Pesquisar este blog

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Assentamento Zabelê-Flores terá apoio do Coletivo Território Criativo

 

Comunidade do Assentamento Zabelê-Flores recebe o Coletivo Território Criativo

Representantes do Coletivo Território Criativo estiveram no Assentamento Zabelê Flores, na zona rural de Paraipaba, para prestigiar a reunião da nova diretoria da Associação do Assentamento Zabelê-Flores - Comunidade Videl. O encontro conduzido pelo presidente Robério Angelo reuniu agricultores e agricultoras para dar inicio a uma nova gestão na Associação e a um novo ciclo de lutas para o Assentamento. 

Prof. Inácio Sales articula apoio aos agricultores do Assentamento Zabelê-Flores

Reconhecido pelo Incra e com 97 famílias assentadas, o Assentamento Zabelê-Flores conta com uma população bastante organizada e mobilizada na comunidade Videl.

Reunião aconteceu em uma tradicional "casa de farinha" da comunidade

Durante a reunião foi apresentada a parceria entre a Associação do Assentamento Zabelê-Flores - Comunidade Videl e o Coletivo Território Criativo que conduzirá o Planejamento Estratégico da entidade e passará a apoiar o assentamento com ações de advocacy.

O Coletivo Território criativo apoia entidades e grupos da agricultura familiar de Paraipaba por meio da estratégia Paraipaba+35 que reconhece e trabalha a Agricultura como um setor estratégico para o desenvolvimento sustentável do municipio.

 

Lagoa do Videl
Atração Turística: A comunidade do Videl abriga um ponto turístico encantador, trata-se da Lagoa do Videl: A Lagoa do Videl que segundo a "Rota das Emoções": "É a mais nova descoberta do Instagram e as pessoas estão loucas para conhecer"! Esse paraíso natural está localizado a aproximadamente 12km da Praia de Lagoinha, no município de Paraipaba, no Ceará. O que mais fascina os turistas e banhistas locais é a cor da água, super clara e azulada. O destaque vai para uma árvore que tem dentro da Lagoa (quando a lagoa está cheia), favorecendo um banho refrescante e uma sombra agradável sob o forte sol do litoral Oeste.

 

Robério Angelo, novo presidente da Associação do Assentamento Zabelê-Flores Videl
O presidente Robério Angelo assume a Associação com a missão de impulsionar as lutas comunitárias dos agricultores e agricultoras e inova ao parcerizar com o Coletivo Território Criativo para contar com um plano estratégico para a sua gestão e com o suporte em advocacy para facilitar agendas institucionais, parcerias e captação de recursos para a comunidade.


W. Del Campo.

Com fotos de Robério Angelo, Rota das Emoções e prof. Inácio Sales.



segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Fórum de Hip Hop de Sobral e Região Norte se reúne

 

Hip Hop de Sobral e Região se organiza

O Fórum de Hip Hop de Sobral e Zona Norte se reuniu, no dia 24/09/2023, para fazer discutir e encaminhar pautas do Hip Hop na região, definir novas ações e dar continuidade aos trabalhos que já estão sendo feitos no município. O encontro deliberou sobre os seguintes assuntos:


1. Discutir e contribuir com a Lei Estadual e criação da lei municipal de Hip Hop

2. Mapeamento dos artistas e projetos para o edital da LPG

3. Organização do Espaço Cultural de Linguagens e Artes Urbanas/ECLAU

4. Apresentação dos serviços da Organização Sócio Estudantil de Consultoria e Projeto de Pesquisa/Osesp 

5. Planejamento do Fórum Municipal de Hip Hop 

6. Semana Estadual de Hip Hop

A organização de fórum regionais e a criação de marcos legais nos municípios, fazem parte da estratégia de interiorização e fortalecimento do Movimento Hip Hop no Ceará adotada pelo Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2.

 

Cosmos Filho.

Com informações e fotos de Ana Cristina Souza. 



sábado, 23 de setembro de 2023

Semana Municipal do Hip Hop de Fortaleza

 

Ana Cristina (FCH2), Davi Gomes (secretário de juventude de Fortaleza) e Andreia Fernandes (TC)

O Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2, o Coletivo Território Criativo/TC e a Secretaria de Juventude da Prefeitura de Fortaleza se reuniram, no dia 21/09/2023, para tratar sobre a Semana Municipal do Hip Hop de Fortaleza e Cinquentenário Mundial do Hip Hop.

O secretário Davi Gomes Barroso recebeu a administradora Ana Cristina (Cris) coordenadora do FCH2 e a Socióloga Andreia Fernandes consultora do Coletivo Território Criativo. Na pauta, ações de apoio à cultura Hip Hop e uma programação comemorativa a ser desenvolvida nos eventos culturais e de juventude da prefeitura de Fortaleza.

A Semana Municipal do Hip Hop de Fortaleza foi instituida pela Lei Ordinária nº 9.649, de 31 de maio de 2010* e prevê que vários órgãos da administração municipal se mobilizem para garantir a programação.

A lei:

*FAÇO SABER QUE A CÂMARA MUNICIPAL DE FORTALEZA APROVOU E EU, COM BASE NO ART. 36, INCISO V DA LEI ORGÂNICA DO MUNICÍPIO, PROMULGO A SEGUINTE LEI:

Art. 1º. 
Fica instituída, no âmbito do Município de Fortaleza, a Semana Municipal do Hip Hop.
Parágrafo único  
A Semana Municipal do Hip Hop será comemorada na semana em que incidir o dia 30 de novembro.
Art. 2º. 
Na Semana Municipal do Hip Hop, além das apresentações de grupos de hip hop, serão realizadas palestras, mostras de vídeos, exposições e debates com temas relacionados ao hip hop.
Parágrafo único  
Também serão trabalhadas e incentivadas estratégias e tecnologias sociais que visem aproximar o hip hop dos elementos culturais característicos do Ceará e do Nordeste Brasileiro.
Art. 3º. 
O Poder Executivo contará com a colaboração da Secretaria de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), da Coordenadoria de Políticas para a Promoção da Igualdade Racial (COPPIR) e da Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude.
Art. 4º. 
Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Paço Municipal José Barros de Alencar, em 31 de Maio de 2010.

 

Cosmos Filho. 

Com imagens de Andreia Fernandes.



Agricultores promovem audiência pública em defesa do Perimetro Irrigado Curú-Paraipaba

 

Agricultores mobilizam autoridades em defesa do perímetro irrigado

Os irrigantes do Distrito Curú-Paraipaba liderados pela  Associação do Distrito de Irrigação Curu-Paraipaba (ADICP) promoveram, na manhã do dia 22/09/2023, uma audiência pública unificada entre a Assembleia Legislativa e a Câmara Municipal para discutir a situação do perímetro irrigado e da cocoicultura na região. A audiência foi presidida pelo deputado estadual Felipe Mota (União) e contou com representação do deputado estadual Missias do MST (PT). O evento mobilizou agricultores de vários municípios.

O evento foi marcado pelas reivindicações dos agricultores que apontaram vários problemas em relação à prestação de serviços de entidades como ENEL e Embrapa, e principalmente criticaram a postura do DNOCS que, segundo as falas durante a audiência, abandonou o perímetro, não renovou o contrato com a associação dos irrigantes (ADICP) e não aponta nenhuma solução para as grandes dificuldades enfrentadas pelos produtores.

Secretário Gean, da SEAGRO de Paraipaba, compõe a mesa da audiência

Segundo o deputado Felipe Mota, a audiência pública foi crucial para aprimorar a cocoicultura. O deputado afirmou como compromisso: Valorizar e fortalecer o setor na região. E disse que a audiência escutou atentamente produtores e empresários, compreendendo as suas demandas e desafios.

 

O deputado agradeceu às instituições que estiveram presentes, como o representante do DNOCS, Raimundo Joaci, do Banco do Nordeste, Raimundo Neudo, da Embrapa, Gustavo Saavedra, da Ematece, Antônio Zilval, da Enel, Adriano Sampaio, da Fenacoco, Bezerra de Menezes, da Fetrace, Jonathan Magalhães, o Presidente da Câmara de Vereadores de Paraipaba, Renan Martins, o Secretário de Agricultura de Paraipaba, Raimundo Gean, a Secretaria de Agricultura de Trairi, Aurineide e aos demais presentes como o empresário Dias, dono da empresa Di Coco, e produtores rurais de Paraipaba, Paracuru, Trairi, Itarema, Itapipoca e Aurora. 

O Coletivo Território Criativo/TC participou da audiência pública e foi encarregado, pelos produtores, de apresentar um panorama da situação do perímetro e fazer um chamado à responsabilidade aos poderes públicos em relação à agricultura e às demandas dos agricultores e agricultoras da região.

Encaminhamentos:

  • Os produtores entregaram uma carta com as principais demandas locais à Assembleia Legislativa e esperam retorno do órgão;
  • A audiência pública deliberou a criação de um grupo técnico de trabalho para detalhar as demandas dos agricultores e encaminhar soluções junto aos órgãos e entidades responsáveis. As reunião do Grupo Técnico serão convocadas pelo deputado estadual Felipe Mota, membro da Comissão de Agropecuária da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece).

 

W. Del Campo.

Contando também com imagens e informações de  @deputadofelipemota



sexta-feira, 22 de setembro de 2023

Pesca e Desenvolvimento Sustentável

 

Dr . Vicente Aquino articula reunião com secretário estadual da pesca do Ceará

Na tarde do dia 21/09/2023 o Coletivo Território Criativo acompanhou reunião entre Dr. Vicente Aquino, o Secretário Estadual da Pesca, Oriel Filho, a Colônia de Pescadores de Paracuru Z-5, e a Secretaria de Turismo de Paraipaba. Na pauta, a ampliação das ações e apoios da secretaria aos pescadores da região e uma maior integração entre as politicas públicas nacionais e federais para potencializar o atendimento aos pescadores, pescadoras e marisqueiras.

Assuntos como Economia do Mar, Bioeconomia e Economia Azul fizeram parte da conversa.

A reunião foi articulada pelo Dr. Vicente Aquino (advogado e Conselheiro da ANATEL) que promove ações de advocacy em prol dos municípios de Paraipaba e Paracuru e em apoio a sociedade civil desses dois municípios.


 O Coletivo Território Criativo apoia o desenvolvimento sustentável do Vale do Curú, e em Paraipaba articula a Estratégia "Paraipaba+35" voltada para o fortalecimento de cinco setores estratégicos (Cultura, Pesca, Agricultura, Comércio e Turismo).

Secretário Oriel Filho

"O encontro enfatizou nosso compromisso enquanto governo com os profissionais da pesca viabilizando melhores condições de trabalho" disse o secretário estadual da pesca, Oriel Filho, destacando a participação de Antônio Alves, presidente da Colônia de Pescadores Z-5 em Paracuru, da secretária da Colônia Z-5, Beatriz Ferreira, do secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, Everton de Azevedo, do Sociólogo e Consultor Sênior do Coletivo Território Criativo, Johnson Sales, e do Dr. Vicente Aquino.

Secretário de Turismo, Cultura e Meio Ambiente de Paraipaba, Everton de Azevedo

#pescaeaquicultura
#cearabrasil
#paracuru
#paraipaba
#trabalhoorielfilho

 

W. Del Campo. 

Com imagens do Instagram @deputadoorielfilho


segunda-feira, 18 de setembro de 2023

Hip Hop do Cariri realiza Conferência Livre

 

Militantes e artistas do Hip Hop do Cariri realizaram, no dia 16/09/2023, na Cidade de Juazeiro do Norte, a primeira conferência livre, de Hip Hop, da história do Ceará. Em pauta, o contexto do Movimento Hip Hop na região do Cariri, o decreto nacional pelo Hip Hop, os eixos da Conferência, os temas livres, e informes sobre as ações nacionais do Cinquentenário do Hip Hop e da Semana Estadual do Hip Hop do Ceará/SEH2.

A conferência ressaltou a necessidade de um maior e melhor registro da história e do legado do Hip Hop no Cariri, reivindicou a criação de um programa de microcrédito voltado para os empreendedores do Hip Hop da região. Os participantes da Conferência propuseram a normatização das profissões vinculadas ao Hip Hop como DJ, Grafiteiros, Dançarinos, produtores, etc. e que a estes sejam disponibilizadas formações técnicas que devem ser exigidas para as práticas profissionais, e que tempo de prática dos elementos artísticos e culturais do Hip Hop também sirvam de critérios profissionais elegíveis quando da contratação desses prestadores de serviço. Foi sugerido a criação de um programa de formação técnica para conhecimento de metodologias, criação de planos de aula e didática para os educadores e instrutores da cultura Hip Hop. 

Ana Cristina (Cris) articula o Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2

O maior uso dos elementos do Hip Hop como instrumentos de formação para crianças, adolescentes e jovens foi outro ponto reivindicado pelos presentes no evento.

Foi proposto pela Conferência a realização contínua de espaços de discussão e formação com o apoio da Secretaria da Cultura do Estado/SECULT e outros órgãos locais, estaduais e nacionais para fortalecer o Hip Hop no Cariri; Foi solicitado o reconhecimento, pela SECULT e pelos demais órgãos, do Hip Hop como linguagem, com direito a acento no Conselho Estadual e nos Conselhos municipais de Cultura;

Outra reivindicação foi de um maior respeito, preservação e acolhimento ao vocabulário, símbolos e simbologias próprias  da cultura Hip Hop e que deriva das linguagens populares das ruas, para que não sejam desrespeitadas, trocadas e/ou eliminadas dos projetos, ações e parcerias com órgãos públicos e apoiadores.

A Conferência livre do Hip Hop do Cariri contou com a presença de representantes do Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 e Cinquentenário Mundial do Hip Hop e representou um marco histórico para o Hip Hop, para a cultura do ceará e para as políticas públicas do estado.

O Fórum Cearense de Hip Hop prepara a realização da Conferência Estadual do Hip Hop do Ceará.


Cosmos filho

Com informações e fotos de Ana Cristina Souza.



sábado, 16 de setembro de 2023

Hip Hop, Moda e Universidade

 

Reunião discute parceria entre a Universidade e a Cultura de Rua

Representantes do Fórum Estadual de Hip Hop/FCH2 e Coletivo Território Criativo estiveram no Centro Universitário Estácio | Via Corpvs, no dia 14/09/2023, conversando com o Centro de Moda e com os Monitores sobre um ousado projeto que articulará a moda e a cultura Hip Hop durante as comemorações da Semana Estadual do Hip Hop do Ceará & Cinquentenário Mundial do Hip Hop. O projeto deverá mobilizar professores e estudantes universitários, profissionais criativos e adeptos da cultura Hip Hop. Previsto para acontecer no mês de dezembro de 2023, o projeto segue articulando parcerias e animando estudantes, professores e artistas de rua.

Ideia inovadora, de estudante, aproxima Universidade e Cultura Hip Hop no Ceará
O projeto foi pensado e proposto ao FCH2 e à Universidade Estácio pela jovem acadêmica do curso de design de moda, Joy Alves, que também integra o Coletivo Território Criativo e colabora com o Fórum Cearense de Hip Hop. Acolhido pela comunidade acadêmica e pelas entidades da cultura Hip Hop, o projeto foi incorporado às comemorações da Semana Estadual do Hip Hop do Ceará/SEH2 (LEI N° 14.602, DE 05.01.2010 / D.O. 13.01.2010) e do Cinquentenário Mundial do Hip Hop.


Cosmos Filho.



Paraipaba realiza 4ª Conferência Municipal de Cultura

 

Multidão de fazedores de cultura se reúne na 4ª Conferência Municipal de Cultura de Paraipaba

No dia 15 de setembro de 2023 aconteceu em Paraipaba - Ceará a 4ª Conferência Municipal de Cultura. Representantes dos diversos segmentos e linguagens do setor cultural do Município discutiram pautas relacionadas com a cultura local, fizeram propostas para a Conferência Estadual de Cultura e para o governo municipal, governo estadual e governo federal.

Delegados de Paraipaba eleitos para a Conferência Estadual de Cultura

A 4ª Conferência Municipal de Cultura de Paraipaba que contou com a presença de Tiago Rodrigues, representante do Ministério da Cultura/MINC (escritório Fortaleza) e recebeu o chefe de gabinete da Secretaria da Cultura do Estado/SECULT, Viana Jr, também elegeu delegados para a Conferência Estadual e elegeu os membros do Conselho Municipal de Políticas Culturais.

