fotos: Antonio Bandeira.

 

 

quarta-feira, 26 de julho de 2023

SEAGRO e Fundação CEPEMA iniciam trabalho visando a certificação orgânica de produtos em Paraipaba

 

Paraipaba caminha para a certificação orgânica

A Secretaria de Agropecuária, Pesca e Recursos Hídricos da Prefeitura de Paraipaba e a Fundação CEPEMA iniciaram os trabalhos para a criação de grupos solidários de agricultores no Municipio para certificação orgânica. A secretaria, que tem à frente o secretário Jean, vem atuando para qualificar ainda mais a produção local, e investe na agroecologia e orgânicos como forma de aprimoramento da produção e abertura de novos mercados. A atividade contou ainda com representações da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – Ematerce Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Adalberto Alencar, presidente da Fundação CEPEMA fala aos agricultores

Os diversos grupos formados por agricultoras e agricultores locais passam a receber orientação técnica, formação, e poderão, inclusive, participar de feiras e eventos agro-ecológicos.

Coletivo Território Criativo participa da Formação

A parceria entre CEPEMA e SEAGRO contou com a articulação do Coletivo Território Criativo que apoia o setor da agricultura como um vetor estratégico para o desenvolvimento sustentável da região, através da Estratégia Paraipaba+35.

Após a formação, a equipe da Fundação CEPEMA visitou o sítio da D. Valdira (Neguinha), em Capim-Açu:



Batata doce laranja do sitio de D. Valdira


Projeto Mandala no sitio de Neguinha em Capim Açú

Como próximos passos, os técnicos da Fundação CEPEMA visitarão os grupos de produtores em suas propriedades.


W. Del Campo.



sexta-feira, 21 de julho de 2023

Precisamos saber!

 

Nos planos estratégicos do Governo do Ceará e da Prefeitura de Fortaleza, intitulados respectivamente de “Ceará 2050” e “Fortaleza 2040”, consta a Economia Criativa como uma área econômica estratégica para o desenvolvimento sustentável do estado e da Capital. Já no estudo “Rotas Estratégicas Setoriais 2025” a Federação das Indústrias Cearenses/FIEC diz que, segundo quem ela chama de “especialistas dos setores”: “A Economia Criativa, no futuro, será estratégica para o crescimento de territórios e de um ecossistema de negócios que prezem pela sustentabilidade, que valorizem a memória, a cultura local e as experiências criativas. Esse mesmo estudo que envolve FIEC e SEBRAE, define como visão de futuro para a Economia Criativa no Ceará:

“Ceará como referência nacional em desenvolvimento sustentável tendo como vetor estratégico a Economia Criativa, a partir do fortalecimento dos processos identitários, territórios, setores, empreendimentos e da integração de organizações políticas, educacionais, empresariais e da sociedade.”

A questão é a seguinte: Diante de tamanha expectativa, o que está sendo feito pelo poder público para ajudar a alcançar o cenário sugerido pela referida visão de futuro, e pelos objetivos projetados no “Ceará 2050” e no “Fortaleza 2040”?

Pelo menos algumas poucas indagações poderiam ser respondidas pelo Governo do estado e pela prefeitura de Fortaleza:

Em relação ao governo estadual, como estão acontecendo as políticas públicas relacionadas à economia criativa no Ceará, temos uma área para a economia criativa na SECULT com gente qualificada, que entenda do setor e consiga se relacionar bem com os arranjos criativos nos territórios e com o conjunto de instituições da sociedade que lidam com o mesmo tema? Temos um plano estadual de economia criativa sendo pensado, organizado, executado e mensurado a partir de indicadores adequados?

E a prefeitura de Fortaleza poderia nos informar como estão sendo tratadas as questões relativas à Economia Criativa no município? Como está a implantação do Distrito Criativo pensado para a Praia de Iracema (e que, inclusive, foi apresentado à UNESCO como contrapartida para Fortaleza conseguir a chancela de Cidade Criativa do Design)?

Essas são apenas singelas questões que precisamos tratar, conversas que precisam ser feitas, ações que devem ser adotadas pelo bem de um setor que se apresenta com grande potencial para a inclusão socio-econômica-cultural e para o desenvolvimento sustentável de Fortaleza e do Estado do Ceará.

 

Johnson Sales – Sociólogo, fellow da Rede Ashoka Empreendedores Sociais, e consultor sênior do Coletivo Território Criativo.