Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Governador do Ceará pede paciência à população de Fortaleza para com o novo prefeito e seu grupo caracteriza o titular do Palácio do Bispo como nova liderança política

Confesso que nesta matéria do Jornal O Povo em que o Governador do Ceará pede à população de Fortaleza que tenha paciência com o novo prefeito, fiquei com uma dúvida em relação ao que pode ser considerado "liderança" ou "liderado". E como se revelaria uma nova "liderança" ou "quadro" político. Também não está claro pra mim o papel da meritocracia na revelação dessas novas "lideranças". Quem puder ajudar, agradeço desde já!

_______________________________________________________

Cid pede que população tenha paciência com gestão Roberto Cláudio

Durante a inauguração em Sobral, o governador disse que Roberto Cláudio recebeu uma "herança terrível"
 

ANDRÉ SALGADO
O governador Cid Gomes (PSB) afirmou que Roberto Cláudio recebeu uma "herança terrível" da gestão Luizianne Lins
  

Ao tecer os primeiros comentários sobre o início do mandato do seu apadrinhado político e prefeito de Fortaleza, Roberto Cláudio (PSB), o governador Cid Gomes (PSB) pediu paciência à população da Capital. “A herança que ele (RC) recebeu é uma herança terrível. E as pessoas de Fortaleza vão ter que ter uma pacienciazinha para que se organizem as coisas, pelo menos”, explicou, fazendo uma crítica à gestão Luizianne Lins (PT).

As declarações foram feitas durante a inauguração do Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, na noite da última sexta-feira, que contou, inclusive, com a participação de RC. “Não tenho dúvida que o Roberto Cláudio passará pela história de Fortaleza como o melhor prefeito dos últimos anos. E olha que eu tenho um irmão que foi prefeito de Fortaleza”, completou Cid, se referindo ao ex-deputado Ciro Gomes (PSB).

Secretariado
Mesmo frisando que estava de férias até o dia anterior, o governador analisou, ainda, a composição do secretariado do prefeito. Para ele, que disse conhecer “muita gente” dentre os nomes escolhidos, “boa parte, também, é gente nova, o que é bom”.

“A gente deve estar sempre procurando atrair pessoas para o serviço público e testá-las, colocá-las para atuar”, pontuou Cid, acrescentando que a principal caraterística do governo de RC é a juventude.

“São pessoas novas, a começar pelo próprio prefeito que exerce o primeiro mandato no Executivo e que compôs uma equipe à sua feição. Não são gordinhos e baixinhos, mas são novos, pessoas dispostas a acertar e a fazer um bom serviço em Fortaleza”, disse.

Para o ex-deputado e irmão do governador, Ciro Gomes, Roberto Cláudio, eleito com apoio de larga aliança política na Capital, teve “liberdade” para escolha do seu secretariado, composto, segundo ele, por nomes que respondem a critérios de seriedade, competência e compromisso. “Mas, equipe de governo é aquela que cumpre aquilo que está estabelecido para ser cumprido. Se não cumprir, ele também tem a liberdade para trocar. Isso é que é importante”, avisou o ex-ministro.

Roberto Cláudio, por sua vez, salientou que a escolha de seu secretariado foi uma mistura de pessoas renomadas nas áreas técnicas e políticas e de novos rostos no cenário estadual. “Temos pessoas do mais alto gabarito, como Eudoro Santana (PSB) e temos pessoas novas, iniciando seus passos na vida pública”, destacou.
 Novas lideranças
Durante a cerimônia de inauguração do hospital em Sobral, Roberto Cláudio, que foi bastante assediado pelos próprios políticos presentes à solenidade, foi apontado pelos Ferreira Gomes como fruto das novas lideranças políticas para o Estado.

Conforme Ciro, “Cid está terminando um clico. É uma liderança que ainda tem muito a dar para o Ceará. E eu estou preocupado em formar um conjunto de quadros novos para a nova geração de líderes no Ceará. O Roberto é, sem dúvida, o primeiro grande líder que surge dessa nova geração. E está frutificando”.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Até o início do ano passado, o governador Cid Gomes era aliado político da ex-prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Desde que romperam a aliança, críticas à administração de oito anos do PT são recorrentes.

Bastidores
Dentre os principais políticos presentes na solenidade de inauguração do Hospital Regional Norte (HRN), estavam os petistas José Guimarães e Camilo Santana. Os dois são favoráveis à manutenção da aliança do PT com o Governo do Estado.

Em massa, parlamentares cearenses, além de vários prefeitos municipais, lotaram o hall de entrada do hospital, à espera do governador Cid Gomes (PSB), e o palco montado ao lado da unidade de saúde. Dentre eles, estavam o senador Inácio Arruda (PCdoB); os deputados estaduais Ivo Gomes (PSB), Zezinho Albuquerque (PSB), Lula Morais (PCdoB), Júlio César Filho (PTN), José Sarto (PSB), Sérgio Aguiar (PSB), Sineval Roque (PSB), João Jaime (PSDB) e Gony Arruda (PSD); e os deputados federais Padre Zé Linhares (PP), João Ananias (PCdoB), Antônio Balhman (PSB) e Domingos Neto (PMDB).

O senador Eunício Oliveira (PMDB), que já demonstrou interesse em disputar o Governo do Estado em 2014, não compareceu à solenidade. O senador José Pimentel (PT) também não esteve presente.
 Ao O POVO, Ciro Gomes disse que, sob o ponto de vista de liderança popular e regional, no Brasil, Cid Gomes e o governador de Pernambuco, Educardo Campos (PSB), se equiparam. Ele afirma esperar que as ponderações feitas por seu irmão possam ajudar Campos “a ponderar também os melhores caminhos” para o PSB nacional.
 
 Fonte: Jornal OPOVO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário