Pesquisar este blog

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Mapeamento de Negócios Sociais no Brasil

O mapeamento do campo de negócios sociais no Brasil, foi desenvolvido pelo ANDE Polo Brasil, Potencia Ventures, Avina e Plano CDE e identificou 140 negócios sociais/inclusivos (e foi conhecer 50 deles mais a fundo).


A gente sabe que é muita informação, mas as que mais chamaram a nossa atenção foram:


01. A base da pirâmide não faz parte desse cenário empreendedor (78% dos entrevistados possuem ensino superior ou pós e sabemos que essa não é a realidade de nossas comunidades);
02. Ainda são oferecidos muito poucos serviços para a base da pirâmide relacionados a arte e cultura, educação, tecnologia e saúde;
03. 96% dos entrevistados começaram seus negócios com o objetivo de gerar impacto social, mas apenas metade dos entrevistados mensura seu impacto social;
04. Empreendimentos analisados se propõe a atingir (pelo menos seus beneficiários se enquadram) a base da pirâmide;
05. Foco é vender produtos para pessoas físicas ou para empresas (bem legal ver que elas não estão dependendo de doações ou do governo);

Link para o estudo completo:  http://www.aspeninstitute.org/sites/default/files/content/docs/ande/Mapeamento%20Neg%C3%B3cios%20Sociais_Inclusivos%20-%20Relat%C3%B3rio%20final%20categoria%20neg%C3%B3cios%5B1%5D.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário