Pesquisar este blog

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Twitter ensina usuários a esconderem perfil e tuítes da busca do Google


Por coincidência (ou não) um dia após o caso da moça que foi condenada por falar mal de nordestinos no Twitter, a conta Support (que dá dicas e alertas aos usuários da rede social em inglês) postou ontem umas dicas bem legais para quem quer esconder sua conta do Twitter e postagens na rede social da busca do Google. Além disso, a ajuda do Twitter ensina como pedir para algo sair do cache (memória temporária) do Google. O guia completo em inglês pode ser acessado clicando aqui. Ainda não há versão em português.
As principais dicas que a rede social dá são:
- Mudar o nome como ele aparece na área de perfil e mudar o nome de usuário na rede social
Quanto a isso, a dica é mudar para um nome que não se refira diretamente a você. Procure não utilizar termos que alguém, quando for procurar por você, possa usar. Logo, não coloque nome e sobrenome. Inserir um segundo nome que é mais comum (por exemplo: Luis, Carlos, Maria, Carolina) ou mesmo criar um apelido pode ajudar a ficar mais “escondido” do Google.
- Proteger os tuítes
Até é possível achar algum perfil no Twitter pela busca dessa forma, mas a rede não permite que as mensagens postadas sejam visualizadas.
As opções para mudança de nome, login e a de proteção de tuítes estão todas disponíveis na área de configurações (settings) do Twitter, especificados abaixo..
Por que meus tuítes continuam a aparecer no Google após proteger minha conta?
Segundo a página do Twitter, o mecanismo de proteção de mensagens postadas na rede social não é retroativo. Logo, se você tem conta no Twitter há muito tempo e passa a proteger as mensagens hoje, as mensagens antigas poderão continuar a aparecer no Google e em outros mecanismos de busca, pois esses serviços mantêm uma cópia temporária de vários conteúdos.
O mesmo acontece se o usuário deletar a conta. Não é da noite para o dia que tudo sai dos serviços de busca. O conteúdo só sai da busca após o mecanismo de busca gravar uma nova cópia temporária.
Eu postei algo vexatório e quero que seja retirado o mais rápido possível
O Twitter também ensina como solicitar ao Google para remover algo do cache (conhecido como cópia temporária). Em nenhum momento é especificado o quanto tempo isso pode demorar. De qualquer jeito, não custa nada ver como faz.
- Copie o endereço do tuíte (Ele deve ter essa estrutura twitter.com/#!/[username here]/status/12345678). Se você não sabe como conseguir esse link, basta colocar o mouse na área indicada na seta abaixo e clicar. Abrirá uma página com o tuíte e o endereço com a estrutura solicitada no navegador.
- Em seguida, navegue nesta pagina do Google e clique no link para a “ferramenta de pedido de remoção da página da web”. É necessário ter um login no Google para isso.
- Crie uma solicitação para remoção de conteúdo e cole o endereço do tuíte que você quer apagar.
__
Lá do Twitter Help Center (em inglês)
Imagens: Reprodução.

Por  Guilherme Tagiaroli
Em:  http://uoltecnologia.blogosfera.uol.com.br/2012/05/17/twitter-ensina-usuarios-a-esconderem-perfil-e-tuites-da-busca-do-google/


Nenhum comentário:

Postar um comentário