CRIATIVIDADE É AÇÃO
É importante ressaltar que
estamos em plena era da criatividade. Colocar novas idéias em ação e oferecer
produtos e serviços diferenciados são as novas exigências da modernidade. Hoje,
a criatividade e a inovação profissional fazem a diferença.
COMPETÊNCIAS PESSOAIS EM CRIATIVIDADE
Das diversas definições de
competências, adotamos a de Claude Levy-Leboyer, que permite ao leitor
compreender o atual enfoque de competências:
“um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que algumas
pessoas, grupos ou organizações dominam melhor do que outras, o que as faz se
destacar em determinados contextos.”
Vamos conhecer os componentes de uma competência:
AS ATITUDES:
Um dos indicadores de impacto e
que dá distinção ao profissional é o conjunto de atitudes agregadas à sua ação
cotidiana. As atitudes determinam o grau de comprometimento e envolvimento no
processo criativo pessoal. Hoje, mais do que nunca, são necessárias mudanças
comportamentais.
Algumas atitudes criativas, derivadas de nossos valores e crenças, que
fazem a diferença na ação criativa:
·
CURIOSIDADE: cultivar o hábito de ler,
viajar, estabelecer redes de contatos, utilizar as tecnologias disponíveis para
pesquisa.
·
OUSADIA: correr riscos calculados,
inovar, sair do padrão, fazer acontecer, superar o medo de errar e aprender com
os erros (próprios e dos outros).
·
QUESTIONAMENTO: capacidade para substituir a
pergunta “por quê?” pela indagação “por que não?”
·
INCONFORMISMO: atitude constante de busca;
certeza que algo mais vai acontecer e que nada é definitivo.
·
PERSISTÊNCIA: capacidade de superar fracassos
e começar de novo.
·
IMAGINAÇÃO: sonhar com o futuro, formar
imagens mentais, perseguir os sonhos transformando-os em metas.
·
LUDICIDADE: cultivar o bom humor, brincar e
se divertir com idéias.
A IMPORTÂNCIA DO CONHECIMENTO NO DESENVOLVIMENTO DE
COMPETÊNCIAS CRIATIVAS:
Os
processos criativos são afetados pelo nível de conhecimentos essenciais -
aqueles que fazem parte do rol de informações necessárias ao desenvolvimento de
habilidades. O domínio de procedimentos, conceitos, fatos e informações
relevantes interfere diretamente na qualidade desses processos.
Vejamos alguns dos conhecimentos importantes para
pessoas envolvidas em processos criativos:
1.
CONCEITOS: Como criatividade, inovação,
empreendedorismo, economia criativa, tecnologia social, desenvolvimento
sustentável, TICS, etc.
2.
INFORMAÇÕE SOBRE:
Pensamento Criativo
Uma das várias formas nas quais se
manifesta o ato de pensar. Pode partir de ideias básicas e conhecidas
ultrapassando estes limites sugerindo novas ideias e possibilidade de mudança
nas antigas, neste sentido é tido como associativo evolutivo. Mas o pensamento
criativo também pode ser espontâneo, ou seja, uma ideia que não precisou partir
de concepções já existentes, neste sentido é tido como puro evolutivo. Alguns
costumam associar o pensamento criativo com a inteligência, outros ao talento.
Em certas situações a ideia de gênio é tida como salto evolutivo, muitas vezes
sendo marco histórico de mudança no mundo. Porém o pensamento criativo engloba
a inteligência, talento, criatividade, observação e outras formas básicas de
pensar. Pode-se dizer que está no topo, ele utiliza as outras formas de pensar,
mas está acima. Ele não requer aprendizado anterior em sua forma mais pura.
O pensamento criativo é
responsável direto da evolução do ser humano. Na prática em pequenas proporções
todos de certa forma contribuímos de forma criativa resolvendo pequenos
problemas diários. As ideias dos gênios são a exceção, porém mudaram o mundo.
Pensamento Sistêmico
É uma nova forma
de abordagem que compreende o desenvolvimento humano sobre a perspectiva da
complexidade, para percebê-lo, a abordagem sistêmica lança seu olhar não
somente para o indivíduo isoladamente, considera também seu contexto e as
relações aí estabelecidas.
Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, e consequentemente, exige também uma mudança de postura por parte do cientista, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantém este sintoma.
Pensar sistemicamente exige uma nova forma de olhar o mundo, o homem, e consequentemente, exige também uma mudança de postura por parte do cientista, postura esta que propicia ampliar o foco e entender que o indivíduo não é o único responsável por ser portador de um sintoma, mas sim que existem relações que mantém este sintoma.
Pensamento Complexo
Uma forma de ver o mundo
que advém, entre outras coisas, do reconhecimento de uma hipercomplexidade do
real, cada vez mais revelada pelos avanços da ciência, exigindo outro modo de
articulação do conhecimento que coloque em ressonância problemas oriundos de
saberes múltiplos tais como a arte, a filosofia e as ciências.
Neste sentido, uma
abordagem transdisciplinar da realidade surge forçosamente como uma necessidade
deste projeto do pensamento, que vem se apresentando como uma metodologia
aberta, ferramenta indispensável para abordar as questões de nosso tempo.
No interior deste
processo de conhecimento, o mundo das certezas dá lugar à necessidade de
assumirmos os paradoxos e convivermos com o princípio da incerteza.
A inteligência da complexidade trabalha para
religar cultura científica e humanística literária, incluindo a poesia e
favorecendo a operatividade de uma ética civilizatória das relações humanas
sobre nosso planeta, que permita pensar o observador como parte integrante do
processo de construção do conhecimento, no interior de uma rede de
temporalidades e causalidades múltiplas e simultâneas.
Cognição
Ato ou processo
de conhecer, que envolve atenção, percepção, memória, raciocínio, juízo,
imaginação, pensamento e linguagem, a palavra tem origem nos escritos de Platão
e Aristóteles.
Processo cognitivo
= processo de conhecimento/cognição
poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;
desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento,
etc.
poder cognitivo = poder do conhecimento/cognição;
desenvolvimento cognitivo = desenvolvimento da cognição/conhecimento,
etc.
3.
METODOLOGIAS DE RESOLUÇÃO DE
PROBLEMAS:
Solução Criativa de
Problemas – SCP, A Teoria das Restrições (TOC - Theory
of Constraints), etc.
4. CONTATO E ACOMPANHAMENTO DE EMPREENDIMENTOS, MOVIMENTOS E ATOS CRIATIVOS
NA SOCIEDADE:
Tecnologias
Sociais Inovadoras, Empreendimentos Sociais, Projetos criativos e inovadores,
Ações de mídias sociais, estratégias e técnicas inovadoras e criativas do Movimento
Social, etc.
HABILIDADES EM COMPETÊNCIAS
CRIATIVAS:
Usar o
conhecimento de forma adequada é o que chamamos de “habilidade”.
Algumas
pessoas acumulam um baú de informações e têm dificuldade de abri-lo para uso.
Com o tempo, o baú é esquecido e ninguém se beneficiou de seu conteúdo. As
habilidades precisam ser demonstradas na prática. O criativo, além de possuir a
competência, precisa demonstrar suas habilidades através das ações.
De nada adianta colecionar cursos, leituras e
informações em geral, se estas não são úteis e não trazem algum benefício para
a coletividade na qual o criativo está inserido.
Algumas habilidades que compõem as Competências Criativas:
1.
ATIVAR CONSTANTEMENTE A
CRIATIVIDADE: Praticar
buscando formas mais eficientes e prazerosas de realizar tarefas e resolver
problemas.
2.
GERAR IDÉIAS (fluidez) VARIADAS (flexibilidade), frente a um desafio.
3.
TRANSFORMAR IDÉIAS EM AÇÃO: colocar em prática as
ferramentas aprendidas, criando soluções, produtos e serviços inovadores.
4.
APRESENTAR AS IDÉIAS GERADAS DE
FORMA CONVINCENTE: Dominar
os diversos aspectos e detalhes da ideia e convencer os outros a aceita-la.
5.
AGIR COM FLEXIBILIDADE: habilidade para exercer papéis
aparentemente opostos: liderar e ser liderado, ensinar e aprender com o outro.
Estar em constante processo de mudança.
6.
POSSUIR VISÃO DE FUTURO: habilidade para descortinar
cenários e perceber tendências.
7. ENXERGAR O MUNDO COM AS LENTES DA VISÃO SISTÊMICA: facilidade para ver e
compreender os fenômenos como um todo, porém percebendo detalhes e partes.
Fonte:ÁRVORE
DAS COMPETÊNCIAS EM CRIATIVIDADE (Maria Rita Gramigna)
Johnson Sales
Consultor em Economia Criativa e Advocacy da Embaixada Social
Fellow da Rede Mundial Ashoka Empreendedores Sociais
Conselheiro Administrativo dos Centros Urbanos de Cultura, Esporte e
Lazer (CUCAS) da Prefeitura de Fortaleza.
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