Talvez a força mais poderosa do mundo
(pelo menos do mundo humano) seja o afeto. O termo afeto vem do Latim afficere, afectum e é
utilizado para se fazer referência à vida afetiva em geral. A
afetividade é a relação de carinho ou cuidado
que se tem com alguém íntimo ou querido.
A afetividade é capaz de subjugar a
política, o econômico e até o religioso. Embora também possa ser facilmente por
eles instrumentalizada.
A afetividade gera capital social, confiabilidade.
E é uma das manifestações humanas mais nobres. Mas diferente do amor, ela não é
incondicional. A afetividade precisa ser cuidada, cultivada, porque se desgasta
quando submetida a choques e repetidas decepções.
Nem sempre se reconhece ou se valoriza a
presença e importância da afetividade em nossas vidas e em relação às pessoas
que nos cercam. Alguns indivíduos se quer percebem sua existência e se percebem
a ignoram. Ou a desperdiçam.
Mas os afetos em suas múltiplas formas,
podem também assumir múltiplas funcionalidades. No livro Multidão: guerra e democracia na era do império. Tradução: Clóvis Marques.
Rio de Janeiro: Record, 2005. HARDT, Michael; NEGRI, Antônio ao escreverem
sobre Trabalho Imaterial e Biopolítica, trazem uma noção de afetos assumindo características de produtos
de um tipo de trabalho pós-fordista e
sob a hegemonia do trabalho imaterial:
“...
O trabalho imaterial tende a sair do mundo limitado do terreno estritamente
econômico, envolvendo-se na produção e na reprodução geral da sociedade como um
todo. A produção de idéias, conhecimentos e
afetos, por exemplo, não cria apenas meios através dos quais a sociedade é
formada e sustentada; esse trabalho imaterial também produz diretamente
relações sociais...”.
Ainda a literatura, a poesia e o mito fazem da
afetividade matéria prima de seus trabalhos e a apresentam como motivadora de
grandes acontecimentos como no caso da guerra de Troia motivada pela
afetividade que envolvia Helena, Menelau e Páris, maravilhosamente
apresentada na Ilíada (poema
épico grego).
A
afetividade quando vivida de forma exagerada pode trazer grandes danos
pessoais, sociais e históricos. Afinal, affectus também pode carregar o sentido de
"adoecer".
Dorme
o futuro das coisas que
doerão
em mim, desprevenido.
(Carlos Drummond de Andrade)
Johnson Sales
Fellow
da Rede Mundial Ashoka Empreendedores Sociais
Consultor em Tecnologias Sociais e Advocacy da Embaixada Social
Consultor em Tecnologias Sociais e Advocacy da Embaixada Social
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