Pesquisar este blog

domingo, 23 de junho de 2024

Joyci Moreal leva a Moda Hip Hop para a MONEGRIN

Joyci Moreal expõe na MONEGRIN
As criações da jovem estilista e diretora criativa,  Joyci Moreal, integrante do Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 e Coletivo Território Criativo, ganharam destaque na Feira Kuya de Design Autoral (MONEGRIN). As peças, que foram criadas por Joyci e costuradas por Dellyany Evangelista para as comemorações do Cinquentenário Mundial do Hip Hop e que foi apresentada, primeiramente, em um desfile de moda autoral que contou com a participação dos estudantes do curso de Design de Moda, da Universidade Estácio/Via Corpvs e com a parceria com o Fórum Cearense de Hip Hop, e aconteceu no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura durante a Semana Estadual do Hip Hop do Ceará, SEH2 - 2023, chega agora na Estação das Artes, onde está exposta para visitação junto com outras criações de profissionais da moda negra, indígena e periférica. 

MONEGRIN - Moda Negra, Indígena e Periférica

Pensando o design de moda como uma ferramenta que tem a possibilidade de contar histórias, transgredir normas e ultrapassar fronteiras. A MONEGRIN — MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA é uma semana de moda que abre espaço para criações, iniciativas e movimentos que buscam espaço de visibilidade para designers, artesãs e artistas. 

Bloods & Crips e a paz nas periferias

A MONEGRIN possibilita um ambiente propício ao diálogo, à interação e ao ensino-aprendizagem. É  uma grande oportunidade de troca de saberes, técnicas e vivências, tendo a moda como instrumento capaz de promover mudanças sociais positivas. A feira reuniu "produtores de moda autoral que representam a cultura negra, indígena e periférica, com o objetivo de fomentar o empreendedorismo local, gerar renda e destacar a moda autoral que celebra a diversidade cultural da região".

Joyci Moreal - A Moda como Ferramenta Social

Joyci Moreal é uma artista, estilista e profissional criativa que pensa e trabalha o design de moda numa perspectiva inclusiva, crítica e relacionada com uma noção social da moda. As peças em exposição na MONEGRIN estão referenciadas no simbolismo dos Bloods e dos Crips, gangues norte-americanas inspiradoras do Gangsta RAP e que nasceram com o intuído de proteger as comunidades da violência policial e dos grupos racistas que vitimavam as pessoas negras. Também a cultura Chicana está representada e homenageada nas peças de Moreal. A presença harmoniosa das duas cores (vermelha e azul) que representam, respectivamente, as duas gangues, simboliza a união na periferia, apontando para a necessidade da busca pela paz nas comunidades.

A Cultura Chicana presente na criação de Joyci Moreal

Sobre os Crips e os Bloods: https://frequenciamodulada.blogosfera.uol.com.br/2019/01/29/crips-e-bloods-entendendo-o-gangsta-rap/

Sobre o Kuya - Centro de Design do Ceará:  https://www.instagram.com/kuyadesignceara/

 

Editorial de Moda. 



quarta-feira, 19 de junho de 2024

Joyci Moreal e Ana Cristina no MONEGRIN - 2024

 

Joyci Moreal produtora criativa da Moda Hip Hop

A jovem estilista e produtora criativa, Joyci Moreal, e a administradora e fazedora cultural, Ana Cristina (Cris), representarão o Coletivo Território Criativo e o Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 na Semana de Moda MONEGRIN (Moda Negra, Indígena e Periférica) promovida pelo KUYA - Centro de Design do Ceará.

Ana Cristina Souza articula o Hip Hop cearense

Joyci Moreal é a idealizadora do desfile de moda autoral "Hip Hop 50 Anos/2023" pensado para comemorar o cinquentenário mundial do Hip Hop, e que aconteceu no Centro Cultural Dragão do Mar. Moreal é atualmente a principal protagonista da Moda Hip Hop como vetor da Economia Criativa do Hip Hop no Ceará. Joyci Moreal terá peças suas em exposição durante a MONEGRIN.

Ana Cristina Souza é rapper e articuladora do Fórum Cearense de Hip Hop/FCH2 sendo um dos principais nomes do Movimento Hip Hop do Ceará na atualidade, e um dos grandes nomes nacionais do Movimento Hip Hop feminino. Cris participará no dia: 22 de junho (sábado), no horário de 10h às 12h, da roda de conversa "Cadência Criativa: amplificando ideias", onde abordará economia criativa, Moda Hip Hop e a importância da economia criativa do Hip Hop para o desenvolvimento das periferias.

A programação, que se estende pelos quatro dias de evento, inclui rodas de conversa, oficinas, bailes, desfiles de marcas

Fique por dentro da programação da Semana de Moda MONEGRIN - MODA NEGRA, INDÍGENA E PERIFÉRICA, que acontecerá nos dias 20 a 23 de junho. Confira!

A programação inicia com a cerimônia de abertura, na quinta-feira (20), a partir das 15h, com apresentações culturais, homenagens, desfiles de moda, feiras e projeções, valorizando e destacando os trabalhos de profissionais negros, indígenas e periféricos.

Na sexta-feira (21), o destaque vai para os ciclos de ações formativas, que receberá Glória Potyguara na oficina “Traços da Terra: Telhas que Contam História” e Carll Souza, que vai ensinar “Gambiarras Têxteis: Confecção de Bolsas e Ecobags com Tecido Reciclado”.