Dedé Pacheco, Gestor de Cultura de Paraipaba

Sob a liderança do artista multilinguagens e produtor cultural, Dedé Pacheco, Paraipaba avança na criação do Sistema Municipal de Cultura que contribuirá para uma maior institucionalização das politicas culturais, melhor captação, e maior transparência na aplicação de recursos.

A Prefeita Ariana Aquino, que se encontra em agenda de captação de recursos para o Município em Brasília-DF, foi representada no evento pela vereadora e chefe de gabinete do poder municipal, Rosiane Pessoa.


W. Del Campo.



quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Pacoti rumo ao Desenvolvimento Sustentável

 

A empresária Maria Célia Matos de Almeida lidera o movimento em Pacoti

Lideranças de Pacoti - Ceará estão se organizando para defender o desenvolvimento sustentável da região. Na tarde do dia 13 de setembro de 2023, empresários do município serrano estiveram em Fortaleza e conversaram com o presidente do Sine IDT, Raimundo Ângelo, com uma representação do Coletivo Território Criativo, e com o representante do Vale de Inovação, Egidio Guerra. Na pauta, a captação de projetos e ações que fortaleçam o turismo, a cultura, e o desenvolvimento local.

Em Pacoti, a mobilização pelo desenvolvimento sustentável e pelo incremento do turismo e da cultura tem à frente a empresária  Maria Célia Matos de Almeida e empreendimentos como Pousada Recreio e Restaurante e Pizzaria K - Labar, além de lideranças do setor empresarial e da  sociedade civil.

O Coletivo Território Criativo está apoiando o movimento de Pacoti com ações de advocacy e deverá intensificar agenda com órgãos públicos e instituições dos setores cidadão e empresarial para impulsionar o desenvolvimento sustentável do Municipio.


Cosmos Filho.




sexta-feira, 1 de setembro de 2023

Universidade Estácio no Cinquentenário do Hip Hop e Semana Estadual/SEH2-2023

 

Ana Cristina, Andreia Fernandes e Joyci Alves com prof. André Abrahão

Ana Cristina Souza, Andreia Fernandes e Joyci Alves  do Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 e Coletivo Território Criativo se reuniram com o professor André Abrahão, Coordenador dos cursos Design de Moda e Design Gráfico da Universidade Estácio de Sá/Via Corpvs. Na pauta, a parceria entre o Centro Universitário e o Fórum para as comemorações do Cinquentenário Mundial da Cultura Hip Hop & Semana Estadual do Hip Hop do Ceará/SEH2-2023. Na ocasião foi apresentado projeto proposto pela estudante de  Design de Moda, Joyci Alves. O projeto deve promover a integração entre a Universidade e o Movimento Cultural Hip Hop, estimulando a cooperação entre professores e estudantes e destes com artistas, empreendedores e profissionais criativos.

Universidade repercute as articulações


A parceria está sendo construida entre alunos universitários, professores, artistas e empreendedores, e em breve serão anunciados os resultados dessa colaboração.

* A Cultura Hip Hop comemora 50 anos de existência em 2023 e as organizações e movimentos realizam eventos por todo o mundo. No Ceará, o Fórum Cearense de Hip Hop e o Coletivo Território Criativo constroem as articulações para as comemorações e promovem ainda a Semana Estadual do Hip Hop do Ceará que acontece na semana em que incide o dia 30 de novembro, data da fundação do "Movimento Hip Hop" no estado (a "Cultura Hip Hop" existe no Ceará desde o inicio dos anos 1980).

* A Semana Estadual do Hip Hop do Ceará/SEH2 foi instituida pela lei LEI N° 14.602, DE 05.01.2010 (D.O. 13.01.2010). O Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 - que reúne várias organizações - articula um conjunto de eventos e atividades por todo o Ceará em comemoração à SEH2. 

*Há também a Lei Ordinária nº 9.649, de 31 de maio de 2010 que institui a Semana Municipal do Hip Hop em Fortaleza.
 
 
Cosmos Filho.
Com imagens de @designdidois