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terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Roberto Cláudio acena com uma uma Agência de Desenvolvimento para Fortaleza.

Uma agência de Desenvolvimento para uma cidade como Fortaleza com nítida vocação para serviços, carecendo de um modelo pautado pela valorização da energia limpa, da sustentabilidade e das tecnologias sociais inovadoras representa uma das ferramentas mais estratégicas para nosso futuro. Não deve ser implantada e conduzida pela visão da economia de mercado tradicional sob pena de tornar-se pouco útil e disperdiçar uma grande oportunidade. 

Nesse momento em que surgem especulações sobre sua criação e também sobre seus prováveis postulantes, devemos opinar e torcer para que nesse instrumento encontre espaços os conceitos e práticas fomentadoras da Economia Criativa, do Desenvolvimento Endógeno, do Empreendedorismo e da Economia Social.

É importante que sejam ouvidos setores já engajados na discussão, elaboração e atuação com esses temas como as Universidades, o Banco do Nordeste, Sudene, Secretaria Nacional de Economia Criativa do Ministério da Cultura e a Rede Estadual de Economia Criativa (E-Criativa) fomentada pelas secretarias da Educação e da Cultura do Governo estadual.

É muito importante o envolvimento dos intelectuais, técnicos, ativistas e estudiosos do tema. Não devemos relegar essa questão à uma mera acomodação política dos aliados da nova gestão municipal. É a qualidade do desenvolvimento de Fortaleza que está em jogo.

No mais, saúdo a intenção de se criar essa importante ferramenta.

Mais sobre o assunto: http://www.opovo.com.br/app/opovo/politica/2012/12/17/noticiasjornalpolitica,2972965/quandoentenda-a-noticia.shtml



Johnson Sales - Consultor em Economia Criativa e Advocacy e Empreendedor Social da Rede Global Ashoka Empreendedores Sociais.

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