O encerramento acontece no domingo (23), com as feiras de Design Autoral, MONEGRIN, a “Oficina a Potência Política do Grafismo Indígena”, com Samuel e Carlos Tapeba, e um bate-papo com Daniel Kodá, Suellen Anjos, Maya Rodrigues e Erika Carvalho, sobre “Design Como Ferramenta de Transformação Social”, a partir das 9h.

📌 Kuya - Centro de Design do Ceará é um equipamento da @‌secultceara, gerido em parceria com o @‌institutomiranteceara.

Saiba mais em: https://www.instagram.com/p/C8VRfO8PEug/?img_index=3

 

Sophia Estrela

Com texto e informações de Kuya.



sexta-feira, 14 de junho de 2024

Segurança pública em debate na UFC

 

Sociólogo Johnson Sales participou da Roda de Conversa sobre Segurança Pública

Na última quarta-feira, dia 12 de junho, a segurança pública do Ceará foi analisada em uma roda de conversa com representantes de Movimentos Sociais e das Universidades, Federal do Ceará/UFC, IFCE, e Estadual do Ceará/UECE.

Representando o Laboratório de Estudos da Violência/LEV da UFC, o professor doutor Luiz Fábio Paiva fez uma ampla reflexão sobre o cenário atual da violência e das intervenções do Estado na contenção do crime no Ceará. Para Luiz Fábio, falta aos órgãos governamentais, o entendimento da complexidade do fenômeno da violência, e uma abordagem igualmente complexa, onde a justiça e a própria polícia deveriam ser repensadas em sua organização, responsabilização e efetividade. 

Prof. Dr. Luiz Fábio, Coordenador do LEV

Clodomir Cordeiro, do Laboratório de Estudos e Pesquisas sobre Conflitualidade e Violência (Covio)/UECE, ressaltou que o poder público deveria basear as suas politicas públicas de segurança no vasto legado de estudos e dados das universidades, que contribuem para a análise e compreensão dos fenômenos relacionados com as violências, mas, que terminam não sendo ouvidas e levadas em consideração para a definição de estratégias e politicas públicas voltadas para o tema.

Prof. Dr. Clodomir Cordeiro representou o COVIO

Representando o Movimento Dias de Luta, o sociólogo Johnson Sales, falou sobre a necessidade de se pensar soluções para a questão da segurança pública a partir da percepção das pessoas das periferias e dos movimentos sociais, sem abrir mão das contribuições da Universidade.

O Movimento Levante Popular da Juventude criticou as últimas falas do governador Elmano de Freitas sobre a questão da segurança pública, e foi seguido por representantes de outros movimentos sociais que consideraram eleitoralmente oportunistas e equivocadas, as falas do gestor, que chegou a dizer que a partir de agora "bandido seria tratado como bandido no Ceará". E que os criminosos deveriam "deixar o Ceará".

O educador Egidio Guerra e o economista Prof. Dr. Fábio Sobral representaram o Vale de Inovação

O Movimento dos Trabalhadores Sem Teto/MTST mediou os debates e vem se empenhando para a implementação de um laboratório popular de estudos da violência sob a ótica das populações periféricas. 

Sérgio Farias – Coordenador Nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST)
Os participantes do evento concordaram que é preciso dar continuidade às discussões e ampliar a mobilização na sociedade.

A roda de conversa aconteceu na tenda montada nos Jardins da Reitoria da UFC, em Fortaleza, com o título de “Quem segura essa segurança?”, e teve como objetivo discutir “Tratar bandido como bandido? E pobre, preto e periférico, trata-se como?”. A roda de conversa foi uma Iniciativa do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST) e do Movimento Dias de Luta. A atividade contou com participação de docentes da UFC, da UECE e do IFCE.

Saiba mais em: https://www.adufc.org.br/2024/06/14/greve-da-educacao-roda-de-conversa-debate-seguranca-publica-no-jardins-da-reitoria/

 


 

Cosmos Filho.

Com imagens de ADUFC e Movimento Dias de Luta. 

 



terça-feira, 11 de junho de 2024

Onélia Santana vai ao Polo Criativo do Conjunto Ceará

Secretária foi recebida pela Coordenação do Polo Criativo

Os fazedores de cultura do Polo Criativo do Conjunto Ceará receberam, no final da tarde do dia 10 de junho, a secretária de Proteção Social do Ceará/SPS, Onélia Santana. A visita da secretária faz parte das ações que visam implementar, no Polo Criativo, o projeto "Zona Viva", um Hub de politicas públicas com forte impacto social.

O equipamento é defendido pela comunidade como compensação pela demolição indevida, ainda no governo Camilo Santana, da sede do Coletivo Território Criativo que abrigava um conjunto de coletivos, projetos e movimentos sociais no coração cultural do Conjunto Ceará, e como intervenção concreta e efetiva do poder público na realidade social do bairro que é um dos maiores de Fortaleza e catalisa tanto as demandas sociais como a criatividade de milhares de pessoas de toda a regional, que atuam, produzem e consomem produtos e serviços culturais na cena artistico-cultural-criativa do Conjunto Ceará.
 
A articulação vem sendo apoiada e acompanhada pela Secretaria de Articulação Política do Governo do estado, através da participação ativa do Secretário Executivo de Articulação Política, Antônio Carlos.


Cosmos Filho.